A Bielorrússia é um dos muitos campeonatos resultantes do desmembramento da União Soviética, ainda em busca da fórmula ideal, basta dizer que nos últimos cinco anos jogou-se com 14, 14, 16, 14, 12, com a época corrente (2011) a disputar-se também com 12 clubes, a três voltas.
Muitos desconhecem que cada república soviética tinha o seu campeonato, apesar de não contar com as melhores equipas que, habitualmente, disputavam a primeira divisão, como era o caso do Dínamo Minsk, da Rússia Branca!
Apesar do colosso histórico supracitado, o grande dominador do campeonato bielorrusso tem o nome de BATE Borisov. Refundado em 1996, conquistou já sete títulos, em 20 possíveis, dos quais somente disputou 13, o que significa que venceu mais de metade dos campeonatos que jogou! É o actual detentor do troféu, seguindo já em penta.
Esta dinâmica de vitória começa-se a reflectir também a nível europeu, com o clube não só a entrar na Liga Europa de 2010/11 mas a passar mesmo a fase de grupos pela primeira vez! Deve o nome à fábrica de automóveis, principal motor industrial da cidade de Borisov. Como tal, não é estranho verificar que é o pentacampeão quem leva mais pessoas ao próprio estádio, com uma média superior a 4500 assistentes.
Destaque pela negativa para o outrora grande Dínamo Minsk, que até iniciou o campeonato independente com cinco títulos seguidos, mas que se arrasta hoje em dia, agarrado às glórias passadas e, notoriamente, divorciado dos adeptos, que se cifraram em 2010 numa média inferior a 2500!
Sem comentários:
Enviar um comentário