segunda-feira, 18 de março de 2013

Competições Africanas de Clubes - 1ª Eliminatória



A Liga dos Campeões africanos 2013 entrou na ronda primeira, que não é inaugural dado que já ocorreu uma preliminar com dezenas de participantes.
 
Esta ronda tem 32 jogos, ida e volta, para apurar 16 clubes para a segunda ronda, que encaminhará oito para a fase de grupos.
 
O Zamalek do Egipto recebeu e venceu o Vita Club da Rep. Dem. do Congo pela margem mínima, 1-0, o que permite aos comandados do luso-brasileiro Jorvan Vieira rumarem a Kinshasa com a confortabilidade de estar à frente e não ter sofrido qualquer golo. O gigante do Cairo é favorito.
 
Os etíopes do Saint George continuam a mostrar qualidade, recebendo e batendo o Djoliba do Mali por 2-0, interessante resultado para a segunda mão, em princípio jogada em Bamako.
 
Na Tunísia o CA Bizertin deu passo e meio rumo à segunda ronda, recebendo e batendo o Dynamos do Zimbabué, 3-0 sem apelo nem agravo.
 
O clube africano do século XX não deixou os créditos por mãos alheias, rumando ao Quénia para bater o Tusker por 1-2. Al Ahly deverá continuar a provar a sua qualidade.
 
Na Zâmbia, o Zanaco foi derrotado por 0-1 ante o Orlando Pirates, resultado imitado pelo TP Mazembe na ida ao Botsuana para enfrentar o Mochudi Centre Chiefs.
 
A equipa do Burundi Vital'O proporcionou a surpresa desta ronda, anulando os nigerianos do Enugu Rangers, 0-0 de deixar todos boquiabertos.
 
Na recepção aos sudaneses do Al Merreikh, o Recreativo do Libolo venceu, mas o 2-1 não deixa tranquilos os comandados de Henrique Calisto. Será uma viagem a Omdurman bem complicada.
 
JSM Béjaia ficou-se pelo 0-0 na recepção aos ganeses do Asante Kotoko, o que abre uma janela de esperança para os visitantes.
 
Já o Espérance Tunes deslocou-se a Angola para bater o Primeiro de Agosto por 0-1 e complicando a esperança de apuramento para os angolanos.
 
FUS Rabat recebeu o Union Douala e o 3-0 deve ter decidido a contenda.
 
Grande surpresa, pelos números, na Costa do Marfim, onde Séwé Sports goleou os sudaneses do Al Hilal por 4-1. Por outro lado a Academia Amadou Diallo soçobrou em casa, 0-1, ante os vizinhos do Coton Sport.
 

Os senegaleses do Casa Sport foram batidos em casa pelos malianos do Stade Malien, 1-2 foi o resultado final, ao passo que os nigerianos do Kano Pillars golearam os congoleses Leopards por 4-1, enquanto no Burkina Faso as Forças Armadas, ASFA, venceram os argelinos do Setif por 2-1.
Na Taça Confederação também se disputou este fim-de-semana a primeira eliminatória, com os seguintes resultados:
 
ENPPI (Egy) 3-0 Gor Mahia (Ken)
Petro Luanda (Ang) 0-0 SuperSport United (AfS)
Lobi Stars (Nga) 3-1 Liga Muçulmana (Moz)
Wydad Casablanca (Mar) 3-0 AS Douanes (Tog)
Rail Club (BuF) 1-2 ASEC Mimosas (CiV)
Motema Pembe (COD) 1-0 LLB Académic (Bdi)
USM Alger (Alg) 1-0 Panthère (Cmr)
Heartland (Nga) 2-1 US Bitam (Gab)
Al-Ahly (Sud) 1-0 Dedebit (Eth)
Ismaily (Egy) 2-0 TCO Boeny (Mdg)
CS Sfaxien (Tun) 4-2 Gamtel (Gam)
Diables Noirs (Cgo) 6-1 The Panthers (EqG)
Recreativo da Caála (Ang) 4-0 US Bougouni (Mli)
Étoile du Sahel (Tun) 2-1 Onze Créateurs (Mli)
Barrack Young Controllers II (Lbr) 1-2 Azam (Tnz)
FAR Rabat (Mar) 1-0 Al-Nasr (Lib)
 


Sem comentários: