sábado, 6 de agosto de 2011

Play-off de acesso - Liga dos Campeões

Joga-se a 17/18 de Agosto e 23/24 de Agosto a última fase de acesso à milionária Liga dos Campeões, com valores importantes, determinantes mesmo, para uma parte dos clubes envolvidos. A peregrina ideia de Michel Platini na divisão do acesso entre clubes campeões e clubes não campeões é, no mínimo, rebuscada. Esta alteração constava da sua candidatura à presidência da UEFA, tendo-se mudado o critério de acesso após a chegada do francês ao trono.

De acordo com Platini, esta fórmula garantia um maior acesso aos clubes campeões, aqueles que têm verdadeiramente direito em marcar presença na prova. Não se questiona o argumento, apenas a alteração, que não mexeu com os lugares dos 'tubarões', por assim dizer, limitando acessos a federações da segunda divisão europeia. Claro que, num sorteio aberto, a probabilidade de caírem os campeões de países com menor capacidade financeira ante os terceiros ou quartos de ligas superiores aumenta mas haviam alternativas.

Faz sentido terceiros classificados terem acesso directo à competição? Se já se questionam os segundos, então terceiros nem merece disputa, na minha opinião. Se esses nomes disputassem a fase de qualificação, entrando no play-off, na terceira ronda, onde quer que fosse, abrir-se-iam vagas directas para mais alguns campeões. Claro que o dinheiro fala muito mais alto, importa ter os clubes que geram mais receitas, dos principais campeonatos e assim continuará...

VIA DOS CAMPEÕES -

Wisla Cracóvia (Pol) vs APOEL Nicósia (Cyp) - Os polacos são teoricamente favoritos, num confronto entre equipas que representam o que é o futebol actual, sociedades de nações. O Wisla é orientado por um holandês, começou a defesa do título nacional com empate, mas passou a eliminatória anterior com relativa facilidade, destacando-se um bom meio-campo, com o veterano Sobolewski, o israelita Melikson e o esloveno Kirm, contudo têm tendência para sofrer golos. O APOEL conta com o núcleo duro luso, os centrais Paulo Jorge e Nuno Morais e o médio Hélio Pinto, com Manduca e Marcinho na frente, treinados pelo sérvio Ivan Jovanovic vão ter uma tarefa complicada, necessitando de marcar na primeira mão - apesar do gosto que passasse o APOEL, o nosso favorito é o Wisla Cracóvia.

Maccabi Haifa (Isr) vs Genk (Bel) - Um confronto de contrastes, com os belgas a tentarem retomar o algum poderio que o seu futebol teve nos anos 80 e 90, com uma antiga glória desse tempo no leme, Vercauteren, sem grandes alterações em relação à equipa que venceu o título, face a uma equipa israelita com pretensões a imitar feitos recentes, com Israel a já ter marcado presença em fases de grupos da Liga dos Campeões. De destaque o facto do campeonato israelita ter uma restrição de cinco estrangeiros, exceptuando descendentes judeus, por clube. Os clubes israelitas importam sempre um factor de imprevisibilidade mas o nosso favorito é o Genk.

Dínamo Zagreb (Cro) vs Malmo (Swe) - Aqui teremos um duelo de centrais lusos, Tonel contra Yago, numa eliminatória onde os croatas tentarão reviver os dias de glória da antiga Jugoslávia, com um plantel que mistura a experiência com a juventude, onde se conta o argentino Cufré, Jerko Leko e Rukavina, a par de jovens promessas em ascensão como o montenegrino Beciraj, o bósnio Alispahic ou Tomecak, frente ao Malmo com um estilo de jogo tradicional, apimentado pelos dois brasileiros, Wilton e Ricardinho. Como tal, apesar do feito do Malmo na eliminação do Rangers e de também possuir alguns bons futebolistas, a maior irreverência e criatividade croata deverá levar a melhor, assim o nosso favorito é o Dínamo Zagreb.

FC Copenhaga (Dnk) vs Viktoria Plzen (Cze) - Os checos estão em período de graça, depois do primeiro título nacional, surpreendente eliminação do Rosenborg e a um passo da liga milionária, comandados pelo veterano Pavel Horvath (Sporting CP), assentes no talento nacional, seguem o preceito checo, certinhos, competentes, valem pelo colectivo. Do outro lado, o campeão dinamarquês, treinado agora pelo antigo defesa internacional sueco Roland Nilsson, também conta com um jogador que passou por Portugal, Dame N'Doye (Académica), que nas suas fileiras tem alguns sul e centro-americanos, alguns suecos e internacionais dinamarqueses. São duas equipas mais preocupadas com o colectivo, mas onde a exuberância individual de N'Doye ou Bolaños pode fazer a diferença. Como tal, o nosso favorito é o FC Copenhaga.

BATE Borisov (Blr) vs Sturm Graz (Aut) - Os bielorrussos lideram, mais uma vez, o seu campeonato com uma margem confortável, estando novamente na berlinda para repetir o feito de 2008, quando se estrearam na fase de grupos, têm no brasileiro Renan a grande estrela, mas alguns jogadores da casa são interessantes, ante um Sturm Graz que tem que ser considerado favorito, sob o comando do antigo defesa internacional alemão Franco Foda, com o avançado Bodul (Nacional) no plantel, que conta também com jogadores como Kienast, Muratovic ou Szabics. Apesar do favoritismo de Sturm Graz, o BATE pode provocar mesmo uma surpresa, como tal vamos contrariar as estatísticas e apostar como nosso favorito no BATE Borisov.

VIA LIGAS -
OB Odense (Dnk) vs Villarreal (Esp) - Apesar do bom campeonato que o Odense realizou na última época, deverá ter grandes dificuldades em ultrapassar os espanhóis, mas não é tarefa impossível. A eliminação do Panathinaikos foi um dos escândalos da eliminatória anterior, com Djemba-Djemba a pontuar o meio terreno, o alemão Wessels na baliza, o nigeriano Peter Utaka para a frente e com uma das jovens promessas dinamarquesas, Bashkim Kadrii, pode causar outra surpresa ante um Villarreal que ainda não sabemos bem como se vai apresentar, sem Cazorla, com ou sem Rossi, mas que mesmo assim tem que ser favorito, como tal para nós, Villarreal.

Twente (Ned) vs Benfica (Por) - O Twente agora orientado por Co Adriaanse, depois do rumar de Michel Preud'homme para o Médio Oriente, ainda está em assimilação de novos processos e mostra-se permissivo defensivamente, como tal o Benfica é favorito, mas a dupla ofensiva é bastante perigosa, o rápido Bryan Ruiz e o tanque Marc Janko podem fazer mossa, mas o nosso favorito é o Benfica.

Arsenal (Ing) vs Udinese (Ita) - Num dos encontros mais quentes deste play-off, o Arsenal terá que se haver com uma equipa que se remodela ano após ano, mas sempre está na luta pelas posições cimeiras no campeonato transalpino. A perda de Alexis Sanchez será complicada para Guidolin, mas ele já está habituado a milagres, apesar de tudo não se acredita que o Arsenal fique fora da fase de grupos da Liga dos Campeões, votando-o nós como favorito.

Bayern Munique (Ale) vs FC Zurique (Sui) - No derby europeu da ronda - cerca de 300 km é o que dista entre as duas cidades - favoritismo claro para os bávaros, agora com Jupp Heynckes no comando técnico, Manuel Neuer na baliza, Boateng e Rafinha na defesa, serão duas noites complicadas para o central luso Jorge Teixeira, levar pela frente aquele arsenal ofensivo da equipa, num plantel que tem também Gajic, um jovem sérvio que passou pelo Boavista. Nosso favorito é, naturalmente, o Bayern Munique.

Olympique Lyon (Fra) vs Rubin Kazan (Rus) - Os franceses, desabituados de ter que fazer apuramentos para a liga dos milhões, tem uma longuíssima viagem até ao Cáucaso, para enfrentar os campeões russos de 2009, onde são favoritos e têm como novidade somente o técnico, Rémi Garde. Será uma eliminatória difícil para os franceses, que não vão contar com meia dúzia de jovens já com muitos minutos de jogo na equipa principal, mas que se encontram a disputar o mundial de sub20. Do lado dos russos, há a vantagem de estarem em pleno campeonato, mas o nosso favorito manter-se-á como o Olympique Lyon.

Sem comentários: