domingo, 12 de junho de 2011

Bósnia-Herzegovina - Médias 2010/11

A Bósnia também tem um campeonato que entra agora na maioridade, resultante da desagregação do mosaico que era a Jugoslávia. Apesar de ainda existirem fortes conflitos étnicos, basta referir que a federação local tem um triunvirato no comando, rodando a liderança entre bósnios, bósnios sérvios e bósnios croatas, após a federação muçulmana bósnia ter, finalmente, conseguido agregar as outras duas federações, nunca reconhecidas oficialmente pelos organismos que tutelam o futebol, o que demonstra um clima tenso dentro deste território a braços com o eterno problema étnico-religioso!
2011 foi um ano de estreia, com o Borac Banja Luka a juntar-se ao galarim de campeões, tornando-se no nono campeão distinto em 17 edições da liga bósnia.
Um facto digno de registo centra-se no pormenor dos campeonatos constituídos na sequência da queda do muro de Berlim terem um maior número de vencedores, há um equilíbrio notável, deixando o título muito mais aberto em comparação com as ligas da Europa Ocidental.
Os dois históricos de Sarajevo, FK e Zeljeznicar, foram os que tiveram melhor média de espectadores, o primeiro acima dos 4000 e o segundo acima de 3500, enquanto o campeão, Borac Banja Luka, superou os 3000 adeptos no seu terreno, em média, valores que podem estar ligados à boa prestação dos três, ficaram no pódio da competição.
As assistências são baixas numa nação que ainda se reconstrói e exibe muitas marcas da guerra dos balcãs, mesmo nos estádios. Pela positiva, acredita-se que a cada época qualquer um se pode sagrar campeão! 






Sem comentários: