domingo, 12 de junho de 2011

Bulgária - Médias 2010/11


A liga búlgara tem sido uma das atingidas pelos recentes escândalos associados a compra de jogos e corrupção no geral. Consta que boa parte dos clubes são pertença de associações mafiosas e servem como fachada para lavagem de dinheiro associado a tráfico de droga, humano e sexual. Nos últimos anos, diversos presidentes de clubes búlgaros foram assassinados.
Voltando-nos para o que importa, a A Grupa, nota-se uma perda grande de adeptos, relacionada ou não com o assunto acima citado, também alicerçada no desaparecimento da geração dourada búlgara, sem substituição, ou seja, sem referências actuais no jogo.
O Chernomorets Burga foi a equipa que levou mais adeptos ao seu estádio, com uma média ligeiramente acima dos 4000, apesar do oitavo lugar. O bicampeão Litex queda-se abaixo dos 1500 espectadores de média.
Uma curiosidade sobre o Litex, este foi o seu quarto título, todos nos últimos 15 anos, obtendo ambos aos pares! De notar que na Bulgária já existiram 16 campeões nacionais diferentes... um regalo para quem observa os cinco míseros portugueses!
Tal como na Áustria, também este é um campeonato capital. 70 dos 85 campeonatos disputados caíram para clubes de Sófia, com Levski e CSKA a obterem, em conjunto, 57 títulos nacionais.
Dentro da Europa do futebol, este é um dos campeonatos que merece um atento olhar por parte da UEFA e associados, pois já foi um campeonato com muita presença a nível de público, constituído por algumas equipas fortes, que chegaram a realizar prestações interessantes nas competições europeias!
Ver o Slávia Sófia, sete vezes campeão nacional, com uma média inferior a mil espectadores por jogo, ou o Lokomotiv Sófia, vencedor por três vezes, com menos de 300 adeptos em média por partida, é simplesmente desolador!
Tem sido, nos últimos anos, um dos campeonatos onde alguns portugueses conseguem evoluir!




Sem comentários: