Avançar para o conteúdo principal

Selecções perdidas da Europa - Andaluzia

Aproveitando o facto da Andaluzia se apresentar com quatro equipas na próxima edição da Liga BBVA, torna-se interessante fazer o exercício de criar a sua potencial selecção, observando que, apesar de actuar uma ou outra vez, o nacionalismo andaluz perde um pouco face aos de bascos, catalães ou galegos, no retalho de nações que é a Espanha!

Os nacionalismos em Espanha vêm-se desvanecendo com o tempo, como acontece em França, na Alemanha ou em Itália, onde as várias nações que compuseram cada um desses países foram abrangidas e 'dissipadas', se é que posso usar o termo, pelo país mãe, pelo reino principal, à custa de muito sangue, muitas guerras e mortes, especialmente daqueles que continuavam a clamar pela sua identidade nacional local!

Ainda assim, como já se viu no caso da selecção da Catalunha, a Andaluzia poderia ter uma equipa a lutar pelas melhores posições a nível europeu e mundial, observando-se que um campeonato andaluz também teria grandes condições, bastando observar os quatro clubes na liga principal espanhola, dois na Liga Adelante, além de históricos como o Cádiz, e a que se poderiam juntar os clubes das cidades espanholas em África!


Entre os vários andaluzes que aqui não estão, por opção, destaco a omissão de Dani Guiza, o avançado espanhol 'exilado' na Turquia, atormentado por lesões na última época e que seria o titular neste onze,  devendo-me penitenciar neste caso pelo esquecimento, deixando aqui a referência!
No resto, uma mescla de juventude e experiência, com Pinto a garantir segurança nas redes e Javi Varas como boa alternativa. Um flanco direito de selecção espanhola, constituído por Sérgio Ramos e Joaquín, uma dupla de centrais internacional, com provas dadas, como são Marchena e Juanito! Um lateral esquerdo seguro, para permitir a incorporação de Diego Capel como interior e Reyes na extrema, sustentados por uma dupla que atesta a diversidade, Arzu, com inúmeros anos no Bétis, e o jovem Ruben Pérez, uma das revelações do Deportivo, actualmente nos sub21 espanhóis.
Não poderia deixar de realçar Jurado, Jesús Navas e Callejón, como alternativas, além da opção entre Manu del Moral e Guiza! Uma excelente equipa que, ainda assim, abdica de diversos outros talentos!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...