Avançar para o conteúdo principal

Quantas jogadoras de futebol federadas há por habitante?



Com base nos números apresentados pela UEFA, sobre a quantidade de atletas federados, de clubes, de equipas, de jogadores jovens, de futebolistas femininos realizou-se um estudo para avaliar as proporções entre a população de cada nação e o número de jogadores federados, bem como a relação entre a área de cada país e o número de clubes e equipas registados!
Para se estabelecer estes gráficos, contabilizou-se o total de futebolistas femininos federados, incluíndo os escalões jovens.
É sem qualquer surpresa que se observa ao domínio avassalador nórdico neste aspecto, ou não fossem estes os grandes dominadores da modalidade na vertente feminina, com a liderança a pertencer às Ilhas Faroe (1/42), seguidas da Dinamarca (1/47), valor idêntico das norueguesas, a Islândia (1/56), a Alemanha (1/80), para completar o top 5.
Também não surpreende o facto da Turquia se posicionar no final da tabela, ou não fosse uma nação muçulmana, onde o papel da mulher e a sua própria liberdade ainda são muito limitados! Os países do bloco leste, a par de Israel povoam o fundo destes gráficos, destacando-se pela negativa Portugal, que se imiscui neste fundo, quedando-se pela 41ª posição, com uma jogadora federada por cada 6697 habitantes!
Ultimamente tem-se abordado o futebol feminino português, sequência do recente europeu feminino de sub19 e na antecâmara do mundial feminino de seniores, com pessoas a questionarem sobre a ausência de Portugal das grandes competições femininas de futebol, provando os valores acima descritos essa menor competitividade, apesar do extraordinário trabalho que tem sido realizado por Mónica Jorge e o seu departamento técnico!
Ainda há um tabu muito grande em Portugal, além de tantos outros, em relação ao futebol feminino em particular, e aos desportos colectivos femininos no geral, com apoios inexistentes, a todos os níveis, estatais, municipais, sociais, laborais ou estudantis, e onde realizar uma carreira obriga à emigração ou a um sacrifício descomunal para aliar trabalho, família e a modalidade que faz cada uma mexer! Há uma necessidade premente de se reflectir sobre o estado do desporto em Portugal, com o desporto feminino a necessitar de ser visto e apoiado de outra forma, desde logo começando por mudar as mentalidades, que têm um preconceito pré-existente face ao desporto no feminino!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...