Avançar para o conteúdo principal

Áustria - Médias 2010/11




No meio dos Alpes, surge a outra Bundesliga, a austríaca, com valores bem diferentes dos registados pela congénere alemã. O Rapid Viena, detentor do maior número de títulos caseiros (32), quedou-se pelo meio da tabela, num campeonato que foi disputado quase até ao fim pelos cinco primeiros, teve uma taxa de ocupação acima dos 90 por cento, detendo também a melhor assistência média, na ordem dos 16 mil espectadores.
O campeão foi o Sturm Graz, que obteve o terceiro título da história, todos alcançados nos últimos 15 anos, com uma média de 12 mil pessoas no estádio, a roçar os 80 por cento de taxa de ocupação.
Na minha opinião, os austríacos perdem por disputarem um campeonato com somente 10 equipas, mas a situação foi cuidadosamente estudada pelos responsáveis da bundesliga. Já defendi que se deveria experimentar uma liga alpina, conjugando a Suíça e a Áustria - com outros possíveis participantes, como a Eslovénia - realizando um campeonato conjunto mas, face aos apuramentos para a UEFA, com três classificações distintas, uma para título alpino e uma para cada país, válida para critérios de entrada nas competições europeias. A nível de marketing e capacidade de vender internamente e exportar o campeonato ganhar-se-ia, subiria a competitividade e, acredito, entraria noutro patamar europeu!
Este campeonato é muito capital, das 99 edições disputadas até 2011, mais de três quartos (77) foram para clubes de Viena, com Rapid e Áustria a açambarcarem entre si 55 títulos, por isso foi interessante assistir ao triunfo do SK Puntigamer Sturm Graz, sediado na capital estudantil austríaca e segunda cidade do país, local de nascimento de Arnold Schwarzenegger.
De notar que os clubes austríacos foram dos primeiros no universo futebolístico europeu a utilizarem o naming, associando-se a empresas para sobreviver à crise que assolou este campeonato na viragem de milénio!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Ranking Clubes Portugueses Futebol Facebook e Instagram 2019 2020

Numa fase de mudança de década, em plena afirmação e viciação humana nas e com as redes sociais, que continuam a crescer na sua importância para o dia-a-dia humano, acoplámos os valores obtidos na análise da pegada digital, social-virtual, dos clubes portugueses de futebol masculino - não estão aqui presentes os emblemas que apenas possuem futebol feminino - deixando agora o ranking acumulado. Além destes 1473 emblemas desportivos que participam em alguma das várias competições futebolísticas masculinas que ocorrem em Portugal, a listagem inclui mais cerca de uma centena de agremiações sem 'pegada digital' detectada. Como já mencionámos por diversas ocasiões, teremos todo o gosto em adicionar mais emblemas, conquanto que correspondam à base pré-determinada, páginas de facebook - não perfis ...