quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Play-off Liga Europa


A Liga Europa viu hoje disputarem-se as idas do play-off de acesso à fase de grupos 12/13.

Uma quantidade de partidas por toda a Europa, da Madeira a Makhachkala.

Ontem foi disputado o primeiro desafio, logo entre dois clubes de fortes campeonatos, Estugarda e Dínamo Moscovo, com o bósnio Ibisevic a decidir a favor dos germânicos com um bis sem resposta da equipa capitaneada pelo germano-brasileiro Kuranyi.

Ibisevic voltou a decidir, deixando os russos pelo caminho.

Escrevendo após o término da segunda mão deste acesso, com várias surpresas, volte-faces inesperados e finais dramáticos.

Neftchi Baku (Aze) 1-1/3-1 APOEL Nicósia (Cyp)

Dois golos separados por um minuto, no final da partida, consagram uma importante vantagem para os cipriotas, com o golo a ser da autoria do franco-tunisino Benachour, que já passou pela liga portuguesa e entrou ao intervalo para o lugar de Hélder Sousa. Também titulares no APOEL foram os habituais Hélio Pinto, Nuno Morais e os reforços Mário Sérgio e Zuela.

Três remates, três golos e os azeris surpreendem o APOEL em sua casa, deixando pelo caminho a surpresa da Liga dos Campeões 11/12. Temos pena pela saída do conjunto cipriota, pelos portugueses e por ter sido o patinho feio na época transacta.

Anzhi (Rus) 1-0/5-0 AZ Alkmaar (Ned) - O gigante Lacina Traoré foi o autor do golo solitário que coloca os comandados de Guus Hiddink com uma boa almofada para a viagem à Holanda, estando ainda tudo em aberto.

Após a segurança da primeira mão, o Anzhi Makhachkala trucidou o AZ, revelando tremenda eficácia na concretização. Guus Hiddink ainda não terá a equipa a jogar à sua imagem, contudo há que ter em conta a equipa do Daguestão... mesmo para o título.

Tromso (Nor) 3-2/0-1 Partizan (Srb) - Jogo muito mais espectacular do que se previa, com o Tromso a chegar à vantagem por 1-0 e 3-1, mas os sérvios a irem sempre atrás e, apesar da derrota, a terem hipóteses de colocar o campeão balcânico numa fase de grupos.

Acabou por se fazer justiça, com o Partizan a atacar e a conseguir o golo que também vale milhões, mesmo que menores, aos 75 minutos por Ivan Ivanov.

Ekranas (Lit) 0-2/0-3 Steaua Bucareste (Rou) - Os lituanos não conseguiram contrariar o favoritismo romeno com a eliminatória a estar decidida, salvo algo estranhíssimo.

O Steaua confirmou a sua condição.

Atromitos (Gre) 1-1/0-1 Newcastle (Ing) - Enorme surpresa na Grécia, onde o favorito e bem mais forte Newcastle a lançar um misto de titulares e jovens no XI de arranque, sofrendo um golo antes da meia-hora e apenas conseguindo empatar. A eliminatória deverá cair para o norte de Inglaterra de qualquer forma.

Alan Pardew voltou a colocar algumas alternativas como titulares e fez uma exibição q.b., criou situações mas apenas marcou um golo. De qualquer forma, o Newcastle é outra das equipas a ter em conta, faltando saber se o técnico vai valorizar a prova europeia ou focar-se mais internamente.

Sheriff Tiraspol (Mda) 1-2/0-0 Marselha (Fra) - Outro embate bem mais equilibrado do que esperado, com o Marselha a agradecer a Jordan Ayew pela vantagem, apesar de se ter apresentado na máxima força não foi convicente, mas também estará com pé e meio na fase de grupos. João Pereira não esteve nas escolhas de Stoichita, treinador do Sheriff.

O Marselha segue sem convencer, em mais uma exibição gaulesa que oferece passagem mas não deslumbra, nem de perto, nem de longe.

Molde (Nor) 2-0/2-1 Heerenveen (Ned) - Nos bancos dois exímios goleadores, Solskjaer que levou o Molde ao primeiro título norueguês da sua história e van Basten que assumiu as rédeas do Heerenveen esta época, com vantagem para o 'Babyface killer', o que garante uma interessante possibilidade do campeão nórdico rumar à outra fase de grupos. Os holandeses têm as suas equipas em maus lençóis esta época.

O campeão norueguês eliminou os holandeses, confirmando o mau momento da Eredivisie, no que à Europa diz respeito.

AIK Solna (Swe) 0-1/2-0 CSKA Moscovo (Rus) - Honda de regresso às decisões nos moscovitas e o poder russo a continuar a sua afirmação. O CSKA estará já a olhar para a fase de grupos.

Uma das enormes surpresas desta ronda. Depois do CSKA ter vencido na capital sueca, estranha-se a derrota caseira, mais uma determinada por uma eficácia a 100 por cento, dois golos em dois remates na baliza, o que valeu a passagem aos 93 minutos de jogo...

Légia Varsóvia (Pol) 1-1/1-2 Rosenborg (Nor) - Os polacos chegaram ao intervalo na frente, no entanto Dockal aos 80 minutos abriu bem mais a eliminatória a favor do histórico norueguês. Ainda tudo em aberto.

Ljuboja até deu aos polacos uma esperança de passagem, mas o Rosenborg deu a volta na segunda parte, garantindo presença na fase de grupos.

Slovan Liberec (Cze) 2-2/2-4 Dnipro (Ukr) - Os ucranianos estiveram mais afoitos, mas um penalti em cima da hora deu o empate à casa. Matheus continua a mostrar qualidade no Dnipro. O ex-bracarense apontou o segundo dos ucranianos numa altura em que a vantagem era de 0-2.

Enorme partida em Dnepropetrovsk, uma expulsão para os checos aos 25 minutos, com golo de grande penalidade; segundo penalti à hora de jogo e parecia triunfo garantido... Nada disso, Breznanik e Kelic igualaram a eliminatória a 20 minutos do final do jogo, tudo empatado até a grande promessa ucraniana, Konoplyanka, ter apontado o 3-2, com Kalinic a apontar o quarto, confirmando uma passagem que nunca deveria ter sido colocada em causa.

Lucerna (Sui) 2-1/0-2 Genk (Bel) -Vossen igualou o marcador no primeiro remate dos belgas, obrigando o Lucerna a trabalhar voltar a ganhar vantagem depois do búlgaro Rangelov ter feito o primeiro da partida logo aos sete minutos.

Uma expulsão no primeiro tempo acabou por decidir o desfecho, justo contudo face a tamanho massacre dos belgas.

Bursaspor (Tur) 3-1/1-4 (a.p.) Twente (Ned) - Desta feita não foi Pinto a marcar, antes Batalla a bisar num confronto onde o Bursaspor foi superior, apesar de ter começado a perder face aos comandados de McClaren.

Sebastian Pinto marcou o golo turco em cima do descanso, igualando a um a deixando a eliminatória descaída para sul, mas os holandeses conseguiram assumir a partida, levando o jogo para prolongamento já com o Bursaspor reduzido a 10, sendo herói Leroy Fer, que abriu o marcador de grande penalidade e apontou o golo que valeu 1,3 milhões de euros!

Dínamo Bucareste (Rou) 0-2/1-2 Metalist Kharkiv (Ukr) - Os 'cães vermelhos' dificilmente conseguirão vencer na Ucrânia, com a terceira força da Ucrânia a assegurar praticamente a ida à fase de grupos.

Os sul-americanos desmontaram os romenos, desta feita com tentos de Blanco e Cristaldo.

F91 Dudelange (Lux) 1-3/0-4 Hapoel Telavive (Isr) - Um auto-golo aos quatro minutos minou as chances dos luxemburgueses num resultado fechado na primeira meia-hora. Joachim voltou a marcar pelo F91, o que lhe poderá finalmente oferecer a oportunidade de mostrar valor numa liga profissional.

Já sem Joachim, emprestado ao Willem II, foi um triunfo israelita fácil, com Joel Pedro a estrear-se nos luxemburgueses.

Feyenoord (Ned) 2-2/0-2 Sparta Praga (Cze) - Mais um jogo complicado para um clube holandês, onde o histórico de Roterdão até esteve dois golos abaixo, somente empatando nos descontos da partida. Apesar de muito atacar, a equipa de Ronald Koeman não vai ter tarefa fácil na capital checa.

O histórico de leste prevaleceu e o Feyenoord junta-se ao lote de clubes holandeses fora da Europa ainda antes da fase de grupos.

