sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carta aberta ao senhor Michel Platini

Senhor Platini,

Foi com espanto que o ouvi criticar a final da Liga Europa, mais de um mês depois, pela presença de demasiados estrangeiros em campo, descrevendo a situação como intolerável, dados os 14 jogadores não nacionais em campo!

É verdade que devemos defender os atletas formados nos clubes, mas o principal responsável da UEFA deve medir bem as suas palavras, especialmente para se referir a um determinado jogo, omitindo outros!

Caro senhor Platini, com certeza que não sabe que a final da Liga dos Campeões de 2011 contou com 12 estrangeiros em campo de início e a final de 2010 'APENAS' viu 17 estrangeiros nos onzes de Inter e Bayern, onde o Inter alinhou 'SOMENTE' com 11 estrangeiros!

O senhor Platini também se deve ter já esquecido do seu trajecto como jogador em Itália! É interessante observar que boa parte dos clubes que alinham na Liga dos Campeões, grande alimentador financeiro da UEFA, tem o grosso do plantel formado por estrangeiros, observando-se com normalidade o Arsenal ou o Inter a alinharem com onze jogadores não nacionais, sem que a mesma referência seja divulgada e criticada pelo presidente da UEFA!

Hipocrisia é algo habitual no universo político, não deveria ser comum no mundo do desporto, mas ouvir o presidente da UEFA a mostrar-se tão duro com a final 'portuguesa', quando dever-se-ia preocupar primeiro com a Liga dos Campeões e o fair-play financeiro, deixa-me desconfiado sobre a relação deste senhor com o nosso país, uma vez que não é a primeira crítica veemente que nos dirige!

Já agora, observando a sua preocupação, deixo-lhe um conselho, a UEFA que atribua lugares para as equipas que tiverem o maior de formandos da própria escola de formação. Eu gostaria bastante de ver o campeão georgiano na Liga dos Campeões!!! Podia ser o início do retorno da liga dos campeões à sua essência, campeões nacionais!


Sem comentários: