terça-feira, 28 de setembro de 2021

Diáspora futebolística portuguesa no fim-de-semana

 São alguns os portugueses ou luso-descendentes que marcam carreira futebolística pelo mundo e sobre os quais pouco ou nada se ouve, vê ou lê nos media lusitanos. Afinal, a quantidade de horas televisivas dedicadas ao 'futebol', dubiamente ao futebol mesmo, é bastante elevada, contudo o espaço encurta-se na diversidade e na informação, reiterando-se conversas cansativas e repetitivas sobre temas esgotados e pouco enriquecedores.

Na sexta-feira, 24 de setembro, o avançado luso-guineense José Embaló apontou o único golo no desafio da Supertaça arménia 2021, assegurando mais um troféu ao Alashkert.

Embaló formou-se entre Belas, Algés e Casa Pia, mostrou-se primeiro no Beira-Mar, mas cedo embarcou numa aventura que deve dar um belo livro. Passou pelo AEL Limassol cipriota, em 2015 seguiu os passos de Vasco da Gama, para envergar o seu nome no clube sul-africano, voltou à Europa para alinhar pelo Rapid Bucareste, experimentou o Ártico para alinhar nos islandeses do Fjardabyggd, voltou a Chipre, mudou-se para a Polónia, de onde voltou a Portugal para voltar a vestir a camisola dos 'Gansos', apenas para trocar novamente o Pina Manique por um regresso à Polónia, que deixou no recente defeso para buscar o sucesso no Cáucaso, já com troféu, onde foi decisivo.

Na Polónia bem-sucedido continua a ser Flávio Paixão, que bisou na Ekstraklasa, é o futebolista na liga polaca, no ativo, com mais golos por um clube, o gémeo sesimbrense foi durante algum tempo um pouco menos visto que o irmão Marco, mas já nos 30 está a superá-lo na dimensão dos feitos. Os irmãos também terão tantas histórias para partilhar... Curiosamente, Marco Paixão entrou no excelente triunfo do Altay Izmir, 2-1, sobre o Besiktas, encontro onde brilhou o ex-bracarense Kappel.


Já os portugueses do Lech Poznan, Rebocho, Joel e João Amaral a titulares e Pedro Tiba a entrar no encontro, não conseguiram impedir a derrota diante do Jagiellonia Bialystok.

Na segunda divisão polaca Fábio Nunes entrou para participar da goleada do Widzew Lodz, 4-0, ao Skra Czestochowa.


Passando pela Roménia, o Voluntari foi vencer ao terreno do Rapid Bucareste, em partida com Ricardinho e Marcelo Lopes titulares, Marcelo a participar ativamente no único golo, e Hélder Tavares a entrar nos descontos do desafio.


Samu foi titular na vitória do Almería sobre o Tenerife por 3-1, substituído depois da hora de jogo pelo luso-brasileiro Dyego Sousa.


Tozé assistiu o primeiro e marcou o segundo e terceiro dos 4-0 do Al Nasr ao Emirates na liga dos EAU.



Na Premier League inglesa continua a brilhar Diogo Jota, autor de mais um tento, desta feita no inesperado empate a três entre 'Reds' e o Brentford.


Na Ligue 1 UberEats José Fonte e Xeka foram titulares, com Tiago Djaló a entrar na segunda metade, na vitória 'Dogue' na Alsácia por 1-2.


Rafael Leão entrou ao intervalo para ajudar o Milan a bater o Spezia em jogo marcado pela terceira geração Maldini a marcar nos 'Rossoneri', Daniele imita o avô Cesare e o pai Paolo.



Foi nos descontos que Gonçalo Guedes assistiu o brasileiro Marcos André para evitar a derrota do Valencia na receção ao Athletic Bilbao.


O luso-angolano Aldair Neto assegurou o empate do Keshla diante do Qarabag na liga azeri.



O médio de 27 anos é outro nome de mala sempre feita. Iniciou-se nas escolas leoninas, como iniciado foi para o Real SC, fechou o ciclo formativo entre União Coimbra e Sporting Braga, daí andou por Oeiras, Fátima, Marítimo B, quatro épocas sem subir ao plantel principal (cada qual que tire ilações sobre a gestão 'B' e tudo aquilo que deveria ser alterado), passando depois por Gafanha até decidir emigrar, esteve no País de Gales e na Macedónia, agora a alinhar no milionário Azerbaijão.

Jorge Teixeira, veterano luso-suíço, esteve na bela vitória do Sint Truiden na deslocação a Liège.


Tiago Ferreira foi chamado logo aos 11 minutos para o eixo defensivo do MTK, que bateu o Mezokovesd por 1-0 na liga húngara.


Miguel Vítor e Hélder Lopes bateram André Geraldes por 2-0 no embate cimeiro entre Hapoel Beer Sheva e Maccabi Telavive na liga israelita.

O Légia Varsóvia 2-3 Rakow viu alinharem na formação da capital Josué Sá e André Martins, de início, com Rafael Lopes a entrar no decorrer da partida, enquanto os visitantes chamaram Fábio Sturgeon e Alexandre Guedes ao encontro, que principiaram no banco.


Na Grécia Hélder Barbosa e Frederico preponderantes no empate forasteiro, golo para o segundo, assistência para o primeiro.

 


Na Sérvia o luso-cabo-verdiano Ricardo Gomes continua a acumular golos pelo Partizan, diante do Spartak Subotica acrescentou um bis à sua conta.


O luso-ganês Abubakar apontou o primeiro na vitória por 2-3 do Lugano em visita ao Lucerna.


Em Basileia Tomás Tavares foi titular e Joelson Fernandes entrou para assistir o terceiro no 3-1 sobre o FC Zurique.



Alguns dos muitos lusos que vão brilhando na Europa do futebol sem o devido trato mediático.

Sem comentários: