sexta-feira, 24 de junho de 2011

Selecções perdidas da Europa - Baleares

As Baleares são um arquipélago em pleno Mediterrâneo, famoso pelas praias, pelas loucas noites de Ibiza e pela enormidade de famosos que têm neste pequeno paraíso europeu o seu local favorito de férias.


Em termos desportivos, as ilhas são famosas por receberem um torneio de golfe e a grande personalidade daqui originária é o actual líder mundial de ténis, Rafael Nadal, a que se junta o antigo tenista Carlos Moyá. Também famoso é o piloto de motociclismo Jorge Lorenzo e o basquetebolista da NBA Rudy Fernández. Digamos que o futebol tem no RCD Mallorca a grande referência, mas perde actualmente na ilha para os nomes acima descritos, o que se reflecte também na menor actuação da sua selecção autonómica, em comparação com as congéneres catalã, basca ou galega!

A grande figura do futebol balear é o tio de Rafael Nadal, o antigo central do Barcelona, Miguel Ángel Nadal, com o internacional sub21 Emilio Nsue e o jovem dos sub19 Sergi Enrich a posicionarem-se como as futuras estrelas no jogo oriundas deste arquipélago!

Grandes notáveis passaram aqui parte da vida, destacando-se Joan Miró, que faleceu em Palma de Maiorca, e o compositor franco-polaco Frédéric Chopin, cuja tórrida vida amorosa teve nas Baleares alguns dos seus episódios!

Como boa parte das ilhas do Mediterrâneo, as Baleares foram sempre alvo de piratas, de ataques oriundos do norte de África, do império Otomano, das cidades-estado italianas, até pelo seu posicionamento no acesso marítimo à Europa do Sul, ao norte de África e ao Médio Oriente, passaram pelo reino de Aragão, tiveram o seu próprio reinado, por aqui passou o famoso Barbarrossa e o arquipélago chegou a estar dividido entre as coroas espanhola e inglesa, foi conquistado por tropas francesas. Contudo, a grande ligação do arquipélago é com a Catalunha, ou não fosse o catalão a língua oficial e houvesse um grande fluxo entre o arquipélago e a região.


Desenhar uma selecção para as Baleares não foi fácil, mas existem diversos jogadores e alguns jovens promissores que ficaram de fora destes 18! Se tivéssemos de alcunhar a equipa seria fácil, os "Xiscos", dado o predomínio do diminutivo nas escolhas.

Emergem dois nomes inevitavelmente, os antigos internacionais Riera e Mista, mas boa parte dos restantes tem chamadas às selecções jovens da 'roja'. Esperemos em breve um novo jogo da selecção pois, tanto quanto se sabe, apenas efectuaram um na sua história, perdendo com Malta (0-2) no final de 2002! A ilha de Menorca participou nos últimos dois 'Island Games' - 2007 e 2009 - com uma selecção de futebolistas locais!

Sem comentários: