A liderar o segundo escalão nas redes sociais está o Clube Desportivo Nacional, eterno 'segundo' da Madeira, durante muito tempo até terceiro, atrás de Marítimo e de União, mas a surgir no 6º lugar absoluto, 11 lugares acima da sua posição aquando da nossa análise inicial, em 2019, altura em que Marítimo fechava o Top 10 global do futebol português nas redes sociais. A posição e os valores dos 'alvinegros' no Instagram determinam a sua posição abosluto, pois é nesta rede que têm mais de 85% dos seus valores.
De regresso aos campeonatos profissionais, depois do enorme imbróglio com a B SAD, que curiosamente 'desapareceu', descendo de divisão e não encontrando parceiro para se associar nas ligas profissionais, o Belenenses está com algumas dificuldades no relvado enquanto nas redes sociais também vem decaíndo, tendo perdido duas posições face a 2022 e cada vez mais distante do Top 10, sendo que iniciou esta nossa avaliação em 8º absoluto! Na rede profissional LinkedIn os 'Azuis' estão em 9º e na agora renomeada X, o antigo Twitter cujo nome optamos por manter, segue em 8º.
Depois da meteórica subida, que foi antecedida pela belíssima presença nas redes sociais, o Tondela procura manter-se sólido nas ligas profissionais, um importante representante do interior a par de Chaves, de Académico Viseu, seguindo agora em perda no virtual, a baixar quatro lugares face a 2022, seis em relação a 2019, tendo mesmo perdido seguidores face ao ano anterior, é o primeiro clube com resultado total negativo face a 2022, mesmo que marginal, -0,57%. Apenas seis emblemas/marcas têm perdas em relação ao ano anterior no Top 100! Nota para o facto dos 'auriverdes' segurarem o Top10 no YouTube!
O primeiro representante dos Açores, Santa Clara, perdeu quatro lugares, deixando o Top20 absoluto, numa época em que procura regressar ao máximo escalão. É o primeiro emblema sem presença em alguma das seis redes analisadas, pelo menos não surgiu, sob nenhuma das designações que experimentámos, no TikTok.
A União Leiria voltou às ligas profissionais e mantém-se na 25ª posição do ranking absoluto, sendo de realçar o 8º lugar no TikTok. O clube da Cidade do Lis cresceu mais de 25% para superar os 100 mil seguidores globais.
Em diferendo com a SAD, num dos vários clubes que surge nas redes sociais enquanto clube e enquanto SAD em separado, optando-se por aqui posicionar o que estiver melhor colocado, o Feirense perdeu 10 lugares face a 2019, continuando em queda nas redes, com crescimento nulo no Facebook e negativo no TikTok, onde ainda assim os fogaceiros têm o seu melhor ranking parcial.
Associado a uma empresa, que optou por alterar o símbolo, o Vilaverdense, enquanto Länk FC, surge a fechar o Top30, num salto de quatro posições em relação ao ranking anterior, 16 face a 2019, tendo crescido mais de 30% para ultrapassar os 80 mil seguidores globais!
Refundado e recuperado, o Académico Viseu aparece em 36º, perdendo face ao ranking de 2019, mas mantendo o lugar do ano anterior e crescendo quase 35% face a 2022, mas ainda sem presenca confirmada no Twitter.
O Torreense iniciou esta presença avaliada nas redes sociais em 40º, no ano de 2019, subindo de forma consistente nos dois anos seguintes para começar a baixar posteriormente, um lugar de 21 para 22, mais dois de 22 para 23, agora em 37º sendo de destacar a 12ª posição no YouTube.
A segunda metade dos que estão nos 30 é composta por emblemas da Liga Portugal 2 Sabseg, estando o Mafra em 38º, a estrear-se no Top40, cinco lugares acima da posição anterior, 18 à frente de onde estava em 2019 e sem valores do TikTok!
Depois do afundamento do Aves numa SAD que havia sido adquirida por um grupo chinês, a Vila das Aves regressa aos escalões profissionais por via da SAD que estava associada ao Vilafranquense, estando esta em 60º, enquanto o Aves posiciona-se em 39º, a cair 15 lugares face a 2019 e sem presença no LinkedIn, YouTube e TikTok.
Sólida presença nos campeonatos profissionais, com 27 temporadas de segunda liga em 33 edições realizadas, o Penafiel surge em 41º lugar absoluto nas redes sociais, a crescer quase 10% e a ultrapassar os 50 mil seguidores totais, sem presença na rede TikTok, mas a surgir no Top 30 do Twitter/X!
Com a SAD adquirida por nipónicos, mas sem um investimento, no que concerne a valores japoneses de valia para catapultar o clube para o escalão maior, a UD Oliveirense fecha o naipe de emblemas da Liga Portugal 2 Sabseg, posicionando-se em 61º, a baixar 14 lugares face a 2019, quando estava em 47º, dentro do Top50 total. Face a 2022, o emblema de Oliveira de Azeméis caiu três lugares, deixando assim o Top60.
Aqui novamente o Top 100 nacional, com o total no final de 2023 e a evolução da posição anual no nosso ranking desde 2019!
Sem comentários:
Enviar um comentário