sábado, 11 de janeiro de 2025

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens.

Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terço desses valores a surgirem do facebook, um quarto do Instagram e um quinto do TikTok, ganhando algum espaço face a FC Porto, que perdeu a liderança no final de 2023 e teve um crescimento inferior às 'Águias', vendo o Sporting CP aproximar-se grandemente.

Os 'Dragões' também já superam os 11 milhões de seguidores, mantendo a liderança na rede social Facebook, porém observam os 'Leões' a saltarem de menos de oito milhões para mais de 10, alicerçados certamente na fabulosa temporada com Rúben Amorim e o potentíssimo Gyokeres, Hjulmand, Morita, Catamo, a captar novos seguidores em vários pontos do planeta e a crescer mais de 30% nos números, sendo líderes no TikTok e no YouTube.

O salto é significativo. Depois do trio de ditos 'grandes', acima da dezena de milhão, mantém-se o Sporting Braga, que cresceu 11%, continuando no milhão, ainda bastante distante do segundo milhão, o Vitória Sport Club, a subir cerca de 10% e estando no meio milhão de seguidores globais, ainda sem presença no Threads e o Nacional, que regressou ao escalão maior, contudo a crescer marginalmente nas redes sociais, sendo de sublinhar ainda assim que é o outro único que já passou os 500 mil seguidores.

O recriado Estrela Amadora continua em enorme crescimento. Estreado no ranking em 50º, subiu a par da sua reentrada no futebol profissional português e é neste momento o 7º emblema mais seguido nas redes sociais, tendo aumentado em quase dois terços os valores dos seus seguidores!

O Boavista, um dos 'antigos' 'quarto grande' perde mais uma posição, tendo crescido menos de 3% nas redes face ao final de 2023.

Apesar das subidas e descidas, os 'Navegadores' do Rio Ave mantém uma solidez curiosa, abriram em 9º, fizeram 20-21-22 e 23 em 8º e voltam ao 9º lugar global, todavia a superarem os 300 mil seguidores e numa clara aproximação às 'Panteras', que - mantendo-se esta presença digital - deverão ser ultrapassados pelos de Vila do Conde no final de 2025.

O Top 10 é fechado pela primeira formação de escalão secundário. A 'Briosa' pode estar na Liga 3, mas fixa-se em 10º, tendo crescido menos de 2% em 2024. Nota-se claramente, como já antes aqui se escreveu, um divórcio entre a Académica e os estudantes de Coimbra!

Estreados no Top10, os 'Castores' de Paços de Ferreira recuam novamente para 11º, onde iniciaram este ranking, tendo superado um quarto de milhão de seguidores nas redes sociais analisadas.

Portimonense e Marítimo completam o pódio da Liga 2 Meu Super, enquanto o outro 'Grande' caído, o quinto campeão, Os Belenenses, de novo na Liga 3, segue em 14º, adiante da presença do futebol feminino do Sporting CP, do Famalicão e do Gil Vicente, emblemas minhotos que se mantém seguros em 16º e 17º. Tondela vê a SAD do Leixões aproximar-se bastante, tendo esta ultrapassado o Estoril, que fecha o Top20.



O amador CCRD Varziela é o primeiro clube no 'vermelho', que perdeu ligeiramente face ao ano anterior, caindo três posições face a 2023, ultrapassado também pelo Vitória sadino, que apesar da grave crise e passagem para o último escalão distrital setubalense segue em 21º.

Os açorianos do Santa Clara ultrapassaram o Chaves, seguindo-se Farense, União Leiria e Casa Pia, que superou os 100 mil seguidores, tal como Arouca e Beira-Mar, tendo a formação aveirense crescido quase 40% apesar de competir no Campeonato de Portugal.

Fecha o Top30 mais uma equipa primodivisionária minhota, o Moreirense, à frente do despromovido Vizela, enquanto os 'Fogaceiros' do Feirense perderam três posições e vêem a Dragon Force aproximar-se, tal como Varzim e Torreense. O Académico Viseu é o cliente seguinte, enquanto novo projeto, na ligação, falhado, o Länk - que já não o é - Vilaverdense, caiu mais de 10% nas redes e baixou sete lugares no ranking.

O Mafra mantém-se firme na Liga 2, mas neste ranking o seu 38º lugar é agora ameaçado pela AVS SAD, que quase dobrou os seguidores, assim como o Alverca, que sobe de 59º para 40º.

O Atlético Clube de Portugal fecha o Top 50, para onde saltou a Camacha, que cresceu quase 300% nas redes sociais, passando de fora do Top150 para os 50 mais!




Salgueiros e Atlético Malveira foram desalojados do Top 50, mas cresceram solidamente, mais de 10%. 

O regresso do Leça aos Nacionais de futebol masculino sénior faz-se com incremento forte nas redes socias, onde cresceu quase 40%, algo que pode ser associado também ao Amarante, que subiu acima desses 40% porventura o crescimento associado à subida dos homens do Marão à Liga 3.

Canelas 2010 e Carapinheirense surgem no vermelho, com crescimento negativo, ao passo que o Paredes subiu quase 70% nos números, passando por isso de 141º para 78º, situação ainda melhor para o Sesimbra que salta de perto de 200º para dentro do Top100, numa subida próxima dos 90% nos seguidores!

A lista é bastante longa, fica ao critério de cada um procurar os seus clubes e verificar a evolução e presença neste ranking desde 2019!




O propósito passa por procurar trazer os rankings por rede social e os valores por clube, ficando isso, contudo, dependente da disponibilidade para transportar esses valores para uma imagética mais apelativa.
















Sem comentários: