A três jornadas do término da fase regular, o SkyBet Championship dificilmente poderia estar mais animado na luta pelas posições de ascensão directa. Com duas vagas disponíveis, os quatro primeiros mantêm-se separados por somente dois pontos. Dois terão o dissabor de não subirem de imediato e estarem obrigados a jogar o play-off, onde as duas outras vagas estão igualmente bem abertas e com outro quarteto em busca dessas duas posições. Na parte inferior da classificação, depois de ter fugido à relegação na época transacta por pouco, o Blackpool vê confirmada a descida ao terceiro escalão, algo que não sucedia desde 2007. A um ponto dessa descida matemática está o Wigan, que parece caminhar novamente para a obscuridade após uma década brilhante, que ofuscou a bem mais famosa equipa de râguebi da cidade. Na temporada passada os 'Latics' falharam a promoção de novo à Premiership por pouco, agora aprestam-se para regressar ao terceiro escalão, de onde saíram em 2003.
Atrás da história, o Bournemouth foi vencer por 0-1 ao terreno do Reading, segurando dessa forma a liderança.
No histórico Elland Road, o Norwich City também não vacilou e ultrapassou o Leeds United por 0-2.
Igualmente a jogar fora, o Watford foi vencer ao terreno do Nottingham Forest por 1-3.
O 'Boro' recebeu o Wolverhampton Wanderers e ganhou por 2-1.
Com a firme vontade de garantir lugar no play-off, o Derby County recebeu e goleou o Blackpool por 4-0.
Um tiraço de Cole Skuse, no seu primeiro golo pelos 'Blues', foi o principal destaque do triunfo do Ipswich Town, 3-1, sobre o Cardiff City.
Dois empates e, agora, uma derrota deixam o Brentford fora da zona de play-off, cedendo por 1-0 na viagem a Sheffied.
Sem pressões, Blackburn Rovers e Birmingham City empataram a dois.
Outro encontro da zona de tranquilidade terminado com empate, a um, foi o Bolton Wanderers x Charlton.
Nulo no Brighton x Huddersfield Town, infelizmente marcado pela grave lesão de João Carlos Teixeira, médio cedido pelo Liverpool aos 'Seagulls' que será baixa de vulto para o Mundial de sub20 de 2015.
Fulham e Rotherham empataram a um.
O penúltimo prego na sepultura do Wigan foi dado pelo Millwall, que triunfou por 2-0 para manter a esperança da manutenção acesa para si.
Classificação:
Bournemouth - 83
Norwich - 82
Watford - 82
Middlesbrough - 81
Derby County - 75
Ipswich Town - 74
Brentford - 71
Wolverhampton Wanderers - 71
Blackburn Rovers - 59 (-1 jogo)
Nottingham Forest - 58
Sheffield Wednesday - 58
Charlton Athletic - 57
Cardiff City - 55
Birmingham City - 54 (-1 jogo)
Leeds United - 52
Huddersfield Town - 52
Bolton Wanderers - 50
Reading - 47 (-1 jogo)
Brighton & Hove Albion - 46
Fulham - 46
Rotherham - 44
Millwall - 39 (-1 jogo)
Wigan Athletic - 36
Blackpool - 25
Amanhã à noite temos um escaldante Norwich City x Middlesbrough e no sábado um não menos interessante Wolves x Ipswich Town. O Wigan está obrigado a vencer o Brighton e aguardar derrota do Rotherham na terça-feira face ao Reading para adiar mais uma semana a descida matemática.
São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Comentários