Relegado para estatuto de quarto escalão nacional, o Campeonato de Portugal perdeu ainda mais dimensão mediática na imprensa, quase ignorado pelos jornais desportivos lisboetas, com somente O Jogo a manter as fichas de jogo dos encontros, este não deixa de apresentar belos talentos e prosseguir um grande contraste entre emblemas e futebolistas amadores ou semiprofissionais, a procurarem uma nova experiência, a se mostrarem e os clubes com profissionais que têm neste campeonato montra, alguma montra, por via online e pelos empresários, essencialmente, pois o Canal 11, infelizmente, também quase se desligou da prova, focando-se bastante na Liga 3, com sentido, porém abdicando do espaço que deveria dedicar a este escalão, com resumos e comentários à prova.
O grande nome de 21/22 é o histórico Os Belenenses, que se 'reinventou' e subiu os três escalões distritais lisboetas, integrando agora novamente os nacionais e liderando esta prova no ranking das redes sociais, de forma claríssima, em 12º lugar absoluto.
Na peugada de um espaço no acesso à Liga 3, os Belenenses...
O clube do Restelo encontra-se no 1342º lugar entre o crescimento percentual entre 2020 e 2021.
O segundo melhor posicionado entre os 61 clubes que iniciaram o Campeonato de Portugal 21/22 é o também histórico Sporting Espinho.
Os 'Tigres da Costa Verde' têm perdido algum fulgor e abandonaram o Top 40, caindo cinco posições face a 2020, ainda que tenha incrementado pouco mais de 6% nas redes sociais.
Com a expectativa da nova casa, mas ainda a competir em Ovar, depois de Fiães, os espinhenses apenas cresceram de forma mais acentuada no canal do YouTube, subindo a rondar os 5% nas outras três redes analisadas.
Observando a margem de crescimento, ultrapassar os 40 mil seguidores globais será um propósito para 2022, com os 25 mil no Facebook, os 10 mil no Instagram, incrementar de forma mais nítida no Twitter a almejar os três mil no YouTube.
O clube não começou muito bem o Campeonato, mas a mudança técnica parece ter serenado e melhorado a equipa, agora com Pedro Barroso ao leme, ele que havia orientado o Benfica e Castelo Branco nas duas temporadas anteriores, mas que é oriundo do Vale do Sousa.
Na subida percentual o Sporting Espinho fixou-se em 1269º entre os clubes avaliados.
Grandes rivais nos anos 80 e 90, entre a 2ª Divisão, a Divisão de Honra e a 1ª Divisão, Salgueiros e Sporting Espinho aproximam-se também nesta tabela, seguindo-se no posicionamento dentro do Campeonato de Portugal, com os que eram de Vidal Pinheiro a perderem quatro lugares, igualmente a abandonarem o Top40, mas a ficarem mais perto do rival da 'margem sul' do Douro (sim, há margem sul para além do Tejo)!
Tal como os 'Tigres', a 'Alma' anda com a casa às costas desde a 'traição camarária pré-Porto 2001, com o clube a ser expropriado do Vidal Pinheiro para o Metro, contudo sem ter a compensação acordada, com o apoio para a construção do novo estádio em Arca d'Água.
Depois de superar os 30 mil seguidores, com um crescimento global superior a 15%, o Salgueiros deve ativar conta no Twitter e manter a ascensão que apresenta nas restantes redes avaliadas, podendo almejar os 30 mil no Facebook, como plano ambicioso para 2022, e os 10 mil no Instagram.
No Campeonato de Portugal, com o treinador que apresenta o melhor rácio na competição, Rui Amorim, o 'Velho Salgueiral' procura alcançar a Liga 3...
O Salgueiros surge em 695º no ranking de crescimento percentual.
As questões entre SAD criadas sem uma real inspeção e aprovação detalhada por parte das entidades competentes, FPF e Estado, continuam a trazer falências sucessivas de clubes-empresas, como sucedeu com União da Madeira e Pinhalnovense na edição 21/22 do Campeonato de Portugal.
