terça-feira, 5 de março de 2013

CAF Confederation Cup 2013

Uma grande diferença entre as provas de clubes da CAF e as da UEFA, ou do CONMEBOL, é a ausência de formações de determinados países, boa parte das vezes devido à incapacidade financeira para custear as viagens, os vistos, toda a custosa burocracia que divide cada país.
 
Assim, não é de espantar que as próprias competições sejam 'curtas', algo para o qual a CAF também não contribui como poderia, basta notar-se os bastidores e as lutas de poder dentro da própria organização, em nada diferentes do que sucede na política e no universo das outras confederações, com a particularidade de chegar, aparentemente, menos dinheiro às federações nacionais e/ou clubes.
 
A pré-eliminatória da CAF Confederation Cup'13 teve os seguintes desfechos:
 
Gor Mahia (Ken) 0-0/5-0 Anse (Reu) - Apesar do empate na primeira mão, os quenianos não perderam a oportunidade de confirmar o claro favoritismo que tinham.
 
Don Bosco (COD) 0-1/3-3 SuperSport United (AfS) - Os sul-africanos souberam tirar partido do ligeiro favoritismo, com uma segunda mão intensa, apesar de tudo.
 
Gaborone United (Bot) 2-2/0-1 Liga Muçulmana (Moz) - Litos segue em frente com a sua equipa.
 
Mogas 90 (Ben) w/o AS Douanes (Tog) - A desistência do clube do Benim garantiu passagem aos togoleses.

Rail Club Kadiogo (BuF) 1-1/1-0 Sahel SC (Nig) - Embalados pela selecção, os clubes burquinabés podem também fazer história este ano.

LLB Académica (Bdi) 1-0/1-1 Police (Rwa) - Desafio entre 'desconhecidos', levando a melhor a formação do Burundi.

Panthère du Ndé (Cmr) 2-0/1-1 Elect-Sport (Chd) - Confronto mais equilibrado do que esperado, contudo os camaroneses acabaram por prevalecer.

Desportivo Guadalupe (STP) 0-5/1-12 US Bitam (Gab) - Complicado embate para os são-tomenses, especialmente na 2ª mão. De qualquer forma, a presença de clubes do arquipélago em provas continentais já é sinal de evolução.

Anges de Fatima (RCA) 0-4/2-1 Dedebit (Eth) - Nenhuma surpresa no apuramento etíope.

TCO Boeny (Mdg) 1-2/2-1 (5-3 pen) Mbabane Highlanders (Swa) - Os malgaxes fizeram a festa no final.

Gamtel (Gam) 2-1/3-1 HLM (Sen) - Os gambianos surpreenderam o clube do Senegal, assumindo uma das surpresas desta preliminar.

New Edubiase Utd (Gha) 1-0/0-1 (4-5 pen) Diables Noirs (Cgo) - Num embate equilibrado, os congoleses acabaram por surpreender os ganeses nas grandes penalidades.

The Panthers (EqG) 1-0/2-0 FC Séquence (GC) - Mais uma teórica surpresa, com os guinéus-equatorianos a baterem os guineenses do Séquence.

Power Dynamos (Zam) 1-0/0-2 Recreativo da Caála (Ang) - A eliminatória poderia cair para qualquer lado, mas os angolanos rebateram o jogo de ida com triunfo caseiro para seguir em frente.

Unisport (Cmr) 0-1/0-2 US Bougouni (Mli) - Mais uma enorme surpresa, com os camaroneses a partirem como claros favoritos para esta preliminar.

Stella Club (CiV) 1-1/0-3 Onze Créateurs (Mli) - Os clubes malianos revelaram-se heróis, deixando pelo caminho dois clubes com alguma tradição local, quer nos Camarões, quer na Costa do Marfim.

Barrack Young Controllers (Lbr) 1-0/0-0 FC Johansen (Sle) - Um golo ditou o apuramento da Libéria.

Azam (Tnz) 3-1/5-0 El Nasir (SuS) - Os tanzanianos não deram hipóteses aos sudaneses do sul.

Al Nasr (Lib) 0-0/1-0 Al Khartoum (Sud) - Os líbios levaram a melhor sobre os sudaneses.





PRIMEIRA ELIMINATÓRIA

ENPPI (Egy) vs Gor Mahia (Ken) - Os egípcios partem com vantagem.

Petro Luanda (Ang) vs SuperSport United (AfS) - Os habituais confrontos entre clubes angolanos e sul-africanos são divididos mas a vantagem é ligeira para os sul-africanos.

Lobi Stars (Nga) vs Liga Muçulmana (Moz) - Embate difícil para os moçambicanos, que não são favoritos.

Wydad Casablanca (Mar) vs AS Douanes Lomé (Tog) - Marroquinos são candidatos ao triunfo na prova.

ASEC Mimosas (CiV) vs Rail Club du Kadiogo (BuF) - Será que os burquinabés conseguem surpreender a 'academia'?

Motema Pembe (COD) vs LLB Académic (Bdi) - Motema Pembe dever-se-á apurar.

USM Alger (Alg) vs Panthère du Ndé (Cmr) - Confrontos de estilos, com favoritismo a pender para os norte-africanos, face aos recentes resultados nas provas continentais.

Heartland (Nga) vs US Bitam (Gab) - Moralizados pelas goleadas, os gaboneses podem criar um escândalo neste embate.

Al Ahly Shendy (Sud) vs Dedebit (Eth) - Os sudaneses são teoricamente mais fortes, mas pode ser que a qualidade técnica etíope leve vantagem.

Ismaily (Egy) vs TCO Boeny (Mdg) - Equipa egípcia é sempre candidata e o Ismaily tem obrigação de vencer as duas partidas, num confronto bem longínquo.

CS Sfaxien (Tun) vs Gamtel (Gab) - Os tunisinos deverão seguir em frente.

Diables Noirs (Cgo) vs The Panthers (EqG) - Favoritismo para os congoleses.

Recreativo da Caála (Ang) vs US Bougouni (Mli) - Os malianos já provaram que não estão a brincar este ano, o que obrigará os angolanos a maior cautela.

Étoile du Sahel (Tun) vs Onze Créateurs (Mli) - Favorito é o clube tunisino, mas os 'criativos ou criadores' podem voltar a surpreender.

Barrack Young Controllers (Lbr) vs Azam (Tnz) - Confronto aberto, mas os tanzanianos são ligeiramente favoritos.

FAR Rabat (Mar) vs Al-Nasr (Lib) - Jogo do norte de África, que deverá sorrir aos marroquinos mas...

Sem comentários: