Avançar para o conteúdo principal

Selecções perdidas do Mundo - Assíria

A Assíria é uma das maiores nações da história da humanidade. Parte do passado esquecido, do qual praticamente resta a lembrança dos egípcios, o berço das civilizações é o local onde floresceu esta civilização, que ocupou durante séculos grande parte dos actuais Iraque, Irão, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Palestina e Egipto.

Quando falamos de religião, podemos mesmo concluir que a Assíria é o berço de todas as religiões ocidentais e do Médio Oriente, ou seja, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo todas nasceram aqui, porque todas vêm da mesma tribo, seja aramaica ou não. Os grandes impérios Sumério, Assírio, Acadiano, Babilónico, entre outros, degladiaram-se pelo controlo da região à data fértil ao longo dos rios Tigre e Eufrates, soçobrando todos ao tempo e à natureza!

Contudo, a comunidade Assíria nunca morreu, apesar de ter perdido o seu império e, em parte, a sua nação física, seque mantendo vivas as tradições ancestrais, passando o legado para cada geração, o que resulta num forte sentido de ser assírio, com inúmeras pequenas comunidades, muitas delas cristãs, quer no Médio Oriente, quer nos vários países que acolheram refugiados, em várias vagas, fugitivos de perseguições religiosas essencialmente.

Na Suécia a comunidade assíria é bastante viva e dinâmica, como tal criaram em diversas cidades e bairros, onde estão presentes, agremiações desportivas, culturais e étnicas (não fechadas), que vêm marcando presença nas provas desportivas suecas, assim como os descendentes se vão imiscuindo nas selecções nacionais suecas.

O Syrianska FC Sodertalje chegou ao topo do futebol sueco, trazendo à baila a grande civilização que foi a Assíria, sendo apenas um de vários Syrianska espalhados pelo país, a que se junta o Assyriska, que compete no segundo escalão sueco. Uma presença bastante forte e digna de nota.

Não possuíndo uma selecção, dado não terem já território físico, que corresponda aos critérios FIFA, limitam-se a competir enquanto tal no universo futebolístico alternativo, tendo participado uma selecção aramaico-siríaca na Taça do Mundo VIVA de 2008, e aproveitam o sucesso clubístico para promoverem a sua ancestral nação e a manterem viva.

Boa parte dos futebolistas colocados nesta potencial selecção já actuaram pelas selecções jovens ou mesmo principais dos países de nascimento ou acolhimento, sejam elas a Suécia, a Bélgica, a Suíça, a Síria, a Alemanha ou a Turquia, ficando de fora alguns jovens internacionais jovens suecos, como Besara, ou jogadores como Jasar Takak, siríaco-holandês, ou o avançado George Mourad, que ainda na última época, se mostrou nos campos nacionais aos serviço do Portimonense.

Destaque para Suleyman Sleyman, um lateral que tem licenciatura em economia e concilia o futebol com o trabalho de auditor na Ernst & Young, para os alas Bakircioglu e Ozkan, o primeiro com um grande trajecto já no futebol europeu, o segundo com a possibilidade de ir mais longe, o meio-campo é preenchido por um especialista em bolas paradas, Chanko, e um jovem promissor internacional jovem suíço, Unal, a apoiarem o versátil Touma e a torre (dois metros quase) Haddad! Gostava de os ver actuar em conjunto no futuro, ainda que fosse fora do âmbito FIFA!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Ranking Clubes Portugueses Futebol Facebook e Instagram 2019 2020

Numa fase de mudança de década, em plena afirmação e viciação humana nas e com as redes sociais, que continuam a crescer na sua importância para o dia-a-dia humano, acoplámos os valores obtidos na análise da pegada digital, social-virtual, dos clubes portugueses de futebol masculino - não estão aqui presentes os emblemas que apenas possuem futebol feminino - deixando agora o ranking acumulado. Além destes 1473 emblemas desportivos que participam em alguma das várias competições futebolísticas masculinas que ocorrem em Portugal, a listagem inclui mais cerca de uma centena de agremiações sem 'pegada digital' detectada. Como já mencionámos por diversas ocasiões, teremos todo o gosto em adicionar mais emblemas, conquanto que correspondam à base pré-determinada, páginas de facebook - não perfis ...