A Bundesliga manteve a liderança mundial nas assistências futebolísticas: Diga-se que apenas a NFL (liga de futebol americano dos EUA) tem uma assistência média superior, no que toca a modalidades colectivas, havendo quem argumente que a liga indiana de cricket também tem assistências médias superiores. De qualquer forma, há que valorizar os números germânicos, principalmente se atendermos a que existem jogadores de topo, mas não as denominadas estrelas galácticas! A cultura desportiva alemã vinca aqui a relação com os grandes eventos e a Bundesliga não destoa, basta ver que o último classificado teve uma taxa de ocupação de 99 por cento, ou seja, não podia ter mais adeptos no estádio senão mais levava.
O Borussia Dortmund mantém-se como a equipa no mundo, com o maior número de espectadores em média, não estando este valor relacionado com o título, pois é uma constante dos últimos anos! O Bayern Munique tem os 69000 lugares do Estádio Olímpico vendidos para toda a época, situação similar às de Mainz, Hoffenheim, Schalke 04 e Saint Pauli!
Ao contrário das outras top 5, os clubes alemães, à semelhança de muitas empresas germânicas, não têm SAD, e são geridos de forma exemplar, com grande contenção e rigor orçamental. Diversos especialistas financeiros ligados ao fenómeno futebolístico afirmam que a Bundesliga será a líder global do jogo no futuro, necessitando para isso de se vender em inglês, ou seja, o grande óbice para um sucesso ainda maior é a própria língua!
Observando os campeonatos alemães, o trabalho na formação, pode-se dizer que este é o exemplo que deve ser seguido!
Nos dados aqui deixados, note-se que é um real prazer ver um jogo da Bundesliga, o ambiente é fabuloso, as manifestações duram toda a partida, arrepia ao viva e é um espectáculo televisivo soberbo!
1 comentário:
Muito bom artigo. Bem escrito e objectivo.
Enviar um comentário