O terceiro principal emblema madeirense surge na 4ª posição deste ranking, ainda que tenha abandonado cedo a participação no Campeonato de Portugal.
O União da Madeira perdeu 10 lugares no ranking das redes sociais, onde é agora 50º, tendo crescido menos de 5% face ao ano anterior, sendo o Instagram a rede, como habitual nesta análise, com maior crescimento, cerca de um quinto.
O clube que parecia ter encontrado uma ligação a Cristiano Ronaldo como patrono terá de superar nova crise para tentar recuperar a sua posição no futebol regional e nacional.
No crescimento percentual, o União da Madeira posicionou-se em 1338º.
Recentemente partenariado com o Grupo Länk, o Länk Vilaverdense posiciona-se em 5º neste ranking, tendo incrementado quase 10% nas redes face ao ano transacto, apesar da quebra no Twitter e da não presença no YouTube.
Os 30 mil seguidores globais devem ser objetivo firmado para 2022, onde o emblema de Vila Verde se fixou em 1080º no crescimento percentual.
Uma das centenárias formações ainda remontantes ao século XIX, o Vianense é o líder distrital em Viana do Castelo, posicionando-se em 56º neste ranking nas redes sociais, onde recupera alguns dos lugares perdidos.
Os 30 mil seguidores globais são também objetivo para 2022.
Com um crescimento superior a um quarto, o Vianense fixa-se em 353º no ranking da subida percentual face a 2020!
A recuperar o trono de Santo Tirso com a 'desgraça' do Aves, mais um emblema afundado por uma SAD mal avaliada e acompanhada pelas autoridades, o Tirsense aparece em 7º lugar no Campeonato de Portugal nas redes sociais.
Os 'Jesuítas' perderam quatro posições das seis que havia trepado entre 2019 e 2020, ainda assim a crescer quase um quinto nos números.
Observando o crescimento efetuado nos últimos dois anos, é de crer que no final de 2022 o Tirsense possa ter superado os 30 mil seguidores globais nestas quatro redes avaliadas, sendo de sublinhar a subida no Facebook, valores acima da média, estando no aumento percentual em 579º lugar.
O Olhanense posiciona-se em 8º neste ranking social-virtual. Os 'rubros-negros' do Algarve mantêm-se à porta do Top60, agora em 62º lugar.
O crescimento entre 2020 e 2021 foi interessante, a incrementar em mais de um quarto, não o bastante para se impulsionar para o interior dos 60 com mais seguidores, ainda, mas a ficar à porta desse top no Facebook e Instagram também, tendo saltado mais de 50 posições na última desde o início desta análise.
O emblema de Olhão foi o 329º a crescer mais no ranking percentual.
Segue-se um emblema do Marão, o Amarante, que cresceu seis lugares, quatro dos quais 'roubados' a participantes da mesma competição em 21/22, a reingressar no Top70, do que havia sido desalojado no final de 2020.
No Facebook o Amarante também cresceu seis posições, as mesmas que perdeu no Instagram, apesar do incremento em quase um quarto, dando um salto de mais de 50 lugares no YouTube.
A aproximar-se do centenário, o clube das belas margens do Tâmega ultrapassou os 20 mil seguidores, devendo mirar os 25 mil como próxima meta enquanto continua a presar os talentos da região no seu relvado.
O clube posiciona-se em 451º no ranking percentual, com uma ascensão de quase 23%.
De regresso aos nacionais está o histórico Barreirense, que tanto talento ofereceu ao futebol português, agora a procurar renascer nas várias modalidades e a surgir logo atrás do Amarante, em 66º, a subir um lugar face a 2020.
Depois da queda de cinco posições, o emblema da margem sul ganha quase 15%, ainda a segurar lugar entre os 60 mais no Facebook e a subir no Instagram, onde ganhou quase 50% nos seguidores. No Twitter ainda se espera a entrada.
No Monte da Forca tem-se caído no ranking das redes sociais, com o Vila Real a perder nove lugares nos recentes dois anos, agora em 67º.
