A liga galesa é bastante recente, foi criada somente em 1992, ainda que existisse campeonato anteriormente, mas como liga menor, sem os principais clubes galeses que actuavam nas várias divisões inglesas. Após a criação desta liga, diversas equipas abandonaram o sistema competitivo inglês para se juntarem à liga gaélica, à excepção de Cardiff City, Swansea City - acadado de subir à Premier League inglesa, e Wrexham, que preferiram continuar nas ligas inglesas, porque lhes foi barrada a possibilidade de terem uma equipa em cada lado!
As assistências ressentem-se bastante da ausência deste trio clubístico, os que têm o maior peso na história futebolística do País de Gales, não sendo por isso de surpreender observar que nenhum clube presente nesta liga consegue alcançar, sequer, o milhar de média, detendo o campeão, Bangor City, a melhor média com quase 800 adeptos por jogo.
Em 18 edições da liga, observámos seis vencedores, três deles ausentes na época 2010/11.
Também já aventei a possibilidade dos clubes que competem em Inglaterra supracitados colocarem equipas a competirem aqui, ao invés de terem equipa de reservas, utilizarem uma equipa B, digamos assim, para jogar no País de Gales! São ligas independentes, não vejo o porquê da impossibilidade, tirando o rotundo não da FA (Football Association) inglesa!
Sem comentários:
Enviar um comentário