domingo, 12 de junho de 2011

Escócia - Médias 2010/11

Um dos mais antigos campeonatos do mundo, iniciado ainda no século XIX (1891), viu o Glasgow Rangers obter o título número 54, contra 42 dos rivais católicos do Celtic, numa liga que já viu 11 vencedores distintos mas cujo domínio dos colossos de Glasgow é avassalador, 96 títulos em 114 disputados!
Também a nível de assistências não há comparação possível, com os clubes de Glasgow a andarem acima dos 40 mil espectadores de média, com taxas de ocupação acima dos 80 por cento, contra números consideravelmente inferiores dos restantes dez clubes presentes na liga escocesa.
De referir que os escoceses sempre foram os grandes dinamizadores do futebol, com a federação escocesa a apresentar constantemente soluções para a evolução do jogo, grande parte rejeitada pelos parceiros britânicos.
Os dois principais clubes da SPL já há anos que tentam entrar na Premier League inglesa, sem sucesso, mas a crise que assola vários clubes tem levado a liga escocesa a procurar novas soluções para dinamizar um mais um campeonato bipolarizado!
Uma das soluções aventadas dentro da SPL seria o aumento da liga, que viu muitas vozes contrárias por considerarem que os clubes da first division não têm capacidade competitiva, financeira e estruturas. No meu entender, mais clubes apresentam maiores dificuldades e desafios técnicos-tácticos, pois é diferente enfrentar o mesmo clube, os mesmos jogadores e o mesmo técnico quatro vezes, de fazê-lo duas vezes e ter como opositores 15 ou 17 mentes distintas, plantéis distintos! Teoricamente, a nível desportivo, traria mais equilíbrio potencial.






Sem comentários: