sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Liga Europa 12/13



3ª Eliminatória - Liga Europa 02/08 - 09/08

Eskisehirspor (Tur) 1-1 Marselha (Fra) - Franceses claramente favoritos, apesar das remodelações, o peso histórico marselhês prevalece.

Jogo na Turquia favorável aos marselheses, mas bastante fraco... o OM que se cuide.


Heerenveen (Ned) 4-0 Rapid Bucareste (Rou) - O Heerenveen perdeu vários jogadores, destacando-se naturalmente o melhor marcador da Eredivisie 11/12, Bas Dost, o que pode dar possibilidades ao Rapid, mas será um confronto aberto que pode cair para qualquer lado.

O jogo pendeu mais para os holandeses, como o resultado indica, contudo os romenos podiam ter também marcado em eliminatória decidida desde já, ao contrário do que prevíamos. Rui Duarte actuou o tempo todo e Filipe Teixeira entrou nos últimos 25 minutos.
Anzhi (Rus) 2-0 Vitesse (Ned) - Naturalmente, como candidato ao título europeu, o Anzhi Makhachkala é favorito, sendo interessante a visita de Guus Hiddink à sua Holanda.

Outra partida que foi equilibrada, mas onde a eficicácia definiu tudo, sendo crível que o Anzhi continue.
KuPS (Fin) 1-0 Bursaspor (Tur) - O campeão turco de 2010, o Bursaspor é favorito neste embate, apesar da pré-época turca poder equilibrar a contenda.

Uma das grandes surpresas desta ronda, atacou mais o Bursaspor e marcou pelo KupS Sander Puri!
Arsenal Kiev (Ukr) 3-0 Mura (Slo) - Depois da surpresa anterior, o Mura não deverá sair vitorioso. No entando, o Arsenal Kiev pouco ou nada tem a ver com os colossos ucranianos, o que abre uma janela de oportunidade para o pequeno clube esloveno.

Jogo de sentido único, três golos que podiam ter sido mais e eliminatória praticamente decidida.
Dila Gori (Geo) 0-1 Anorthosis Famagusta (Cyp) - Apesar do feito georgiano, é de crer que o Anorthosis avance.

O Anorthosis fez mais e aproveitou a expulsão na casa perto da hora de jogo, apontando o tento da vitória o eterno Okkas. Paulo Jorge jogou os 90 minutos em eliminatória que também estará já praticamente definida.
Bnei Yehuda (Isr) 0-2 PAOK Salónica (Gre) - Historicamente o favoritismo é grego, mas o recente caos helénico pode dar hipóteses aos israelitas, ainda que não seja uma equipa muito convincente. Fica uma aposta aqui para surpresa, de qualquer forma.

O PAOK não vacilou e impede uma surpresa que poderia suceder.
Tromso (Nor) 1-1 Metalurg Donetsk (Ukr) - O Metalurg trucidou o oponente, o Tromso não foi nada convincente, como tal favoritismo para os ucranianos.

Um auto-golo em cima do final da partida deu um resultado bem sorridente aos ucranianos.
Ruch Chorzow (Pol) 0-2 Viktoria Plzen (Cze) - Confronto de 'vizinhos', teoricamente equilibrado, mas que deverá cair para os checos.

Como se esperava, os checos assumiram a liderança, estando com pé e meio na próxima ronda.
Horsens (Dnk) 1-1 Elfsborg (Swe) - Desilusão na eliminação dinamarquesa do AGF, equipas suecas sem convencer... o que dizer? Provavelmente, duas partidas pouco emocionantes e o factor 'sorte' a definir a passagem.

Jogo bem mais animado do que esperado, um 1-1 com várias situações de golo. Uma grande penalidade nos descontos deu o empate para a equipa da casa.
APOEL Nicósia (Cyp) 2-1 Aalesund (Nor) - Favoritismo para os cipriotas.

O APOEL foi surpreendido no único remate norueguês, logo nos primeiros 20 minutos, mas o lateral direito Mário Sérgio apontou o empate e a equipa da casa deu a cambalhota, mas tudo em aberto, com Hélio Pinto, Nuno Morais e Zuela no 11 e Hélder Sousa a entrar no segundo tempo.
Ried (Aut) 2-1 Légia Varsóvia (Pol) - O Légia tem mais nome, o Ried vem de um campeonato mais equilibrado financeiramente. Vamos apostar no Légia, apesar de ser mais provável a passagem dos austríacos.

Jogo equilibrado, expulsão e grande penalidade que acabaram por dar vantagem austríaca, mas os polacos reduziram já com 10, deixando-os confiantes para a partida na capital polaca.
AIK Solna (Swe) 3-0 Lech Poznan (Pol) - Outro embate que se prevê poder ir para qualquer lado. Os suecos terão ligeira vantagem.

AIK decide tudo em casa.
Kalmar (Swe) 1-0 Young Boys (Sui) - O Kalmar esteve bem face ao Osijek, o Young Boys foi bafejado pela sorte das grandes penalidades. Olhando para a eliminatória anterior, dir-se-ia que o Kalmar parte em vantagem.

Mais situações criadas pelo Kalmar, ganhando uma vantagem que, contudo, não é ainda decisiva.
Servette (Sui) 1-1 Rosenborg (Nor) - Tarefa árdua para João Alves e seus pupilos. O Servette começa-se a recompôr ao passo que o Rosenborg procura regressar aos tempos europeus. A balança pende para os nórdicos.

Com Barroca na baliza, saiu na frente a equipa suíça mas os noruegueses empataram nos derradeiros 10 minutos inclinando a balança para o seu lado. Mike Gomes também foi titular, enquanto Poceiro Lopes entrou no segundo tempo, não saindo Thierry Moutinho do banco.
Twente (Ned) 2-0 Mlada Boleslav (Cze) - Twente favorito à passagem, como natural.

Massacre do Twente e resultado escasso para tamanho domínio.
Genk (Bel) 2-1 Aktobe (Kzk) - O Genk é favorito, mas a longa viagem pode surpreender os belgas.

O inesperado golo dos casaques abre a eliminatória para a partida em plena Ásia.
Asteras (Gre) 1-1 Marítimo (Por) - O Marítimo tem todas as condições para seguir em frente.

Os madeirenses foram surpreendidos, mas Fidélis acabou por colocar justiça no marcador, continuando o Marítimo com o favoritismo.
Steaua Bucareste (Rou) 0-1 Spartak Trnava (Svk) - Mais um embate de vizinhos, com o Steaua a ser favorito.

O Steaua atacou o Trnava marcou - no único remate que fez à baliza romena...
Gomel (Blr) 0-1 Liverpool (Ing) - Uma das eliminatórias com claro favorito. Todas as obrigações são do Liverpool, mas era qualquer coisa a passagem dos bielorrussos... com a certeza que Anfield lacrimejaria.

Um Liverpool de serviços mínimos a ganhar com um solitário golo.
Videoton (Hun) 1-0 Gent (Bel) - Mais duas formações pouco convincentes na ronda anterior, espera-se que o Videoton siga em frente, mas a eliminatória será aberta.

A equipa de Paulo Sousa venceu uma partida fraquinha, com Caneira, Filipe Oliveira e Stopira a titulares e com Renato Neto a estrear-se pelos magiares, entrando perto do final do jogo.
Estrela Vermelha (Srb) 0-0 Omónia Nicósia (Cyp) - Dois históricos nos seus países, de dimensões europeias distintas, com o Estrela Vermelha a partir à frente, mas cuja eliminação não será uma surpresa.

O Omónia fez muito mais por vencer, esperando-se que o concretize na partida de volta ante um Estrela Vermelha muito cinzento. Nuno Assis e Margaça foram substituídos por Fredy e João Alves, Marco Soares actuou o tempo inteiro e Bruno Aguiar também entrou na segunda parte.
Hajduk Split (Cro) 0-3 Inter Milão (Ita) - O primeiro teste ao novo Inter de Stramaccioni. Será interessante verificar a qualidade de jogo, antecipando-se a passagem dos 'nerazzurri'.

Sem surpresa, os italianos já decidiram a eliminatória.
Dundee United (Sco) 2-2 Dínamo Moscovo (Rus) - Tempos houve em que o futebol escocês impunha respeito, o que não sucede hoje. O Dínamo é claramente favorito, reforçado no forte investimento dos principais clubes russos.

Jogo bastante animado, com os moscovitas a recuperarem duas vezes no marcador, continuando como favoritos à passagem.
St. Patrick's Ath (Eir) 0-3 Hannover (Ale) - O Hannover tem obrigação de vencer ambos os confrontos.

Sérgio Pinto continuará em prova sem surpresa.
Athletic Bilbao (Esp) 3-1 Slaven Koprivnica (Cro) - Os bascos também são favoritos.

Os croatas ainda marcaram um golo na 'Catedral', mas a eliminatória não deverá fugir ao Athletic.
FK Sarajevo (BiH) 2-1 Zeta (Mne) - 'Derby jugoslavo' que deverá cair para a equipa bósnia.

O Sarajevo dominou totalmente a partida, mas um golo em cima do intervalo para os montenegrinos dá-lhes algum alento. Ainda assim, os bósnios são mais equipa.
Vojvodina Novi Sad (Srb) 2-1 Rapid Viena (Aut) - Será que Moreira consegue surpreender os austríacos? Acreditamos que sim, apesar do favoritismo ser dos vienenses.

Com Moreira a tempo inteiro, viu-se em Novi Sad o 2-0 aos 94 minutos e o 2-1 aos 96 minutos!
Admira (Aut) 0-2 Sparta Praga (Cze) - Outro jogo entre vizinhos, onde o Sparta Praga deve passar, apesar das impressões engraçadas do Admira na eliminatória anterior.

Maior eficácia checa e passagem também praticamente decidida.

Sem comentários: