Avançar para o conteúdo principal

Selecções perdidas da Europa - CATALUNHA





Hoje, a Europa enfrente uma grave crise económica, resultado de uma pseudo-união, onde emerge a bíblica história da torre de Babel, ninguém se entende a partir de certa altura. Uma das razões prende-se com a manta de retalhos que é a Europa, os mosaicos nacionais que constituem cada país que, por sua vez, também não compreende a necessidade de um entendimento alargado, consensual e mútuo para que a Europa funcione!
Contudo, fiquemo-nos por estas curtas considerações, uma vez que este espaço não é dedicado ao que acima se descreve, tendo a introdução servido apenas para notar que boa parte dos países europeus são, em si, compostos por diversas identidades nacionais, com língua própria, com elevada noção e orgulho nacionais - entenda-se nacionais como pertença da nação e não do país!
Se, no caso britânico, grande parte das nações que ainda compõem o império têm selecções próprias, campeonatos próprios e disputam as qualificações como estados independentes (o que nunca se poderá dissociar do facto do International Board se situar em Inglaterra e serem estes a regulamentar o jogo), o mesmo não sucede noutros locais, como Espanha, França, Itália ou Rússia, onde existem sentimentos nacionais em diversos locais, mas subjugados ao e pelo poder central, realizando um ou outro amigável, mas sendo impedidos de criar o seu próprio espaço no futebol mundial.
Assim, são muitas vezes os clubes que se tornam nas bandeiras de cada nação, como sucede com o FC Barcelona, actual campeão europeu de futebol!
"Més que un club" não é um lema qualquer, constitui mesmo uma diferença, o FC Barcelona é o verdadeiro clube anti-regime, anti-centralismo e orgulhosamente catalão! Este eclético clube é a bandeira da Catalunha, é o grande motor mediático de uma nação muito ciente da sua história e desde há muito a balançar entre Espanha e a sua própria independência! Note-se que o principal motor económico de Espanha é a Catalunha, o que tornaria a sua separação do estado-mãe uma verdadeira catástrofe para os nossos vizinhos ibéricos!
O FC Barceona surgiu em 1899, resultante de esforços realizados por catalães, holandeses e ingleses. O clube sempre interviu politicamente contra as ditaduras de Rivera e Franco. Esta constante sublevação levou mesmo ao assassinato do presidente do clube Josep Sunyol, um líder pró-independentista, em 1936, o que tornou o clube no símbolo catalão que é hoje! O FC Barcelona passou a ser visto não apenas como o grande representante da Catalunha, mas uma instituição defensora dos interesses do povo, das igualdades, dos direitos e das liberdades!
Assim, é difícil falar da Catalunha sem tocarmos no tema FC Barcelona e, quando olhamos para o onze que resolvi compôr, nota-se a forte influência barcelonista!
Nesta selecção existem dois adoptados, Pep Reina e Andrés Iniesta que, apesar de nascidos em Madrid e perto de Albacete, respectivamente, sentem-se catalães e já representaram a selecção em amigáveis!
De qualquer forma, Victor Valdés, Codina ou Casilla, podem perfeitamente ocupar a posição na baliza, com Ferrán Corominas (Coro), Crusat ou Moisés Hurtado a serem boas soluções para o lugar do pequeno mágico do Barça!
Esta selecção deixou de fora alguns históricos como Oleguer (Ajax), Sergio (Levante), Verdú (Espanyol) ou Damiá (Osasuna), entre vários outros nomes que tornam esta selecção potencial numa candidata a todos os títulos, pudesse ela competir para europeus ou mundiais.
Diversos campeões mundiais e europeus, titulares de ceptros nacionais e internacionais, internacionais pela selecção principal são certeza de sucesso!
Constam abaixo 18 nomes, aos quais se acrescentaram acima alguns e a que se juntam os jovens das selecções jovens, como Thiago Alcântara, um italo-hispano-brasileiro, cuja carreira está intimamente ligada ao Barça, e o seu irmão, Oriol Romeu, Jonathan Soriano, Fontás, Muniesa ou Sergi Roberto!
Alternativas como Didac Vilá, Victor Ruiz, Jordi Amat ou de la Bella para a defesa também são excelentes e confesso que gostava de ver uma Catalunha independente e a competir oficialmente... seria um mimo!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...