No valores globais, realce para a Associação de Futebol de Aveiro, que tem os dois líderes sociais-virtuais, três nos quatro mais e quatro dos seis emblemas com mais seguidores nas redes sociais são do distrito aveirense, dois a norte litoral, um no nordeste distrital e o principal clube da capital de distrito, que lidera em termos absolutos, Beira-Mar, seguido de Arouca, da União Leiria, do Lusitânia Lourosa, um dos que mais cresceu neste hiato temporal avaliado, Fafe e Sporting Espinho, tendo ainda a AD Sanjoanense em 10º absoluto, atrás de Alverca, Torreense e União Madeira.
Algumas tabelas abaixo, tal como a global acima colocada, não têm o percentual máximo retirado, por dificuldades na transposição de dados, mas o incremento está sempre emparelhado, é idêntico na avaliação em cada uma.
Série A
Na Série A lidera nas redes a Associação Desportiva Fafe, seguida de União Madeira e do recém-promovido Vizela. As alterações, apesar da relativa proximidade de números, foram residuais, São Martinho a ultrapassar Maria da Fonte, Berço a adiantar-se ao Montalegre, Cerveira e Pedras Salgadas a trocarem de posição.
Perante uma notória ausência de boa parte das redes sociais avaliadas, nomeadamente do twitter e do YouTube, as avaliações à presença em cada rede circunscrevem-se a facebook e instagram.
A formação insular do União Madeira é líder, no que à Série A diz respeito, em presenças no facebook, sendo a única alteração visível no posicionamento face aos valores do mês de Setembro de 2019 a passagem dos vimaranenses do Berço face ao Cerveira, sendo igualmente o Berço a apresentar o maior crescimento percentual.
No instagram lidera claramente o Fafe, com quase o dobro dos seguidores do perseguidor Vizela.
Esta rede prova-se a mais activa na evolução de valores, notando-se por isso uma maior alteração posicional e muita proximidade de valores. Merelinense ultrapassa AD Oliveirense, Berço adiante de União da Madeira, Mirandela a ser o clube com maior crescimento e a avançar para a frente de Bragança e Maria da Fonte. Merelinense e São Martinho também cresceram de forma notória na rede 'jovem'.
Série B
A ascensão meteórica do Arouca, já em plena era digital, permitiu-lhe atingir valores nas redes sociais bem acima da sua história futebolística, comparando com muitos dos rivais do distrito. De volta às ligas profissionais em 20/21, o Arouca lidera a Série B e apenas é batido no Campeonato de Portugal 19/20 pelo Beira-Mar.
Lusitânia Lourosa é dos clubes com mais adeptos em casa em todo o campeonato e o fervor cresceu na cidade pertencente ao concelho de Santa Maria da Feira, com a boa comunicação social-virtual, curiosamente por alguém que trocou Sporting Espinho por Lusitânia, a ver os 'regueifeiros' a ultrapassarem os 'Tigres da Costa Verde' nestas tabelas das redes.
O quarto maior clube da Série B é outro histórico e eclético emblema do norte do distrito dos 'ovos molos', vizinho dos três que o encima, AD Sanjoanense.
O Canelas 2010 saltou de 10º em Setembro para 7º, ultrapassando Vila Real, Amarante e o rival gaiense Coimbrões. Paredes trocou de lugar com Gondomar.
No facebook, que determina muito do valor global, pois é a rede social mais presente e à qual mais recorrem os clubes, habitualmente, não apresenta grandes diferenças, mas é de sublinhar a grande diferença entre Sporting Espinho e Lusitânia Lourosa, favorável ao emblema da costa que alinha a um par de km de Lourosa, em Fiães, sendo os lourosenses muito presentes e seguidos no instagram, ainda assim a formação de Lourosa a ultrapassar Sanjoanense e Lusitano Vildemoinhos em relação a Setembro. Paredes ultrapassou Valadares e Gondoar, enquanto Canelas 2010 trocou de lugar com Leça e o Trofense com o Castro Daire.
Lusitânia Lourosa e Canelas 2010 demonstram a sua visão mais actualizada, sendo que Sporting Espinho também tem um crescimento ligeiro nesta rede social. O Coimbrões é o segundo clube com maior crescimento percentual, apenas atrás do conterrâneo concelhio Canelas 2010. O Felgueiras ultrapassou o Trofense e o Paredes foi ultrapassado po Coimbrões e por Castro Daire.
Série C
O líder social-virtual do Campeonato de Portugal está na Série C e é o Beira-Mar.
Nos valores globais o Recreio de Águeda subiu uma posição, o Fátima saltou de 10º para 7º, Marinhense desceu a 8º, os açorianos do Praiense desceu a 11º, passando o Condeixa a 10º.
No facebook em específico as diferenças no cima são claras, Beira-Mar e União Leiria tem enorme margem entre si e para a concorrência, Torreense e Caldas trocaram de posição e o Recreio Águeda aproximou-se bastante de Benfica Castelo Branco. O Fátima adiantou a Marinhense, União Santarém, Praiense, Condeixa e Oliveira Hospital.
O mais crescimento percentual foi do Centro Desportivo de Fátima.
No instagram o líder mantém-se o Beira-Mar, seguido de Torreense, que cresceu bastante, adiantando-se a União Leiria.
O maior crescimento percentual pertence a Recreio Águeda, a aumentar quase 2,5 vezes a quantidade de seguidores. Também do distrito de Aveiro, os 'Trevos' de Anadia também mostram um crescimento bem sensível.
Série D
Sintra Football e 1º Dezembro sobem uma posição a expensas do Mineiro Aljustrelense, Loures e Armacenenses trocaram de lugar, enquanto Esperança Lagos, Lusitano Évora SAD e Pinhalnovense sobem por troca com Olímpico Montijo.
No facebook lidera o Oriental, Amora e Real SC mudaram o seu posicionamento, Fabril Barreiro adiantou-se a Armacenenses.
A equipa que cresceu mais no facebook, em termos percentuais, foi o Loures, seguido de perto por Esperança Lagos, Lusitano Évora SAD e Louletano.
No instagram é o Alverca na frente, seguido de Real SC, mas sublinhe-se a grande proximidade de valores entre Oriental, Sacavenense e 1º Dezembro, assim como entre Amora, Sintrense e Loures ou entre Olhanense, Pinhalnovense, Armacenenses e Aljustrelense, tendo Loures sido o clube com maior crescimento percentual nesta rede em específico.
Sem comentários:
Enviar um comentário