sábado, 9 de julho de 2011

Sugestão de leitura - Inverting the Pyramid - The History of Football Tactics

Confesso que dentro do universo futebol as tácticas não são o que mais me fascina, conheço a evolução, os grandes mestres, os que revolucionaram o jogo, mas avalio o futebol como um todo, dentro e fora do campo, gosto de ir além das quatro linhas, como em quase tudo na vida!

De qualquer forma, o livro que sugiro agora 'obrigou-me' à compra, após algumas conversas por essa Europa fora. Tentei adquiri-lo por três vezes, sem sucesso, antes de o conseguir finalmente comprar para avalizar por mim os elogios que dele me tinham feito.

O mais importante num livro, a meu ver, é a linha de pensamento, a abordagem, a escrita e a perceptibilidade, o que Jonathan Wilson consegue, dividindo bem os capítulos (17), associando a evolução táctica às mudanças sociais, por vezes, com mestria e sagacidade, com o típico humor inglês à mistura, para uma obra que, para quem quer aprofundar o conhecimento sobre as tácticas que envolvem o futebol, é sem dúvida de ler!

Acho bastante engraçado ouvir alguns doutos comentadores falarem à boca cheia do futebol moderno, utilizarem termos que parecem ter nascido hoje, de geração espontânea, quando já existem há décadas, como por exemplo o jogar entre linhas, criado pela magnífica selecção húngara dos anos 40 e 50...

Não posso deixar de ter uma palavra também para a humildade do autor, ponto importante, pois não se acha arauto da verdade, mas tão somente um amante do jogo e da táctica! Tem um outro título de que falarei numa próxima entrada, também bastante interessante.

Aproveito ainda para lamentar a falta de obras de referência em português para o desporto-rei, e sobre o desporto em geral e cada modalidade em particular, dado o claro desinteresse editorial luso na temática, subjugando-se apenas aos títulos de índole biográfica, que respeito mas cujo acrescento à cultura é mínimo. Digo isto com grande pesar, dada a actual dificuldade em publicar uma obra cujo teor ainda está pouquíssimo explorado globalmente, bastante elogiada por quem já a leu e apelativa aos olhos dos meus contactos no mundo, mas sem qualquer retorno por parte das editoras contactadas.

Se queremos bons livros sobre futebol, é ir ao mercado inglês, ao alemão, até o italiano tem algumas obras bem conseguidas... mas fica mais uma proposta de leitura (em inglês)! 

Sem comentários: