Mais um campeonato que viu um vencedor estreante, o Otelul Galati, que se tornou no 23º ganhador distinto em 93 edições da prova. Numa altura de completa revolução na Liga 1, com novos ricos a tomarem conta de clubes e a remeterem os históricos Steaua e Dínamo Bucareste em posições secundárias, os portugueses têm tido um forte contributo para o desenvolvimento do campeonato local, com forte presença nos dois títulos do CFR Cluj, 2008 e 2010, e multiplicando-se por diversas equipas neste campeonato que procura crescer e nivelar-se à segunda linha europeia de ligas.
No que toca a assistências, o campeão é o Politehnica Timisoara, com média de 10500 adeptos, números idênticos aos da Universitatea Craiova, com Steaua a aproximar-se dos nove mil e o campeão Otelul na ordem dos oito mil. Acredita-se que, nos anos vindouros, as assistências desta liga cresçam ao ritmo a que o próprio campeonato se tem engrandecido!
Destaque para a despromoção surpresa do campeão de 2009, Unirea Urziceni. Registo também para a despromoção do vice-campeão, Politehnica Timisoara e Glória Bistrita, por incumprimentos financeiros, algo que não se vê por estes lados!
A Liga 1 será cada vez mais notada, assim que esteja melhor regulamentada a nível de leis laborais, e Portugal, já um dos principais fornecedores desse mercado, pode tornar-se uma fonte regular para os romenos, quer através de jogadores, quer por via dos quadros técnicos! O CFR Cluj, por exemplo, alcançou os primeiros títulos da sua história alicerçado em portugueses, fazendo posteriormente uma viragem para Itália, com os resultados que se vêem - fora da Europa - o que levou o seu presidente a redireccionar a sua atenção para o mercado português, que tantos sucessos trouxe ao clube nos anos recentes!
Sem comentários:
Enviar um comentário