Avançar para o conteúdo principal

Selecções Perdidas da Europa - País Basco

Falar de uma selecção perdida, de uma nação que há muito luta por uma maior autonomia, mesmo separação do estado espanhol, é abordar o País Basco.

Apesar de ser um canto no nordeste espanhol, sempre produziu atletas de qualidade superior, sempre conseguiu posicionar futebolistas na selecção nacional espanhola, as suas equipas competem nas principais divisões desportivas, com diversos títulos amealhados.

Normalmente, associamos o País Basco a atentados, temos uma má impressão, mas os bascos são das pessoas mais calorosas que se pode conhecer, ainda que não se perceba a língua (confesso a dificuldade), a costa norte tem escarpas que nos deixam boquiabertos, Bilbau é uma cidade digna de se visitar, tal como San Sebastián e diversos outros 'pueblos' da região!

Tal como a Catalunha, o País Basco é a selecção autonómica espanhola que mais actividade tem, realizando pelo menos uma partida por ano, onde se nota o orgulho em representar a nação por parte dos atletas.


A selecção aqui colocada é apenas uma possibilidade, deixando-se de fora três jogadores por posição que caberiam em muitos onzes nacionais pelo mundo fora. Optou-se por uma mescla de juventude e veterania, onde quase todos os presentes são ou foram internacionais espanhóis, se não pela selecção principal, com certeza nas camadas jovens, o que prova a qualidade desta equipa, onde se colocaram três recém-coroados campeões europeus de sub21, Javi Martinez, Muniain e no banco o excelente Ander Herrera, com um meio-campo completo por Xabi Alonso e Mikel Arteta, ao que acresce Xabi Prieto, a apoiarem o pujante Fernando Llorente, com Joseba Llorente e Aduriz no banco.

Ver a selecção basca a actuar é um pouco como ver o Athletic, uma selecção plena de garra mas também cheia de criatividade, numa mistura explosiva!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...