Com mais de um século de existência, o Vila Real já viveu momentos interessantes, mas busca maior estabilidade nos nacionais e também deveria fazê-lo nas redes sociais, engajando as gentes fixas e temporárias, assim como a Diáspora transmontana.
No Facebook a queda foi de mais dois lugares, enquanto no Instagram a subida quase nula cifrou-se em novo trambolhão, 25 posições perdidas, ganhando espaço no YouTube, a passar o meio milhar de subscritores.
O incremento inferior a 10% face a 2020 vale aos vilarrealenses o 1113º lugar no ranking de crescimento percentual.
De Trás-os-Montes para o Minho, de capital regional para capital regional, com o Merelinense a suceder ao Vila Real neste ranking, onde baixou duas posições entre 2020 e 2021, a acumularem às nove do ano anterior.
Ainda sem presença no YouTube, a formação de Merelim São Pedro cresceu pouco mais de 11%, 978º desse ranking percentual absoluto de emblemas futebolísticos em Portugal, sendo a 9ª entre as da Associação de Futebol de Braga com este 68º.
Superados os 15 mil seguidores no Facebook, o objetivo passa por rapidamente ultrapassar os 20 mil absolutos, os 500 no Twitter e os quatro mil no Instagram, onde cresceu mais de um quarto.
Daqui ruma-se ao Sul e a Sacavém, onde os 112 anos de história do Sacavenense veem o clube a segurar-se no Top70 do ranking das redes sociais, 15º entre os clubes da Associação de Futebol de Lisboa.
Apesar de ter perdido uma posição no ranking geral, o Sacavenense cresceu mais de 15% e integrou o ranking da rede social YouTube.
Leça da Palmeira tem o seu representante a surgir em 236º no ranking percentual, com um crescimento de um terço nas redes, para saltar rumo ao 72º lugar, uma subida de 11 degraus para se aproximar dos 20 mil seguidores globais, um objetivo válido e atingível em 2022, mesmo sem presença no Twitter e no YouTube.
Depois de Leça viaja-se até Ponte de Lima, onde 'Os Limianos' é 73º global, tendo perdido um lugar, sendo um dos mais de 10 que o Leça ultrapassou.
No ranking evolutivo percentual o Limianos posiciona-se em 879º, a par de Sátão e Rio de Mouro, com um crescimento global de 13,08%.
No Facebook a formação do Alto Minho segurou o 68º lugar, tendo perdido oito posições no Instagram, três no Twitter e 30 no YouTube, apesar de subir os subscritores consideravelmente aqui.
Do Alto Minho para a alta Beira Baixa e o Benfica e Castelo Branco, a cair também um lugar, ultrapassado por leceiros, para se fixar no 74º no final de 2021, com uma subida próxima dos 13%.
O Sport Benfica e Castelo Branco está em 902º no ranking percentual, igualado com a formação minhota do GDR Esporões.
No Facebook a formação albicastrense mantém a posição dos últimos dois anos, perdeu mais do que havia conquistado no Instagram, agora em 76º, retoma presença no Twitter e tem uma ligeira subida nos subscritores no YouTube.
Com subidas e descidas, o Sintrense manteve-se a fechar o Top80 no ranking das redes sociais.
A equipa sintrense perdeu um lugar no Facebook, recuperou três posições no Instagram, cedeu quatro no Twitter e dá uma queda no YouTube, onde apenas incrementou num subscritor durante o ano 2021.
O próximo objetivo global são os 20 mil seguidores, cinco no Instagram, passar a centena no YouTube, aproximar-se dos 500 no Twitter e ambicionar os 15 mil no Facebook.
Entre norte e sul, interior e litoral, da real majestosa Sintra sobe-se até à Capital do Vidro, onde o Marinhense prossegue no Campeonato de Portugal, porém a descer mais dois degraus no ranking das redes sociais, onde agora está em 83º.
