Avançar para o conteúdo principal

Suíça - Médias 2010/11

Orgulhosamente neutros, é o lema desta secular nação, situada no meio dos Alpes, dividida culturalmente entre França, Alemanha e Itália, mas sempre segura da sua própria identidade e um dos maiores acolhedores de emigrantes no mundo, constituindo estes cerca de um quarto da população do país, com italianos, alemães, antigos jugoslavos e portugueses são os principais grupos étnicos presentes, o que se reflecte nas equipas nacionais e na liga, com inúmeros nomes de pronúncia lusa, kosovar, sérvia, bósnia, croata, africana, num verdadeiro ladrilhar de nações presentes nos plantéis dos clubes de futebol.
As assistências são interessantes, com o campeão Basileia a ter uma média de perto de 30 mil espectadores, naquele que foi o seu 14º título, ainda longe dos 26 de Grasshoppers mas perto do Servette (17), que orientado pelo português João Alves, logrou regressar à liga principal da Suíça.
Apesar da história, os gafanhotos de Zurique têm visto os adeptos dissociarem-se do clube, quedando-se por uma média inferior a sete mil espectadores, em contraponto a Young Boys, acima dos 20 mil, ou ao rival local FC Zurique, com média próxima das 12 mil pessoas!
O Lucerna, que terminou a primeira metade do campeonato na liderança, teve uma taxa de ocupação quase total (mais de 97 por cento), ficando ainda o destaque para o despromovido Saint Gallen, que ultrapassou os 12 mil adeptos, alcançando os 70 por cento de ocupação, apesar da última posição final!
O campeonato da Confederação Helvética já vai na sua edição número 113, com as anteriores a terem como vencedores 20 clubes diferentes!
Como se aflorou aquando da análise da liga austríaca, poderia ser interessante a criação de uma liga alpina, congregando estas duas ligas, pelo menos.
Já agora, uma última referência para a história do jogo, cuja ligação à Suíça faz-se pela evolução defensiva, uma vez que foi aqui que surgiu o verrou, conhecido internacionalmente por Catenaccio e atribuído por muitos aos italianos, mas que foi criado e desenvolvido aqui, por um austríaco, Karl Rappan, como forma de combater o maior poderio técnico dos rivais húngaros, austríacos, entre outros, e para depender menos da componente individual dos jogadores, reforçando a força do colectivo, recuando um jogador para compôr uma defesa fixa a quatro pela primeira vez, com um atleta mesmo à frente do guarda-redes e atrás dos restantes três elementos defensivos, o que lhe valeu seis títulos nacionais e sete taças!!!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...