terça-feira, 14 de junho de 2011

Suécia - Médias 2010

No reino da Suécia, onde o futebol tem de disputar o domínio com os desportos de inverno, nomeadamente o hóquei no gelo e o esqui de fundo, o atletismo, o ténis, a natação, o hipismo e equitação e o andebol, especialmente, vemos um campeonato com assistências medianas, onde o campeão Malmo FF e o AIK se consagraram como os líderes de assistências, o primeiro acima dos 15 mil em média e o clube dos subúrbios da capital, Estocolmo, a roçar os 14 mil adeptos. O IFK Gotemburgo e Helsingborgs foram os outros clubes na casa das dezenas de milhar de média de presenças nos seus estádios!
Cerca de metade da população sueca participa activamente em actividades desportivas, muito graças aos fortes apoios do governo sueco às associações desportivas, por perceberem a importância deste na sociedade, num exemplo que devia ser seguido por cá!
Regressando à principal divisão futebolística local, nota-se que as taxas de ocupação são baixas, com o Helsingborgs a ser o único acima dos 60 por cento.
Dentro do campeonato, percebe-se a forte presença de diversas etnias no país, nomeadamente da zona balcânica e do médio oriente, com 2011 a assistir à estreia do Syrianska na Allsvenskan, um clube criado por emigrantes de etnia aramaica ou assíria, uma nação dispersa por vários países do médio oriente e cujo plantel tem muitos nomes que indicam esta mesma origem, apesar da nacionalidade sueca! A grande estrela actual do futebol sueco é Zlatan Ibrahimovic, de origem bósnia, numa selecção cada vez povoada pelos mosaicos que compõem a sociedade sueca, porto de muitos emigrantes!
O Malmo FF atingiu o 16º título, aproximando-se do líder IFK Gotemburgo, que tem 18 num campeonato que já conta com 116 edições e 19 vencedores diferentes!
A geografia da Allsvenskan também é curiosa, com o grosso dos clubes a estarem situados na bacia entre o golfo de Botnia e o mar Báltico, ou seja, situados no sul do país.






Sem comentários: