quarta-feira, 11 de março de 2015

Segunda Liga, o parente pobre continua na sua desigual luta pela atenção!

Os clubes das segundas ligas profissionais debatem-se constantemente com a mesma situação, a sombra enorme da primeira liga. Compete a cada liga e aos clubes arranjarem formas de menorizarem essa diferença. Em Inglaterra, por exemplo, trabalha-se de forma autónoma, a Premier tem uma gestão, as divisões da Football League outra, com o necessário relevo e importância. Em Espanha a Adelante tem o mesmo tratamento federativo da BBVA, sabendo que os media não têm tanto interesse, levam os resumos aos adeptos pelo canal oficial youtube, não deixam de ter desafios televisionados, situação que se observa igualmente em Itália, em França ou na Alemanha, todas elas preocupadas em, por exemplo, evitar coincidir encontros das primeira e segunda ligas, também para criar focos de atenção que não se sobreponham.
Por cá continua-se com a promoção totalmente aberrante e deturpada de uma competição, ainda sem naming, onde parece não contar a competição em si, ou seja, quem está na luta pela subida, mas antes três equipas 'B', algo que noutras paragens vale um anedótico riso. Afinal, desde quando se formula e divulga uma competição sénior através de equipas B?
Um punhado, uma mão cheia de jornalistas não 'permite' que o canal que cobre a Segunda Liga mostre desafios a meio da semana. Tem de assegurar as folgas a esse curto naipe de pessoas e os colaboradores, aqueles que vão dando voz à maioria dos desafios de fim-de-semana, têm o seu trabalho 'a sério' noutras paragens, servindo a Sporttv para lhes assegurar uns valentes extras sem grande esforço. Isto para nem falar do fornecimento de serviço de transmissão, requisitado igualmente a terceiros. Assim, tem-se cada jornada da Segunda Liga a meio da semana quase 'abandonada' mediaticamente, mesmo que se aproxime dos momentos decisivos, mesmo que tenha encontros de topo! Um derby beirão entre Tondela (3.º igualado ao 2.º com 55 pontos) e Sporting Covilhã (7.º com 50 pontos), embate entre Freamunde (2.º com 55 pontos) e União Madeira (4.º com 52 pontos), dois encontros em 12 que mereceriam, sem quaisquer mas ou senão, honras de transmissão televisiva, um deles pelo menos, jogando-se às 15h00, sem 'ocupar' o horário de qualquer outra transmissão num dos cinco canais Sporttv, ficando por se perceber - nós desconfiamos, como acima descrito - a razão para tal não suceder e, pior, continuar a não existir uma liga, uma verdadeira liga que defenda os interesses dos clubes que a compõem! Em Chaves a entrada será livre, uma quase necessidade face a um jogo a meio da tarde, em pleno dia de trabalho, procurando pelo menos que quem tenha algum tempo livre não se acanhe e dê um salto ao estádio, nomeadamente a população estudantil.
O Tondela x Sporting Covilhã promete bastante!
O Portimonense recebe o Beira-Mar
O Vitória SC 'B' acolhe o Sporting Farense
Em Viseu o Académico tem a visita do Leixões
Na Trofa temos um Trofense x Sporting CP 'B'
Atlético CP x Marítimo 'B'
Aves x Santa Clara
Sporting Braga 'B' x Oliveirense
Em Olhão há um Olhanense x FC Porto 'B'
Freamunde x União Madeira
Benfica 'B' x Feirense, jogo às 17h00 com transmissão BTV
À Liga Portuguesa de Futebol Profissional pede-se isso mesmo, profissionalismo, trabalho real de promoção da sua segunda competição, encontro de apoiantes, de vária ordem, mediatizando a prova por si, se esta não tem efeito - ou o efeito correcto - sobre os media, como o faz a liga espanhola, sempre tão em voga, modelo tão utilizado na 'imitação' dos responsáveis portugueses. Ao grupo que detém os direitos de transmissão, que faça uso dos mesmos e abandone, finalmente, a promoção de uma competição através de 'B', até para evitar a chacota sobre si mesmo, e utilize os meios de que dispõe para tal. A Segunda Liga não necessita de esmolas, apenas de vontade em promovê-la, realmente, não via 'B' mas através da sua própria competitividade, algo simples de se vender quando esta é uma liga reconhecida pela imprevisibilidade dos resultados, algo que a acompanha desde a sua criação. Mostrar os valores que ali vão surgindo, o trabalho que se realiza, criar um magazine, demonstrar qualidade, muito que se pode fazer na sua promoção, bem distinto do pouco que se observa...

Sem comentários: