Avançar para o conteúdo principal

Semelhanças e diferenças

O conhecimento das cinco grandes ligas de futebol, dos principais clubes e do campeonato local, seja ele o português ou o bielorrusso, é um dado adquirido para os fãs do futebol! Já as semelhanças e diferenças que existem nos mais de 50 principais campeonatos dos páises sob égide da UEFA são menos conhecidas, o que vamos explorar aqui também, começando neste pequeno texto.
O número de jornadas, ou jogos por clube se preferirem, vai desde as 20 que se realizam em Andorra até às 39 da Moldávia! Sim, é na Moldávia que se realiza o maior número de jornadas no campeonato local, a Divizia Nationala, apesar de muitos crerem que isso sucede em quatro dos cinco grandes, cujas ligas são compostas por 20 equipas, originando consequentemente 38 jornadas!
Também é comum pensar que a maioria das ligas europeias são disputadas a duas voltas... errado, existe uma divisão quase 50/50 entre as ligas que se disputam apenas a duas voltas e as que têm três, quatro, ou duas voltas mais segundas fases! Podemos quase afirmar que, "A tradição já não é o que era!"
Estádio Ta'Qali, La Valletta, Malta
Estádio Municipal de Andorra

Depois, existem as particularidades. Em Malta e em Andorra, por exemplo, as ligas disputam-se em dois estádios, ao contrário do habitual casa/fora, ou seja, o prevalência caseira, digamos assim, acaba por não existir! No Chipre, a liga Marfin Laiki, onde reinam os portugueses, PALOP e jogadores que passaram pelos campeonatos lusos, tem 14 equipas, com duas despromovidas ao fim das 26 jornadas, mas as restantes 12 a entrarem numa segunda fase, dividida em três grupos de quatro, onde o grupo do meio joga para... absolutamente nada, dada a posição do campeonato cipriota no ranking uefeiro!
Tradicionalmente, estamos habituados a que os clubes utilizem cerca de 25 a 30 jogadores por época. Estamos habituados na Europa latina, pois como posteriormente se comprovará, clubes há que utilizam mais de 50 jogadores numa época futebolística - apenas para o campeonato nacional!
A lei Bosman também revolucionou todo o conceito do futebol. Hoje em dia, torna-se cada vez mais comum vermos clubes com um 11 em campo composto por uma sociedade de nações, onde encontrar um atleta local torna-se um desafio. Mais do que isso, assiste-se actualmente ao fenómeno de plantéis com 80 por cento de jogadores estrangeiros!
No Luxemburgo, por exemplo, além dos muitos estrangeiros presentes, contam-se ainda mais os detentores de dupla nacionalidade, o que torna o campeonato numa verdadeira mescla de culturas! Para quem não sabe, existe um campeonato português de futebol no Luxemburgo, cujas equipas foram barradas de entrar nas divisões nacionais luxemburguesas. A federação local temia que, num espaço de cinco ou dez anos, os clubes de origem portuguesa assumissem todas as posições na principal divisão local. Assim, alguns fundiram-se com clubes luxemburgueses, como o Benfica, que está na primeira divisão como RM Hamm Benfica, onde se exibe um antigo internacional português em camadas jovens, 3º no mundial de sub20 do Qatar em 1995, Ricardo Ramires, extremo formado no Sporting.
Em contrapartida, Andorra conta com o Lusitans e a Casa del Benfica na Primera Divisió!
Ao longo do tempo, vamos dar conta de outras particularidades, destacar atletas e tentar mostrar o que se vai passando na Europa do futebol!  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...