Inicia-se aqui a avaliação, ainda no domínio das assistências, por campeonato. O campeão, Skenderbeu foi quem mais pessoas trouxe ao seu estádio - 6500 em média - ao que não terá sido alheio o facto deste ter sido somente o segundo título do clube, mais de 70 anos depois da estreia como campeão!
Um grande pormenor é o divórcio dos adeptos em relação aos emblemas históricos. KF Tirana e Dínamo Tirana, que detêm entre si 42 títulos nacionais, não conseguem levar pessoas aos seus jogos, apesar de situados na capital, cidade mais populosa do país. Uma das razões para isso pode ser a ligação dos clubes com o antigo regime comunista.
O terceiro clube mais titulado da nação balcânica, Partizani Tirana com 15 títulos, encontra-se na penumbra da segunda divisão nacional, tentando reerguer-se da ruína em que entrou aquando do abandono por parte de investidores privados (foi o primeiro clube albanês a ser privatizado)!
Este campeonato é um dos que se disputa a três voltas, o que determina um número diferente de jogos caseiros, com seis clubes a realizarem mais um jogo no seu estádio!
Como se pode observar, a taxa de ocupação apenas alcança os 50 por cento em dois ou três clubes, com os restantes a terem uma baixa assistência. A ligação entre a ida ao estádio e a classificação do clube é, aqui, forte, com os três primeiros a levarem mais gente aos seus campos!
Sem comentários:
Enviar um comentário