Depois de já ter sugerido o livro de estreia de Luís Freitas Lobo, deixo agora o título do seu site, da rubrica em 'A Bola' e um livro que muitos daqueles que estão ligados ao futebol português já leram e têm na sua estante.
No meu percurso livreiro fiquei surpreendido pela procura do Planeta do Futebol por parte de diversos técnicos de futebol portugueses, aqueles que muitos não conhecem, que vão percorrendo as suas épocas pelo país, entre a segunda divisão e os distritais, em busca da verdadeira oportunidade.
O livro já vai na terceira edição, actualizado, agora com uma nova capa, mais engraçada, mas eu tenho na prateleira a primeira edição, de 2007, que acaba por se constituir numa versão aprimorada do seu título anterior, já aqui sugerido. A abordagem é o que qualquer fanático do jogo gosta e quer, leitura táctica, evolução histórica, grandes equipas, grandes jogadores, as várias dimensões do jogo, a evolução continental, especialmente Europa versus América do Sul, mas lembrando África!
A escrita é bastante acessível, algo a que atribuo extrema importância, ao contrário de muitos doutos nacionais cuja avaliação de uma obra baseia-se não na percepção e facilidade de leitura e apreensão do conteúdo, mas no grau maçudo de cada livro! Quando folheamos o Planeta do Futebol compreendemos, pelo menos, duas coisas, o profundo conhecimento que Luís Freitas Lobo tem sobre o jogo e a paixão... não, o amor que este senhor tem pelo futebol, facilmente perceptível ao ler os seus livros, as suas crónicas ou meramente a ouvir e ver os comentários que faz sobre o jogo.
Creio que quem gosta de futebol devia ir a uma livraria e passar os olhos no livro, folheá-lo e avaliar se não vale realmente a pena lê-lo e possuí-lo... eu acho que sim! Como já antes o declarei, existem diversos prismas na visão do autor, nos seus comentários, com os quais não concordo, afinal Luís Freitas Lobo é um purista do jogo, mas que o admiro e à sua escrita, sem dúvida alguma!
Sem comentários:
Enviar um comentário