O futebol na Noruega, como nos seus vizinhos nórdicos, luta pela predominância no campo desportivo com os desportos invernais e o andebol, com os desportos de praia, o atletismo, o ciclismo ou o floorball a ganharem adeptos recentemente!
A liga norueguesa apresenta-se com boas taxas de ocupação, quase metade dos clubes acima dos três quartos de lotação média, destacando-se Aalesunds e Honefoss com taxas perto do máximo, a ultrapassarem os 90 por cento.
O campeão Rosenborg foi quem mais adeptos congregou no seu estádio, média quase nos 17 mil espectadores, ou não fosse o principal clube do país, com o 22º título em 65 edições, que já premiaram 15 vencedores distintos!
Uma nota para a particularidade da lei norueguesa não permitir dupla nacionalidade, apesar de ser um país que tem recebido um grande fluxo migratório recente. Actualmente, a selecção norueguesa já possui diversos futebolistas de origem africana, mas os que ainda não alcançaram a selecção principal e tenham ascendentes noutras nações não podem adquirir a nacionalidade paternal ou maternal sem que abdiquem do bilhete de identidade norueguês!
Se nos focarmos no desporto em geral, observamos vários nomes de outras paragens a brilharem sob a égide da bandeira norueguesa, especialmente no atletismo e no futebol, fruto de um esforço do governo local em fomentar e apoiar a actividade desportiva em colectividades através da integração multicultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário