Avançar para o conteúdo principal

Outros dados sobre a edição inaugural da Liga 3

 


A edição de abertura da Liga 3, espaço transitório entre o Campeonato de Portugal e a Segunda Liga profissional, tem-se apresentado com bons espetáculos, excelentes talentos, a comprovar que há bastante qualidade por tirar partido.

A maioria dos encontros tem sido assegurada pelo canal federativo, o Canal 11, com resposta muito positiva do público, como também se percebe nos desafios disponíveis online, com vários milhares de visualizações.

Os golos vão-se espraiando pelo jogo, mais a sua maior incidência tem sucedido, nestas quatro primeiras rondas, no terceiro terço das primeiras metades e no segundo terço das segundas, cada um com 20 por cento dos golos concretizados, na Zona Sul, enquanto na Zona Norte é o arranque das segundas metades que tem produzido mais finalizações.



Na mais recente ronda, antes de nova eliminatória da Taça de Portugal Placard, os golos foram mais observados no final das primeiras partes, com perto de 30% do total dos golos!


Ainda no contexto da Jornada 4, foram utilizados 366 futebolistas, dos quais 187 são novidades nos planteis dos clubes para 21/22 e apenas 49 se constituem formandos dos clubes representados, valor baixo para uma competição com três equipas 'B', que exponenciam grandemente estes números, pois desses 30 integraram as escolhas de Sporting Braga, Sporting CP e Vitória SC, nas equipas B, o que deixa 19 para os restantes 21 emblemas, 13 dos quais não utilizaram qualquer futebolista formado aí.



Abaixo consta a relação entre a percentagem de Estrangeiros (Perc Estr), percentagem de formados no próprio clube (Perc HG) e a percentagem de reforços (Perc NR), detalhada por clube, contendo somente os futebolistas que já utilizados na Liga 3 21/22. 

A Sanjoanense renovou-se por completo, sendo seguida dos despromovidos Cova da Piedade e UD Oliveirense, numa situação comum aquando das descidas, no que toca a novos recrutas no plantel, seguindo-lhes proximamente o Felgueiras.
Uma vez que a promoção dos juniores não foi aqui introduzida como sendo reforços, as equipas 'B' são as que se apresentam com menos caras novas face à temporada anterior. Fora disso, Caldas, num plantel que se mantém junto há várias temporadas, orientado por um antigo defesa do clube, Vala, e Canelas 2010, são os outros emblemas com menor número de novidades nos planteis. 
O clube com maior percentagem de jogadores formados em 'casa', excetuando os 'B', é o histórico Vitória Futebol Clube de Setúbal.

O clube mais experiente no alinhamento é o Lusitânia Lourosa, que tem-se apresentado com onzes de idade média superior a 30 anos de idade.
Vitória Setúbal e Caldas também se têm apresentado com onzes bastante maduros.


Sendo a idade um dado em constante mutação, pelo menos quando se realiza a análise em função das datas de nascimento e não da idade anual, estes valores estão constantemente a alterar-se, envelhecendo naturalmente ao longo da época, mantenham-se essencialmente os mesmos utilizados. 
Na Zona Sul a média global da idade dos futebolistas já utilizados supera em cerca de meio ano a Zona Norte, 26,20 para 25,66.


Quem quiser seguir mais atentamente a Liga 3 da FPF é sintonizar no Canal 11 e subscrever as redes sociais deste e da Liga 3, assim como o canal YouTube, do qual aqui deixamos alguns dos encontros já disputados.

AD Sanjoanense - Felgueiras









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ranking das Redes Sociais 2024

Mais de dois mil clubes, agremiações, coletividades e afins analisados, quase dois mil rankeados, apenas no futebol português, uma sétima rede social acrescentada, Threads, que se une a Facebook e Instagram, igualmente META, a X, ex-twitter, a YouTube, a LinkedIn e a TikTok na busca da presença digital e do seu seguimento no âmbito dos emblemas que povoam o futebol português, desde a Liga Portugal Betclic, passando pela Liga Portugal 2 MeuSuper, pela Liga 3, pela Liga BPI e restantes provas nacionais femininas, pelo Campeonato de Portugal, pelos distritais, pelos campeonatos INATEL e Populares e pelas provas de jovens. Pelo sexto ano seguido, o Observatório Ligas Europeias de Futebol partilha os valores acumulados pelos clubes de futebol portugueses nas redes sociais supramencionadas, com a mudança de liderança verificada no ano passado e se manter, o Benfica é o líder pelo segundo ano seguido, crescendo quase um milhão em seguidores e aproximando-se dos 12 milhões globais, com um terç...

Ranking Facebook Final 2019 Futebol Clubes Portugueses Gostos e Seguidores

São perto de milhar e meio de clubes portugueses nesta observação, desde a Liga NOS, passando pela Liga Pro, pelo Campeonato de Portugal, pelos diversos escalões distritais das várias associações de futebol, até ao futebol popular, do INATEL e aos emblemas que apenas têm futebol jovem. Não se encontram todos os emblemas que disputam as várias provas tuteladas directa ou indirectamente pela FPF, recordando-se que a Federação Portuguesa de Futebol envidou esforços para colocar também sob a sua égide as provas do futebol popular e de INATEL, instruindo as associações distritais a se movimentarem no sentido de acolherem, sem mexer na autonomia organizativa, estas competições na sua estrutura. O clube com mais gostos e mais seguidores nesta rede social é o FC Porto, a Académica é 6ª e lidera entre os da Liga PRO, Belenenses é 9º e está na frente dos distritais, Beira-Mar de Aveiro é 18º e 1º entre os que competem no Campeonato de Portugal. O FCU Pinheirense está em 105º e lidera o futebo...

Simacek vai coleccionando goleadas até ao título na Áustria... e as mais jovens imitam!

12 pontos de avanço com os mesmos por disputar deixam antever festa na próxima jornada para a equipa de St. Polten, que irá mesmo findar o domínio do Neulengbach. Este fim-de-semana foi de jornada dupla para o Simacek St. Polten, com um 10-0 ao Sudburgenland e 8-0 ao Landhaus, este em acerto da 12.ª jornada. A segunda equipa, que disputa a 2.Frauenfussball Liga, série Ost/Sud, também foi forte nas concretizações, 14-0 ao FC Feldkirchen/SV Magdalensberg, último da série. Após a derrota com as futuras campeãs, o Neulengbach cedeu um empate a um em Innsbruck e o título ficou definido, se dúvidas existissem ainda. Kleinmunchen e LUV Graz empataram a um. Foto: fanreport.com Goleada do Sturm Graz, 0-5, na visita ao ASK Erlaa. Foto: fanreport.com Um golo de Denisa Stefanova decidiu o SKV Altenmarkt 1-0 Landhaus. Tabela: 1 FSK Simacek St. Pölten-Spratzern 14 13 1 0 67:6 61 40 2 NÖSV Neulengbach Pfl. Beer 14 8 4 2 24:10 14 28 3 SK Sturm Graz 14 7 4 3 23:...