O desmembramento da Jugoslávia era uma realidade apenas disfarçada pelo poder catalizador e concentrador de Tito, por isso não foi surpresa que esta potência se diluísse aquando da queda do muro de Berlim! Esperavam-se alguns conflitos mas não as guerras que surgiram, talvez por a Europa estar totalmente despreparada para fazer face a um vulcão de nações adormecido, o que resultou primeiro no problema bósnio, onde croatas, sérvios e bósnios lutaram, numa situação ainda não completamente resolvida, por cada metro da nação europeia onde os muçulmanos são a maioria!
O Kosovo é um problema mal-resolvido. Com os sérvios a não reconhecerem a sua independência e parte dos estados dentro da União Europeia a também vacilarem nesse reconhecimento, o que prova a falta de união do projecto europeu! Devido a esta situação, o Kosovo vive no limbo nacional, refazendo-se aos poucos de um conflito que causou muitos mortos, desalojou ainda mais e continua mal-resolvida por falta de eficácia e de vontade política das organizações internacionais!
Esta situação levou a que milhares de kosovares fugissem, com a Suíça e os países nórdicos a surgirem como o principal destino de famílias que perderam tudo ou quase e tiveram que recomeçar numa nova terra, mas com a paz à volta e nunca abandonando as raízes!
Enquanto isso, as selecções do Kosovo vêem-se na zona de ninguém, não são reconhecidas pelas instituições internacionais por falta de quórum sobre a independência política da nação dentro da ONU e por falta de vontade dentro dos próprios organismos, dadas as pressões de outros países, quer a Sérvia, quer algumas nações que observam o risco de perderem alguns dos seus valores, caso o Kosovo comece a competir de forma oficial internacionalmente!
No futebol, a selecção do Kosovo já efectuou alguns jogos particulares, com uma selecção engraçada, assente em antigos internacionais albaneses, de origem kosovar, e atletas que competem no campeonato local, mas percebendo-se que o potencial da selecção é grande, especialmente se trouxer os expatriados que actuam noutras selecções europeias! Assim, deixa-se abaixo uma possível selecção kosovar, com algumas promessas do jogo e uma ou outra adaptação!
Note-se que todos os jogadores listados são internacionais, absolutos ou nas camadas jovens, pelos países de adopção. Berisha e Bajrami já actuaram pela Suécia, Taulant e Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Dzemaili, Behrami, Veseli, Abdi e Bunjaku actuam pelas selecções suíças, Leci, Cana, Nushi, Begaj já jogaram pela Albânia, Kadrii é internacional dinamarquês, Beciraj é o titular no ataque montenegrino, Hetemaj defende as cores da Finlândia, onde também já jogaram o seu irmão, Mehmet, e os manos Kuqi, Shefki e Njazi, e Ardian Gashi é internacional norueguês!!!
Temos aqui uma selecção para o futuro, com diversos jovens com menos de 21 anos, esperando-se que venham a defender as cores da sua nação-mãe, em provas oficiais, num futuro próximo!
Além destes elementos, podemos acrescentar por exemplo Samir Ujkani, guarda-redes que contribuiu para o regresso do Novara à Serie A mais de 50 anos depois, dos defesas Mergim Mavraj, do Bochum, Armend Dallku, que actua na Ucrânia pertencente aos quadros do Vorskla Poltava, Beg Ferati do Basileia, Debatik Curri, jogador do Gençlerbirligi da Turquia, tal como Labinot Harbuzi, ou os jovens Pajtim Kasami do Palermo e Migjen Basha da Atalanta, Arjan Ademi do Dínamo Zagreb, Hamdi Salihi do Rapid Viena e Agon Mehmeti do Malmo, um outro onze alternativo, deveras impressionante!
Sem comentários:
Enviar um comentário