domingo, 12 de junho de 2011

Espanha - Médias 2010/11


Num dos mais mediáticos campeonatos do mundo, onde actuam os dois melhores do mundo, o FC Barcelona fez jus ao epíteto de melhor equipa do mundo, conquistando o tricampeonato, 21º triunfo da sua história, ainda longe dos 31 do Real Madrid, mas mantendo-se como líderes de assistências médias, acima dos 80 mil adeptos por jogo, valores apenas superados pelo Borussia Dortmund, campeão germânico!
Apesar de tudo, o grande fosso criado nestes últimos anos entre Barça e Real e os restantes clubes tem retirado alguns adeptos a diversas equipas.
Contudo, a liga BBVA encontra-se num paradigma. Grande parte das sociedades desportivas está no vermelha, com perdas na ordem dos milhões anuais, surgindo uma vaga de milionários do médio oriente a adquirirem SAD. O Málaga foi o primeiro, com um incremento nas assistências, mas de 20 mil e uma taxa de ocupação a rondar os 70 por cento, apesar do início de época medíocre. Espera-se que, para 2011/12, os malaguenhos disputem os lugares de acesso à Liga dos Campeões, pelo menos atendendo às aquisições que estão a ser realizadas! O Getafe seguiu o mesmo rumo e prevê-se que outros clubes sejam comprados por poderosos empresários de paragens longínquas.
Apesar da falência e refundação de diversos clubes nos anos 90, estes não parecem ter aprendido a lição e continuam a gastar bem acima daquilo que conseguem obter em receitas, uma situação reforçada pelas áreas financeiramente cinzentas em que se move o jogo do povo e que, somente agora, as entidades reguladoras pretendem clarificar, de forma ainda a verificar, diga-se!
Para quem não sabe, em Espanha, apesar da dicotomia Real Madrid/FC Barcelona, já existiram nove campeões diferentes, com três deles a passarem momentos delicados recentemente. A Real Sociedad, recém-promovida no ano transacto, o Bétis Sevilha, que regressa ao convívio dos grandes na próxima época, e o Deportivo Coruna, que se viu despromovido na última jornada da liga BBVA 2010/11!






Sem comentários: