Com base nos números apresentados pela UEFA, sobre a quantidade de atletas federados, de clubes, de equipas, de jogadores jovens, de futebolistas femininos realizou-se um estudo para avaliar as proporções entre a população de cada nação e o número de jogadores federados, bem como a relação entre a área de cada país e o número de clubes e equipas registados!
O pequeno arquipélago, autónomo sob dependência dinamarquesa, é o que tem a melhor relação entre jovens futebolistas, dos escalões de formação, masculinos e total de população, 1/19, numa população inferior a 50 mil habitantes. Seguem-se Dinamarca (1/26) e Noruega (1/27), com a República da Irlanda a igualar os noruegueses na proporção.
Mais uma vez se observa a preponderância dos países nórdicos e da Europa Central, com Malta a ser a primeira nação mediterrânica, em 14º, com uma proporção de 1/55. Excluíndo a mais antiga república do mundo, San Marino, que fecha o top 10 (1/37), o primeiro país latino volta a ser a França, em 18º deste ranking, com uma relação de 1/71. Os restantes quatro grandes campeonatos encontram-se em 11º (Alemanha - 1/41), 16º (Inglaterra - 1/67), 24º (Itália (1/88) e 26º Espanha (1/99).
Portugal posiciona-se acima da tabela anterior, mas ainda na segunda metade desta tabela, ocupando o 28º posto, numa relação de 1 futebolista jovem federado para 101 habitantes!
No fundo da tabela continuam a constar várias nações resultantes do desmembramento soviético, como no gráfico anterior, onde a Rússia ocupa a lanterna vermelha, numa relação de 1/3420!
Sem comentários:
Enviar um comentário