O Atlético Marinhense cresceu mais de 13%, percentagem que o coloca em 866º nesse ranking percentual, a par de Canelas 2010, da formação do Lanhas e do Popular penafidelense FC Ribas, todos com uma subida de 13,37%.
No Twitter houve uma recuperação de seguidores, a aproximar-se do milhar, enquanto no Instagram está no limiar dos cinco mil. O clube entra no YouTube para a 101ª posição com mais de 100 subscritores.
Um dos estreantes nos nacionais seniores masculinos de futebol em 2020, o Condeixa ultrapassa históricos conimbricenses para surgir nas redes sociais como o segundo clube da Associação de Futebol de Coimbra, apenas atrás da gigante Académica.
Representante de Condeixa-a-Nova, o Clube Condeixa nasceu a 1900 e é bastante eclético, sendo reconhecido por outras modalidades no universo desportivo luso.
Depois de pular dez lugares para fechar o Top100 em 2020, no final de 2021 o Condeixa volta a subir, posicionando-se em 94º no ranking geral nas redes sociais.
O clube cresceu um quarto nos seguidores, aproximando-se dos 15 mil globais, 376º com maior crescimento percentual, sendo que no Facebook está na mesma franja de incremento, passando de 126º para 102º, e no Instagram o aumento foi ainda superior, mas no caso cifrando-se somente na recuperação de um lugar.
Ainda sem presença oficial em Twitter e YouTube, é de crer que o Condeixa continue a cimentar a sua presença nas redes sociais da mesma forma que o procura fazer nos relvados nacionais.
Na liderança da Associação de Futebol de Bragança surge o Mirandela, que trepou ao 102º lugar global, mais 16 posições face a 2020, crescendo um terço face à avaliação anterior.
O Mirandela continua sem presença no Twitter e deixou novamente o YouTube, porém a subir nas redes sociais Facebook e Instagram numa medida próxima, cerca de um terço em ambas, tendo ascendido 40 posições no Facebook e a perder três no Instagram.No ranking percentual, o Mirandela fixa-se em 231º lugar.
Os 15 mil seguidores globais serão bem alcançáveis em 2022, continuando o crescimento assinalado.
Em crescimento está também o Valadares Gaia, que subiu 15 lugares para ocupar agora a 106ª posição, a subir em mais de um quarto os seus números.
Os gaienses superaram os 10 mil seguidores no Facebook, subindo seis degraus; no Instagram estreiam-se com mais de mil seguidores, ainda sem presença no Twitter e a se aproximarem dos mil subscritores no YouTube.
A formação do GSL aumentou em mais de 30%, subindo 22 posições no ranking global nas redes sociais somadas sob escrutínio.
No Facebook o salto foi de 37 lugares, esperando-se que atinja a dezena de milhar de seguidores em 2022. No Instagram o Loures segurou a posição, almejando atingir os cinco mil seguidores, enquanto no YouTube os subscritores passaram os 50. Os 15 mil globais são propósito atingível em 2022, talvez ousar o Top100 dos clubes futebolísticos.
Depois de Loures, regresso ao norte e a terra jesuíta, com o São Martinho a aparecer em 119º, com mais uma grande subida, de 21 lugares, cerca de um quarto na percentagem de crescimento, para ultrapassar os 11 mil subscritores.
Sem presença no Twitter e no YouTube, a formação de Santo Tirso assenta arraiais nos valores acumulados entre Facebook e Instagram, com o São Martinho a entrar no Top200 de forma clara, 179º, no Facebook e a perder duas posições no Instagram para se fixar em 78º.
Cinco lugares abaixo na tabela geral e um pouco mais a norte surge o representante mor de Póvoa de Lanhoso, portador de nome de rebelião histórica ocorrida no século XIX na zona, o Maria da Fonte é 124º, subiu 35 posições e cresceu mais de 30% nos subscritores.
O Maria da Fonte posiciona-se em 263º no ranking de crescimento percentual.
O próximo objetivo poderá passar pela entrada no Twitter, bater os 10 mil seguidores no Facebook, procurar aproximar-se dos 15 mil seguidores globais.
