segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lyon mantém pressão sobre o ultrafavorito PSG


A quatro jornadas do final da liga francesa o OL continua a desafiar as 'odds' e prossegue colado ao PSG, provando mais uma vez a forma como é trabalhada a liga francesa, distinta das demais, com enorme prevalência táctica dos treinadores, tornando-a habitualmente muito equilibrada e com os desequilíbrios financeiros, razões justificativas para menores produções e grandes diferenças noutras paragens, a serem menorizados pela sagacidade táctica, ainda que tal resulte comummente em menos golos e, consequentemente, menos público.

O fim-de-semana até fugiu a essa regra, com três desafios a somarem 23 golos, algo praticamente inédito no século XXI da liga francesa!

Os melhores momentos da 34.ª jornada.


Convém, contudo, realçar que o Olympique Lyonnais vai bem além disso. O domínio, nunca antes visto, que a equipa proporcionou na liga francesa esteve intimamente ligado à forma como Aulas trabalhou em fundo, aquilo que não se vê no relvado e que os ditos 'especialistas' não comentam, o critério nas contratações, a atenção aos pormenores para com as famílias, algo que continua a suceder em Lyon.

Este fim-de-semana marcou novo reencontro de Hubert Fournier com a sua ex-equipa e o técnico do OL não deixou passar a oportunidade de continuar empatado com o PSG. O jovem Colisso abriu cedo a contagem, outra pérola da casa, Lacazette, ampliou e Njie, mais um menino da casa, apontou o 1-3 antes dos 20 minutos. No final, 2-4 para o OL e a certeza de que o PSG terá de suar bastante para defender o título onde é mais do que favorito.


Aguardava-se que o Lille, ainda com miragem europeia, criasse alguma dificuldade aos parisienses. A equipa fez contudo uma exibição de gala, sem Ibrahimovic, e aplicou um 6-1 que não estava nas contas de ninguém. O acerto de calendário com o Metz é a meio desta semana, podendo o PSG isolar-se na frente.


Como sempre, mais confortável a jogar fora, o Mónaco reforçou a 3.ª posição com o triunfo no norte, batendo o despromovido Lens por 0-3, com um Bernardo Silva a fechar o marcador, cada vez mais adaptado ao futebol do século XXI, abandonando a sua posição formativa de '10' clássico ao estilo de Rui Costa para se assumir como um médio criativo a toda a largura do terreno, capaz de abrir na ala e rasgar em passe os oponentes, como acabou por suceder no seu golo, surgindo em zona de concretização e ganhando ainda - o que pede sempre mais trabalho - capacidade de cobertura defensiva.


Os corsos do Bastia foram vencer ao terreno do ETG.


Ainda com o sonho da manutenção em mente, o Metz foi sacar um empate a Bordéus, atrasando os girondinos na corrida pelos lugares cimeiros.


Quem continua a desafiar os lugares 'Champions' é o ASSE. Os 'verts' receberam e venceram o Montpellier.


Começou melhor o 'Gym', mas a segunda parte viu a equipa da casa dar a volta para o dinamarquês Konradsen oferecer a vitória ao Rennes no final da partida.


Importante vitória extramuros do Guingamp em Caen, na busca da tranquilidade.


O Marselha de Bielsa continua o péssimo final de época e soma a quarta derrota seguida, batido em casa por 3-5 por um Lorient desesperadamente a fugir à descida.


Toulouse e Nantes protagonizaram um empate a um.


Tabela:

1 Olympique Lyonnais 68 34 +39
2 Paris Saint-Germain 68 33 +35
3 AS Monaco 62 34 +20
4 AS Saint-Etienne 60 34 +15
5 Olympique de Marseille 57 34 +24
6 Girondins de Bordeaux 55 34 +1
7 Montpellier Hérault SC 52 34 +8
8 LOSC Lille 50 34 +1
9 Stade Rennais FC 49 34 -4
10 FC Nantes 44 34 -7
11 EA Guingamp 43 34 -10
12 OGC Nice 41 34 -6
13 SC Bastia 40 34 -8
14 Toulouse FC 39 34 -17
15 SM Caen 38 34 -5
16 FC Lorient 38 34 -9
17 Stade de Reims 38 34 -18
18 Evian TG FC 37 34 -16
19 FC Metz 30 33 -17
20 RC Lens 26 34 -26
Dados oficiais da liga francesa www.lfp.fr

Na Ligue 2 temos o Troyes a poder selar a subida esta semana, bastando-lhe vencer na recepção ao Angers (3.º) amanhã! O ESTAC mostra a muitos clubes como gerir as situações. Jean-Marc Furlan é técnico do clube desde 2010, subiu à Ligue 1 em 2012 e voltou a descer na época seguinte, mas tal não observou despedimento, pois o trabalho deve sobrepor-se aos resultados e Furlan volta a catapultar o clube do 'Champanhe' para a primeira gaulesa.


A surpresa da temporada é, no entanto, o terceiro clube da Córsega, o Gazélec Ajaccio, que ocupa a 2.ª posição e se aproxima de uma inédita subida à Ligue 1, caso garanta a subida desportiva e obtenha licença. No pólo oposto está o despromovido e grande rival citadino AC Ajaccio, desesperadamente a fugir de uma segunda descida consecutiva.


Sem comentários: