segunda-feira, 13 de junho de 2011

Itália - Médias 2010/11


O campeonato que mais tem sofrido no século XXI! De grande dominador europeu a partir de meados dos anos 80 até ao início de milénio, vem perdendo adeptos, nomes de nomeada, arrastando-se entre os inúmeros casos de corrupção trazidos à baila que resultaram mesmo na perda de títulos e despromoção do maior clube italiano, a Juventus, e punições a Milan AC, Fiorentina, Bolonha e vários outros. Os casos, contudo, continuam a surgir nos meandros da Série A, sofrendo a liga com este acumular de acusações que tem levado os adeptos a se divorciarem do desporto que continua rei no país!
Os escândalos que grassam aqui não são órfãos, com diversas investigações a decorrerem por toda a Europa, ligadas a vários campeonatos nacionais e a competições internacionais, relacionados com apostas ilegais e jogos comprados.
Com todos estes desenvolvimentos, não se estranha o facto das taxas de ocupação mal chegarem aos 70 por cento, com os gigantes de Milão a manterem a preponderância nas assistências, com médias superiores a 50 mil espectadores, o Inter a roçar os 60 mil adeptos por jogo!
O Milan AC regressou aos triunfos sete anos depois, quebrando a sequência de cinco títulos do rival da cidade e igualando o Inter no total de triunfos, 18, ainda distantes dos 27 da Vecchia Signora, a Juventus!
Em Itália já existiram 16 campeões diferentes nas 107 edições da prova transalpina!
Para a próxima época já se assistem a movimentações no mercado, com os principais emblemas italianos a abordarem algumas estrelas do jogo no sentido de as levar para a Série A, ficando a expectativa de ver se o Nápoles repete a bela época de 2010/11, onde ficou em terceiro mas lutou pelo título até perto do fim, num relembrar nostálgico da equipa que foi campeã no final da década de 80 onde constava um tal de Diego Armando Maradona!
No pólo oposto, destaque para a descida de um histórico, a Sampdória Génova, detentora de um título nacional, que com as vendas no mercado de inverno delapidou a equipa ao ponto de abandonar o convívio da Série A!




Sem comentários: