Avançar para o conteúdo principal

Ucrânia - médias 2010/11


Um dos co-organizadores do próximo europeu, em 2012, sofre do problema de que padece Portugal, domínio bipartido de Dínamo Kiev e Shakhtar Donetsk, entre o passado e o futuro, com os restantes clubes a lutarem pelos lugares seguintes. Em 19 anos de campeonato independente, apenas na estreia se sagrou campeão um terceiro clube, no caso o Tavria Simferopol, com o Dínamo Kiev a vencer desde aí 13 títulos, contra seis do Shakhtar, que se consagrou bicampeão em 2011.
Esta dicotomia também se reflecte nas assistências, onde o campeão domina claramente, com média superior a 33 mil por jogo, contra 25 mil do Metallist Kharkiv, quedando-se o mais histórico Dínamo Kiev, precursor do futebol científico através de Valeriy Lobanovskiy, pelos oito mil adeptos por jogo, num claro divórcio da capital ucraniana em relação ao seu grande colosso, mas que lembra em demasia os tempos de dominação soviética!
Destaque para o Obolon Kiev, que consegue encher o seu pequeno estádio em quase todos os jogos, numa taxa de ocupação acima dos 90 por cento, e para outros dos grandes do passado, Dnepr Dnepropetrovsk, que consegue ter uma média de mais de 16 mil pessoas no seu estádio.
O Europeu pode trazer um novo dinamismo para a liga local, que carece de uma maior competitividade e de se libertar das teias de corrupção que ainda envolvem este como muitos outros países resultantes da queda do muro de Berlim!
Mesmo assim, é um campeonato que contam com dois ou três portugueses, com condições salariais infinitamente superiores ao que sucede no nosso país, estranhando-se não existirem mais migrações lusitanas para a liga ucraniana. 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...