Recém-chegada aos nacionais, sem grande história, a AD Castro Daire continua a galopar na tabela das redes sociais, a subir 39 lugares para alcançar a 130ª posição.
No ranking percentual o Castro Daire é 251º com um crescimento próximo de um terço nos valores.
O Castro Daire trepou 44 lugares no Facebook, sete no Instagram, 22 no Twitter e entrou no ranking do YouTube.
Depois de ultrapassar os 10 mil seguidores globais, o Castro Daire mira os 15 mil, chegar aos 10 mil no Facebook, aos três mil no Instagram, os 200 no Twitter e ganhar subscritores no YouTube, para continuar a cimentar a sua presença digital a par da desportiva.
Histórico alentejano, o Juventude Évora dá um salto de mais de 40 lugares, mantendo-se colado ao Castro Daire, também a se aproximar dos 11 mil seguidores globais.
O Juventude Évora ganha presença no Twitter e no YouTube, sobe quase três quartos no Instagram e cresce mais de um quinto no Facebook.
Com mais de 100 anos, o Juventude aspira agora aos 15 mil seguidores globais, 10 mil no Facebook, dois mil no Instagram, a centena no Twitter e o milhar no YouTube.
Apesar de regressar aos nacionais, o Gouveia vem em perda no ranking das redes sociais, a baixar 11 posições face ao final de 2020, ainda que em crescimento, mais de 11%, e a superar os 10 mil seguidores globais em 2021.
O Gouveia é, ainda assim, o líder distrital da Associação de Futebol da Guarda, surgindo em 137º lugar global.Com uma quebra de posições no Facebook, o Gouveia subiu no Instagram, crescendo mais de 50% para se aproximar do Top200.
Em aproximação está o Forjães, de regresso aos nacionais, a saltar 29 posições face ao ano anterior e a recuperar o que havia perdido de 2019 para 2020, fechando o clube minhoto o Top150.
Com presença apenas em Facebook e Instagram, cresceu cerca de um quarto nos seguidores e a introdução de presença digital no Twitter e YouTube poderia acelerar a chegada aos 15 mil seguidores globais.
O membro seguinte é igualmente minhoto, recém-nascido ainda a entrar no 'ensino primário', o vimaranense Berço chegou com ambição, mas a época 21/22 está distante das anteriores e a ameaça de regresso à AF Braga cresce.
O Berço subiu 36 lugares para integrar o Top160, tendo crescido cerca de um terço face a 2020.No Instagram o jovem clube de Guimarães passa a integrar o Top100, tendo um crescimento próximo de 50% face a 2020 nesta rede.
No ranking global de crescimento percentual o Berço está em 223º!
Do Minho a viagem segue para a Madeira onde a AD Camacha foi ultrapassada pelos emblemas que a precedem nesta tabela, não deixando, contudo, de também continuar a ascensão, 14 lugares para fechar o Top160 no final de 2021.
O clube de Camacha incrementou em cerca de um quinto o número de seguidores.
Depois do salto de mais de 100 lugares no Facebook entre 19 e 20, o Camacha supera os oito mil seguidores e cresce o mesmo número de posições nesta rede social face ao global.Após uma subida de perto de meia centena de posições, os açorianos do Sporting Ideal perderam algum fulgor entre 2020 e 2021, caindo 15 lugares para deixar o Top160.
Sem presença no Twitter e no YouTube, o Ideal regrediu em quase um quinto no Instagram, perda que resulta na queda de posições no ranking geral.
Na Sertã emerge o Sertanense, que subiu mais de um quarto nos números de seguidores, a se aproximar dos 10 mil globais e a continuar a escalada no ranking, mais de 50 posições em dois anos.
No Facebook o Sertanense aproxima-se do Top200, enquanto no Instagram o emblema do interior profundo lusitano perdeu oito lugares, mas segura-se ainda no Top100.Em Amarante não é somente o emblema da sede concelhia a surgir, pois o Vila Meã também voltou aos nacionais e, consequentemente, integra este ranking em 2021.
