segunda-feira, 13 de junho de 2011

Inglaterra - Médias 2010/11


O campeonato de futebol mais seguido no mundo continua a demonstrar um enorme poderio. Estádios repletos, grandes investidores, adeptos literalmente por todo o mundo, mas que vem sofrendo de um domínio exagerado por parte de Manchester United, 12 títulos nos últimos 19 anos, apesar de desafiantes como Arsenal e os novos ricos Chelsea, Manchester City e Tottenham! Espera-se, contudo, que na próxima época estes e o Liverpool desafiem o reinado de Sir Alex Ferguson!
Em temos de assistências, confirma-se o que acima se escreveu, seis clubes com taxas de ocupação acima dos 90 por cento, oito a ultrapassar os 80 e os restantes com mais de três quartos de casa ocupados durante a época, excepção feita ao Wigan, cuja cidade é tradicionalmente associada ao râguebi!
De referir que em Inglaterra 16 clubes diferentes já tiveram a honra de conquistar o título nacional de futebol, com o Manchester United (17 campeonatos) a assumir-se como o líder, por via dos recentes sucessos, ultrapassando o Liverpool, que tem 14 triunfos mas não vence há mais de 20 anos.
Contudo, o campeonato tem sido alvo de enormes discussões dentro dos media ingleses, a propósito do excesso de estrangeiros, acima de metade dos jogadores que actuam na Barclay's Premier League são de outras paragens, o que vem enfraquecendo as selecções inglesas, de acordo com esses críticos!
Na verdade, para a liga se tornar no fenómeno global que é hoje, foi necessário recrutar os melhores, notando-se que não é qualquer que pode jogar em Inglaterra. Além dos futebolistas originários da zona euro, cuja livre circulação é um dado adquirido, qualquer jogador que viaje para Inglaterra tem que obter licença de trabalho, necessitando para isso de ser internacional pela sua selecção, ter efectuado uma percentagem de jogos na mesma nas épocas mais recentes, ou seja, a entrada na Premier League não funciona como noutros campeonatos...





2 comentários:

Anónimo disse...

Acho o trabalho mt bem realizado...

joaocardosoguimaraes disse...

Devia de ser uma das técnicas usadas em portugal para levar mais publico aos estádios, ao assistirem a futebol ofensivo ou seja com um grande nível e bastantes golos...