Depois de aturado trabalho, conseguiu-se finalmente elaborar uma análise comparativa, com gráficos, de 21 segundas divisões europeias para sustentar uma das razões que responde, em parte, ao porquê das cinco grandes ligas serem vistas como tal, justificando também a preponderância e a espectacularidade do futebol inglês, o qual devia ser estudado mais atentamente por outras ligas, para perceber o trato mediático, de marketing, de comunicação, de imagem que as ligas 'secundárias' inglesas têm e criam para que os jogos destas divisões tenham sempre boas lotações, apesar de televisionados!
O primeiro gráfico, acima, indica a média de assistência de cada um dos campeonatos sobre os quais se conseguiram obter dados, não sendo surpreendente observar o Championship inglês bem acima dos restantes, seguido da 2.Bundesliga alemã, também com uma média interessante, e as três restantes Grandes Ligas, Espanha, França e Itália, surgindo a Holanda também de forma natural a seguir às chamadas 5 Grandes. Portugal queda-se pelo 14º lugar nesta listagem, apenas superando países do antigo bloco leste, onde estas divisões estão um pouco abandonadas, não sendo sequer profissionais em muitos deles!
Em termos de taxa de ocupação, tal como nas primeiras divisões, a Holanda intromete-se no domínio de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, alcançando a segunda posição, com os estádios a terem em média mais de metade da lotação ocupada. A Inglaterra tem uma distância ainda maior face às restantes nações, com uma taxa perto dos 70 por cento, em termos de enchimento dos estádios, enquanto Alemanha e Espanha rondam os 50 por cento de ocupação. Neste gráfico, Portugal sobe ligeiramente, ficando a Liga Orangina em 11º, em 21 campeonatos avaliados.
Em termos de clubes, o Norwich de Inglaterra e o Girona de Espanha tiveram os seus estádios quase sempre lotados (acima de 97 por cento), notando-se a elevada presença inglesa, 11 clubes nos 25 primeiros, mas surgindo aqui agremiações espanholas, holandesas, alemãs, italianas, romenas e ucranianas.
Portugal apenas tem um representante neste top 50, surgindo a União Desportiva Oliveirense, de Oliveira de Azeméis, no 47º posto, com uma taxa de ocupação a 'queimar' os 60 por cento. Nesta segunda metade, surgem dois clubes polacos, um búlgaro, além dos vários ingleses, holandeses, franceses, italianos, espanhóis e alemães.
O histórico clube da capital alemã foi, de longe, o clube das II divisões europeias com mais pessoas em média no estádio mais de 45 mil, seguido de vários outros históricos clubes europeus, o Bétis (31 mil), o Leeds United (27 mil), o Derby County (26 mil), e por aí em diante, notando-se nestas médias o domínio avassalador do Championship, 17 clubes dos 25 com mais assistências médias pertencem à divisão inglesa, sobrando depois seis equipas alemãs, o Bétis de Espanha e o Atalanta de Itália!
Na segunda metade do top 50 surgem mais seis clubes ingleses (apenas o Scunthorpe não entra neste top), sete alemães (o Duisburgo surge como inglês por gralha), sete equipas espanholas, quatro francesas e o grande Torino de Itália. Ou seja, nos 50 primeiros não surge qualquer clube fora da esfera dos cinco grandes.
Precisamos de colocar o top 100 para ver clubes fora de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra ou Itália com o campeão dos outros a ser o Zwolle, segundo na Holanda, em 58º com uma média acima dos sete mil espectadores por jogo. Mesmo assim, não são muitos os que se intrometem, o Warta Poznan, da Polónia, é 60º, o Sparta, o Cambuur, o MVV, o Go Ahead Eagles e o Den Bosch da Holanda situam-se no 67º, 71º, 87º, 93º e 98º respectivamente, o AGF Aarhus é 75º e o Servette 78º, ou seja, outros históricos da Europa relegados que conseguiram regressar ao convívio dos grandes nos seus campeonatos, o Bukovyna da Ucrânia ficou em 91º, o Antuérpia da Bélgica em 92º e o Dundee FC em 93º, sem quaisquer lusos presentes.
Colocar os gráficos individuais de cada campeonato poder-se-á tornar enfadonho, contudo se alguém pretender observar os dados de alguma II Divisão, das presentes, em particular basta notar a situação, que com todo o gosto se trarão esses dados também à baila!
Sem comentários:
Enviar um comentário