O Atlético de Vila Meã segue a sua subida, depois dos mais de 100 degraus, o clube sobe 34 posições e aproxima-se do Top160, crescendo cerca de um terço nos números e a se achegar aos 10 mil seguidores globais.
No Facebook o Vila Meã é 162º, imediatamente adiante de Belenenses SAD e tendo crescido mais no último ano que o emblema da Liga Bwin!
Também no Instagram o emblema do Marão recupera posições, a passar para 171º.
Sem presença digital em Twitter e YouTube, o Vila Meã usa as redes 'META' para se promover online.
Do Tâmega e do Marão uma longa viagem até Loulé, onde o Louletano procura reabilitar-se, a ter página apenas do futebol e de todo o clube nas redes, usando-se aqui os valores de Facebook da página dedicada ao futebol sénior.
O Louletano integra em 2021 o Top200, a ganhar mais de 120 lugares em dois anos.
No Facebook a formação de Loulé salta para o Top400, ao passo que no Instagram os algarvios subiram um lugar para 67º.Já presente também no YouTube, com o ciclismo novamente na estrada, é de aguardar coisas boas para o Louletano, também nas redes sociais.
O centenário União Coimbra foi recuperado e está de volta aos nacionais, na sua nova forma, União 1919, a surgir nas redes sociais em 194º, a trepar quase 100 posições face a 2020!
A formação coimbrã cresceu perto de dois terços nos seguidores, passando a tomar parte do Top200. No crescimento percentual o União 1919 posiciona-se em 79º do ranking global!Sem Twitter e YouTube, nota para o enorme crescimento no Instagram, onde mais do que triplicou os números, tendo também crescido quase 50% no Facebook. Um bom regresso à ribalta, mesmo que terciária.
Igualmente centenário é o Esperança de Lagos, num regresso ao Algarve para este ranking. Os lacobrigenses estão à porta do Top200 nacional, subindo 19 posições face a 2020.
O crescimento mais visível, como na maioria dos emblemas, surge no Instagram, onde o Esperança de Lagos aumentou em quase 50% o número de seguidores, aproximando-se dos 20% no Facebook e YouTube.Entrar no Top200 e atingir os 10 mil seguidores são objetivos para 2022.
Nascida no pós-25 de Abril, já em 1976, a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, ARCO, cresceu cerca de 20% nas redes, subindo 10 lugares para superar os sete mil seguidores, mais de 20 posições conquistadas no Facebook, a deixar o Top200 no Instagram e sem presença em Twitter e YouTube.
Outro bom representante do interior profundo lusitano, sempre assolado por incêndios, a surgir neste ranking.O objetivo será aproximar o Top200 e os 10 mil seguidores, sendo de interesse criar contas no Twitter, no YouTube e noutras redes para expandir a influência e os seguidores.
Terra de famosas águas, primeiro pelo gás, depois pelos sabores, a Juventude de Pedras Salgadas traz Trás-os-Montes de volta e é o cliente seguinte do ranking, a surgir em 225º global, trepando 21 posições em relação a 2020 e a aumentar em cerca de um quarto os seguidores.
No Facebook a formação das 'Pedras' aproximou-se do Top200, enquanto no Instagram a subida foi de mais de 100 lugares para entrar no Top400.De volta à insularidade surge o Operário de Lagoa, que tem caído no ranking social virtual, agora a perder 34 posições depois das 38 de 2019 para 2020.
No Instagram o Operário deixa os 1000 mais, apesar da subida de um quarto no número de seguidores.
Mantendo no arquipélago açoriano, segue o Fontinhas, que ascende rapidamente, agora a saltar 41 degraus para integrar o Top300.
O clube de Praia da Vitória, fundado em 1975, mantém a visibilidade de estar no Campeonato de Portugal, nada como na temporada de estreia, mas ainda assim a dar um novo salto grande nos rankings das redes sociais.A acercar-se do Top300 está o União de Montemor, que subiu mais de um quinto, 22 posições, para se aproximar dos seis mil seguidores globais.