Trabzonspor (Tur) 0-0/0-0 (2-4 pen) Videoton (Hun) - Paulo Sousa conseguiu um nulo em Trabzon, onde até foram os magiares a disporem de mais oportunidades, ficando tudo para decidir na Hungria. Filipe Oliveira, Caneira e Stopira foram titulares, entrando Renato Neto aos 80 minutos.

Paulo Sousa pode agradecer aos deuses da bola, pois o Trabzonspor foi mais perigoso na partida de volta, contudo o nulo manteve-se e as grandes penalidades favorecer a equipa com lusos.

Midtjylland (Dnk) 0-3/2-0 Young Boys (Sui) - A equipa da capital suíça não brincou, percebeu a sua superioridade e brindou os dinamarqueses com três golos sem resposta, assumindo a partida como deve ser e decidindo a eliminatória desde já, sem sobrancerias...

Um vermelho e uma grande penalidade a 15 minutos do final assustaram os suíços que sofreram dois golos e começaram a olhar para o relógio bem mais do que terão antecipado.

Debrecen (Hun) 0-3/1-4 Club Brugge (Bel) - Uma expulsão em cima do intervalo para a equipa da casa fez pender a balança para os belgas que, dessa forma, mataram a eliminatória na primeira mão.

O campeão húngaro levou mais uma derrota pesada, noutra partida condicionada por uma expulsão.

Lokeren (Bel) 2-1/0-1 Viktoria Plzen (Cze) - Mais um confronto equilibrado, mais uma grande penalidade nos descontos, com expulsão e o Lokeren a conseguir triunfar mas com muito ainda por dizer na cidade checa da cerveja.

Partida de contenção onde, apesar do golo dos checos ainda no primeiro tempo, os belgas mereceram cair por falta de ambição.

PAOK (Gre) 2-1/0-3 Rapid Viena (Aut) - Os austríacos marcaram cedo, numa das poucas vezes em que foram à baliza adversária, mas a equipa de Salónica deu a volta chegando ao tento do triunfo já reduzida a 10 unidades!

Passagem justa apesar do resultado mais dilatado do que o jogo mostrou.

FC Vaslui (Rou) 0-2/2-2 Inter Milão (Ita) - Domínio total e avassalador dos italianos sobre os comandados de Sumudica, com golos de Cambiasso e Palacios no jogo 800 do capitão Zanetti! O jogo no Giuseppe Meazza será quase pró-forma.

A expulsão do guardião do Inter e um penalti convertido serviu para assustar todo um gigante palco transalpino, mas Sumudica - antigo avançado do Marítimo - não conseguiu que o Vaslui entrasse para a história eliminando o Inter em casa deste. Fica o registo do golo do luso-cabo-verdiano Varela pelos visitantes e do 2-2 por Freddy Guarín.

Slask Wroclaw (Pol) 3-5/1-5 Hannover (Ale) - O jogo da noite, oito golos, emoção, o que se quer de um espectáculo futebolístico, sempre com o gaiense Sérgio Pinto em bom plano no Hannover, um dos eternos esquecidos dos seleccionadores lusos. Andreasen abriu e fechou o marcador, tendo o ex-boavisteiro Kazmierczak apontado um dos golos da equipa da casa. O Hannover tem tudo para seguir na prova, ficando mais um campeão nacional pelo caminho.

Kazmierczak abriu o marcador mas viu Jodlowiec expulso aos 21 minutos... daí até à goleada foi um passo.

Hearts (Sco) 0-1/1-1 Liverpool (Ing) - Num derby da Grã-Bretanha um auto-golo de Webster aos 78 minutos deu a importante vantagem aos ingleses, que não deixarão fugir a passagem em Anfield.

Serviços mínimos e o Liverpool de Rodgers continua a não jogar. A cinco minutos do fim sofreram o golo que daria prolongamento, mas Luis Suárez ofereceu mais uma passagem aos 'Reds'. Olhando para as equipas inglesas, o comentário que deixámos no Newcastle estende-se ao Liverpool, a ver como abordam a Liga Europa...

Motherwell (Sco) 0-2/0-1 Levante (Esp) - Numa altura complicada do futebol escocês, adversários de ligas inglesa e espanhola era do pior que podia acontecer, ficando o Motherwell também a ver a fase de grupos da Liga Europa por um canudo.

Gekas reforçou a passagem já assegurada do Levante.

