Avançar para o conteúdo principal

Campeões ignorados

 Sem surpresa, o feito de António Félix da Costa, a vitória de Filipe Albuquerque, a melhor prestação de Miguel Oliveira e mais um belo desempenho de João Almeida e de Rui Costa no ciclismo, passam despercebidas nos media portugueses.

Os jornais desportivos continuam a entender como mais relevante a pré-temporada, as possíveis contratações ou novas chegadas, comparativamente com um título mundial numa competição em crescimento e que é um reflexo de mudanças na sociedade, a Fórmula E, eléctrica, espelha a transição que se verifica no mundo automóvel e o feito de António Félix da Costa merecia bem mais do que um rodapé um rodatecto ou uma caixa lateral em primeira página, é A NOTÍCIA do dia, desportivamente falando.

O argumento defendido pelos responsáveis editoriais é o mesmo há décadas. Não vende, não vende, não vende... mas as vendas continuam a cair abruptamente, acima das concorrências internacionais, por isso tal mereceria mais profunda reflexo. 

É verdade que não passa completamente despercebido o título de 'Formiga', mas são Lyanco, Cebolinha ou Marchesín mais relevantes em termos noticiosos e de vendas? Serão mesmo? O orgulho português ignora o sucesso? Seremos assim tão diferentes dos outros países? A resposta é simples, não. Fossem invertidas as escolhas e as vendas seriam superiores, no mínimo seriam idênticas, mas dificilmente tal aconteceria, basta verificar o apoio dos fãs a António Félix da Costa, a competir contra brasileiros, alemães, britânicos, franceses, é sempre o mais votado pelos fãs... não é difícil alcançar uma simples conclusão, há muitos adeptos em Portugal para o 'Formiga', certamente não vence com a família apenas!

 

Mais um triunfo de Filipe Albuquerque no European Le Mans Series também será mero referencial algures nas curtas páginas dedicadas às modalidades e volta a ser muito curioso notar como se coloca a par o 6º lugar de Miguel Oliveira e o título de António Félix da Costa. Faz lembrar aquele domingo, segunda nas bancas, de Setembro de 2013, com o primeiro título português no ATP, por João Sousa, e o título mundial de ciclismo de Rui Costa, os dois feitos notáveis para o desporto nacional, mas distintos no seu impacto e importância internacionais.

Há muitos anos que se observa uma clara incapacidade de interpretação o desporto em termos 'macros' nos media especializados portugueses, nos tradicionais pelo menos. Passa ao lado dos jornais desportivos cada feito no ténis, o que vai acontecendo na NBA, o impacto do ciclismo, mesmo que sejam modalidades bastante procuradas pelos portugueses, ou seja, noticiáveis e de grande relevância mediática. Há uma obsessão enraizada, a 'triclubite aguda' domina as decisões e não passa pela cabeça de nenhum alterar isso, não terminar, simplesmente mexer com as águas, experimentar algo diferente, sem abdicar desse tão importante trio de clubes, mas abrindo os horizontes a outras possibilidades, o que abriria o espaço e o interesse a centenas de milhares, mesmo milhões de portugueses que não têm assim tanta curiosidade pelo possível enésimo reforço, até porque se ela existe já foi alimentada por pesquisas online.

https://www.fiaformulae.com/en/news/2020/august/berlin-round-9-race 

Para que se compreenda a pouca relevância oferecida pelos media portugueses ao tamanho feito de António Félix da Costa, basta ver que nos canais de notícias, SIC Notícias,  TVI24, CMTv e RTP 3, a entrada do desporto, feita esta manhã com... o regresso ao trabalho, à pré-época, do Benfica! Para cada um dos responsáveis do desporto, da informação ou da edição a retoma em pré-temporada de Benfica é mais importante, é mais notícia do que um título mundial português no desporto motorizado, é mais notícia do que a melhor prestação de sempre de Miguel Oliveira, é mais notícia do que o triunfo de Filipe Albuquerque, que nem notícia é.

Já se conhece o constante contra-argumento... nada vende além disso! Mas isto vende mesmo? Nota-se aumento nas vendas e nas receitas publicitárias? E os apoios ao automobilismo e motociclismo? As marcas que se associam aos desportistas portugueses não estariam mais inclinadas a investir se houvesse maior destaque a estes? Sem conotação clubística, apenas com a ligação à vitória, ao sucesso e ao país? Fica para cada um tirar as suas ilações.

Daqui endereçamos mais uma vez os parabéns a António Félix da Costa e aos restantes desportistas portugueses. Eles, sim, podem quase argumentar que, no que aos media diz respeito, contra tudo e contra todos continuam a ganhar e a ter atenção dos adeptos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Ranking Clubes Portugueses Futebol Facebook e Instagram 2019 2020

Numa fase de mudança de década, em plena afirmação e viciação humana nas e com as redes sociais, que continuam a crescer na sua importância para o dia-a-dia humano, acoplámos os valores obtidos na análise da pegada digital, social-virtual, dos clubes portugueses de futebol masculino - não estão aqui presentes os emblemas que apenas possuem futebol feminino - deixando agora o ranking acumulado. Além destes 1473 emblemas desportivos que participam em alguma das várias competições futebolísticas masculinas que ocorrem em Portugal, a listagem inclui mais cerca de uma centena de agremiações sem 'pegada digital' detectada. Como já mencionámos por diversas ocasiões, teremos todo o gosto em adicionar mais emblemas, conquanto que correspondam à base pré-determinada, páginas de facebook - não perfis ...