A tabela está alinhada pela classificação da Liga NOS à data da paragem forçada da competição, a segunda coluna indica a classificação digital actual, apenas no contexto Liga NOS, a terceira a classificação digital em Setembro de 2019. Seguem-se os valores entre os dois espaços comparados e a variação. Incluiu-se igualmente a presença do canal YouTube nesta tabela, valores que não haviam sido considerados antes.
Na liderança digital mantém-se o FC Porto, seguido de Benfica, Sporting CP, Sporting Braga, Vitória Sport Club, Boavista, Rio Ave, Marítimo, Portimonense, Paços de Ferreira, Famalicão, Vitória Futebol Clube, Tondela, Santa Clara, Gil Vicente, Moreirense, Aves e Belenenses SAD.
A rede social facebook continua a registar perdas nos ditos grandes, sendo porém a rede mais determinante, que conta mais seguidores, valendo a liderança portista, pois o Benfica lidera nos seguidores em todas as restantes.
Todos os outros clubes cresceram, desde valores marginais, como sucede com Boavista, Vitória Guimarães, Sporting Braga ou Tondela, até ao natural aumento das neo-desenvolvidas redes de Belenenses SAD, em virtude do divórcio conhecido, mas com grande realce para o boom do Portimonense, que mais do que dobrou os seus valores, acima de duas vezes e meia mesmo, sendo a SAD que mais saltou na tabela classificativa digital-virtual.
Assim se posicionam os clubes da Liga NOS no que a gostos/seguidores de facebook diz respeito. De entre os clubes de maior peso histórico, nomeadamente o top 6 desta tabela, apenas o Vitória Setúbal é ultrapassado por vários emblemas que não possuem a mesma tradição dos sadinos, mas acaba por espelhar a perda de preponderância do clube do Sado em anos recentes.
O Famalicão beneficiou do regresso ao máximo escalão e do seu bom desempenho, tudo sempre, neste e em todo os restantes, a par do trabalho de marketing e comunicação, bem mais importantes do que lhes é atribuído e que explicam, por exemplo, o enorme reconhecimento do Tondela, sem tradição futebolística em Portugal, mesmo antes de atingir a Liga NOS.
No instagram todos os emblemas tiveram um crescimento de, pelo menos, 10 por cento, com excepção de Aves, sendo de salientar o Famalicão, que quase dobrou, assim como Belenenses SAD, além de Portimonense, que cresceu perto de quatro vezes os seus valores entre Setembro de 2019 e Maio de 2020.
Na comparação entre Setembro de 2019 e Maio de 2020, o Aves é o clube em maior perda, no seu posicionamento, com um crescimento ligeiríssimo e ultrapassado por cinco concorrentes. Em contraste, o outro clube que se encontra na zona de despromoção, o Portimonense, deu um salto enorme, a subir seis posições na presença no Instagram.
A rede de excelência nas Américas, o twitter começa agora a ser utilizado, essencialmente por profissionais, mas também como forma de escape e de humor, no modelo norte-americano, um pouco por toda a Europa. A sua crescente utilização incrementa o valor potencial nos seguidores, pois são cada vez aqueles que criam perfis twitter, porém não se observando um foco primordial dos clubes nesta rede e tal é obrigatório para aumentar os seguidores.
O Famalicão foi o clube que mais cresceu no twitter, acima do dobro dos seguidores entre Setembro de 2019 e Maio de 2020, subindo três posições entre os concorrentes da liga nesta rede social. O Santa Clara e Belenenses SAD, com presenças mais residuais, foram os outros dois emblemas com maior crescimento. A variação dos restantes é baixa.
Adicionamos agora a presença de canais oficiais no YouTube, onde todos estão presentes excepto a formação açoriana, para a qual existe um canal, contudo não indicado como oficial.
Também aqui, como no twitter e no instagram, lidera o Benfica, com 176 mil subscritores, seguido de FC Porto com 145 mil, de Sporting CP com 53 mil, Sporting Braga com perto de 11 mil, o Vitória Guimarães a aproximar-se dos 10 mil, Paços de Ferreira, acima dos três mil, Rio Ave e Tondela pouco abaixo desse valor e Boavista com 2400.
Comparativamente com outras presenças digitais internacionais, continua a notar-se, em vários dos emblemas, uma ausência de maior interactividade, um pouco atenuada nesta época de confinamento, e de maior celebração. É normal a lembrança de antigos futebolistas, de datas marcantes, de busca de engajamento social-virtual, noutros espaços, incentivando a procura dos espaços comerciais dos clubes, criando merchandising especial para épocas e dias especiais, desenvolver conteúdos diferenciados, que apelem à partilha e que criem buzz mediático, que aporta naturalmente mais seguidores, devendo existir também a preocupação de segmentar os conteúdos para as redes, pois os 'clientes' são em boa parte replicados, mas noutra são distintos e com gostos diversos, sendo que há que pensar no público-alvo para além do já seguidor, mas também neste, ao estabelecer protocolos e desenvolver modelos de intervenção nas redes sociais e em marketing digital.
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