Marítimo (Por) 1-0/2-0 Dila Gori (Geo) - O suplente Fidelis aliviou Pedro Martins, com o seu golo a determinar uma importante vantagem madeirense na longuíssima viagem à Geórgia.

Bem montada, a equipa de Pedro Martins marcou cedo, geriu, teve em Salin uma árvore cheia de ramos na baliza e, apesar da atitude de Rodrigo António, segurou bem atrás e ainda fez um segundo golo entrando na história do futebol português, que pela primeira vez coloca seis representantes em fases de grupos de competições europeias.

Athletic (Esp) 6-0/3-3 HJK (Fin) - Respeitar uma equipa é isto. Os bascos não brincaram, não se acharam superiores e mostraram em campo que são realmente mais fortes. Ao invés de engasgar no jogo da primeira mão, resolveram e podem gerir o jogo na Finlândia, descansando algumas peças.

Com tudo decidido, um jogo aberto, com golos e Bielsa a aproveitar para colocar alguns suplentes no arranque da partida, como se esperava, aliás.

Horsens (Dnk) 1-1/0-5 Sporting CP (Por) - Os dinamarqueses foram cínicos, marcaram cedo e tiveram um guarda-redes em grande forma, mas o Sporting tem que concretizar bem mais. O golo de Carrillo acabou por deixar a eliminatória pendente para Alvalade, onde os 'leões' deverão carimbar a ida à fase de grupos.

Depois da primeira mão trémula em resultado, o Sporting conseguiu mostrar a superioridade que tinha sobre os dinamarqueses goleando e assegurando o bilhete.

Estrela Vermelha (Srb) 0-0/2-3 Bordéus (Fra) - Jogo fraquinho cujo nulo indica bem o que sucedeu no Marakana.

Segunda mão que pode dar que falar, numa partida imprópria para cardíacos, especialmente bordaleses que se viram atrás no marcador durante o segundo tempo, viraram aos 70 minutos, com Mikic a empatar a dois aos 90 minutos, parecendo que os sérvios seguiriam para a fase de grupos. Nada disso, uma grande penalidade nos descontos assegurou à equipa francesa a passagem.

Mura (Slo) 0-2/1-3 Lázio (Ita) - Dois remates encaixados na baliza e dois golos, numa partida que pediria a vantagem mínima apesar dos romanos terem atacado mais.

Massacre da Lázio e os três golos são quase escassos para tantos remates.

Zeta (Mne) 0-5/0-9 PSV (Ned) - A única equipa holandesa a fugir ao descalabro e a garantir desde já a passagem à fase de grupos.

Com a eliminatória decidida, o PSV actuou no Phillips Stadion com um misto de titulares e suplentes, marcando três golos nos primeiros 15 minutos e de seguida... tarde/noite negra para a equipa montenegrina.

Equipas presentes no sorteio:
Pote 1 - Atlético Madrid (Esp); Inter Milão (Ita); Olympique Lyon (Fra); Liverpool (Ing); Marselha (Fra); Sporting CP (Por); PSV Eindhoven (Ned); Tottenham (Ing); Bayer Leverkusen (Ale); Bordéus (Fra); Twente (Ned); Estugarda (Ale);

Pote 2 - Basileia (Sui); Metalist Kharkiv (Ukr); Panathinaikos (Gre); Athletic Bilbao (Esp); FC Copenhaga (Dnk); Fenerbahce (Tur); Rubin Kazan (Rus); Nápoles (Ita); Udinese (Ita); Club Brugge (Bel); Hapoel Telavive (Isr); Hannover (Ale);

Pote 3 - Lázio (Ita); Steaua Bucareste (Rou); Sparta Praga (Cze); Rosenborg (Nor); Newcastle (Ing); Young Boys (Sui); Levante (Esp); Genk (Bel); Borussia Monchengladbach (Ale); Partizan (Srb); Viktoria Plzen (Cze); Dnipro (Ukr);

Pote 4 - Helsingborgs (Swe); Marítimo (Por); Rapid Viena (Aut); Académica (Por); Anzhi Makhachkala (Rus); Maribor Branik (Slo); AIK Solna (Swe); AEL Limassol (Cyp); Ironi Kiryat Shmona (Isr); Molde (Nor); Videoton (Hun); Neftchi Baku (Aze).


Sem comentários: