terça-feira, 14 de junho de 2011

Rússia - Médias 2010













O maior país do mundo começa agora a assumir uma posição de maior poder no futebol mundial. Desde logo, 2010 foi o último ano com a disputa do campeonato no Verão, passando a jogar entre anos, como a maioria das ligas europeias. Apesar da maioria dos jogadores dos campeonatos de topo europeus recusar a ida para a Rússia, já há alguns futebolistas de topo a disputarem a liga nacional. Dinheiro não é problema, com os oligarcas russos a assumirem o controlo dos clubes em cada região que dominam, num sistema cinzento e pouco transparente, sendo no entanto o clima o grande entrave à aquisição de nomes ainda mais sonantes.
O novo milénio tem visto os emblemas russos a fortalecerem a sua posição nas competições europeias, com títulos e finais na taça UEFA, faltando agora uma final ou um título da Liga dos Campeões para confirmar a liga russa dentro do top europeu!
As assistências têm vindo a crescer, lentamente e não de forma progressiva, com o campeão, Zenit, a passar os 20 mil, com uma taxa de ocupação perto dos 95 por cento, e o Spartak Moscovo a situar-se acima dos 21 mil espectadores de média. Realce para Tom Tomsk, Sibir Novosibirsk e Terek Grozny com taxas de ocupação na ordem dos 80 por cento, equipas siberianas, as duas primeiras, e Chechena, a terceira! Parece que há futebol para além de Moscovo!
Sobre os campeões, em 19 anos pós-queda do império soviético seis clubes sagraram-se vencedores.




Sem comentários: