O líder, Burton Albion, defronta hoje o Southend United, um dos vários aspirantes aos lugares de subida, com dois pontos à maior sobre o 2.º, Shrewsbury Town.
Até foi o Morecambe a abrir o marcador, mas o Shrewsbury Town confirmou a vontade de subir e goleou por 1-4 para manter a pressão para o líder e reassumir posição na zona de subida directa.
Quem vacilou foi o Wycombe Wanderers, que desperdiçou a oportunidade de igualar o líder, deixando-se empatar pelo Accrington Stanley, num jogo que viu de tudo, golo dos donos da casa, empate, reviravolta no marcador e novo empate, acabando os visitados por salvar um ponto, mas vendo-se igualados em pontos pelo Shrewsbury.
Foi o luso-descendente Tom Soares a assegurar os três pontos ao Bury na visita ao muito aflito York. Os 'Shakers' são 4.º com 64 pontos.
Num duelo directo pela zona de play-off, o Newport acolheu e venceu o Luton Town, ficando assim a uma posição dessa zona. Os visitantes mantêm-se em 6.º mas vêem fugir o Bury.
O Exeter City anulou o Stevenage, última formação na zona de play-off, mantendo-se os 'Grecians' a seis pontos dos lugares que dão acesso à luta pela subida.
Quem saiu da zona de play-off foi o Plymouth Argyle após a derrota na visita ao Dagenham & Redbridge, que respira um pouco melhor após este triunfo.
Também o Northampton vê a zona 'verde' mais longe após ser surpreendido em casa pelo Carlisle, 0-2, que fica assim três pontos acima da zona de descida.
Quatro golos no primeiro tempo, divididos igualmente, definiram o resultado entre o Portsmouth e o Cheltenham. Os visitantes são penúltimos mas empatados com 22.º e 21.º. Já os 'Pompey' vêem o desejo de subida mais distante.
Outra equipa que vê a zona de play-off mais distante, a oito pontos, é o Wimbledon, derrotado por 2-1 na visita ao Mansfield Town.
Na desesperada luta pela manutenção o Tranmere Rovers foi vencer a Cambridge o United, 1-2 para se unir ao grupo dos 37 pontos e animar ainda mais a luta pela manutenção que, como a da subida, promete ser bem apertada.
Tal como os grandes rivais universitários, também o Oxford United foi surpreendido em casa por uma formação da zona vermelha da tabela, o Hartlepool, 0-2 para o lanterna vermelha, que ainda aspira à permanência.
São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Comentários