O Grupo União Sport de Montemor-o-Novo deve almejar os cinco mil seguidores no Facebook, os dois mil no Instagram e os 100 no Twitter para 2022.
A viagem continua em saltos bem distantes e do Alentejo se ruma até ao nordeste e a Macedo de Cavaleiros, onde o Atlético local subiu até perto dos seis mil seguidores, escalando 16 lugares no ranking e sendo mais um a disputar a entrada no Top300 do futebol social-virtual português.
O Macedo de Cavaleiros não possui Twitter, nem YouTube, mas deve aspirar a continuar a sua subida, desportiva e virtual-social-digital.Na sede de concelho de Praia da Vitória, na Terceira, o Praiense foi obrigado a recriar, novamente, a sua página de Facebook, perdendo mais de 200 lugares no ranking.
De quase 10 mil seguidores, o Praiense cai para perto dos seis mil, vindo a perder seguidores também no Twitter.O propósito do clube deve ser recuperar os seguidores que possuía antes, atingir a dezena de milhar.
De volta aos nacionais está o Imortal Albufeira, que recupera parte das posições perdidas de 2019 para 2020, tendo partido nesta análise como 303º, de onde caiu para 321º, mas a recuperar agora para 315º, certamente com a mira no Top300.
Os algarvios subiram quase 20% nos seguidores.Para 2022 o objetivo deve incluir superar os cinco mil seguidores no Facebook e os mil no Instagram.
De volta ao interior e a Cernache do Bonjardim, o Vitória de Sernache sucede no Campeonato de Portugal social-virtual ao Imortal, surgindo em 330º com uma subida de 41 lugares, a superar os cinco mil seguidores e a crescer perto de 30%.
O Twitter e o YouTube são duas ferramentas que também deveriam estar em uso pelo clube.A estrearem-se nos nacionais e a entrar no Top400 estão os arouquenses do Alvarenga, passando de perto dos quatro mil para superar os cinco mil seguidores, num crescimento de um terço nos seguidores.
O emblema cresceu 67 lugares para o 363º.Outro emblema a refundar-se em algumas das redes sociais, o Paredes perde 300 lugares e cai mais de metade nos seguidores.
No Twitter o Paredes cresceu quase um quarto, um lado positivo face à presença nas redes Facebook e Instagram.O Serpa é o cliente seguinte deste ranking, a trepar quase 100 lugares depois da quebra anterior, para integrar o Top400 e a superar os cinco mil seguidores.
Depois de Serpa surge o Coruchense, a abandonar o Top400 depois de baixar 14 degraus no ranking, ainda que tenha um crescimento de perto de 20% nos seguidores.
A formação ribatejana aproxima-se dos cinco mil seguidores globais, devendo almejar superar esse número apenas no Facebook e os mil no Instagram, assim como ativar as restantes redes sociais para criar mais engajamento e chamar mais pessoas ao clube por via digital.
Passa-se o Tejo e retorna-se ao Alentejo para trazer O Elvas, que baixou dois lugares depois da subida de 74 na avaliação anterior.
O Clube Alentejano de Desportos, uma das referências históricas do futebol no interior luso, regressou aos nacionais, conta com vários formandos locais e está cada vez mais perto de superar os cinco mil seguidores globais, número que deveria já ter atingido.
O objetivo cinco mil e Top400 deve ser propósito para 2022!
O Pêro Pinheiro abandona novamente o Top400, para onde entrou no ranking anterior, tendo incrementado em perto de 14% os seguidores, a aproximar sem superar os cinco mil globais.
A formação sintrense regressou aos nacionais, mas a sua presença digital não acompanhou esse retorno, subindo de forma menos vigorosa do que na comparação anterior.
Na Margem Sul o Pinhalnovense é mais um exemplo de um clube que cria uma SAD, tem suposto investidor e passado pouco tempo perde a sua posição. A equipa de Pinhal Novo abandonou o campeonato quando até estava a ter uma boa prestação, mas tal não faz com que a deixemos de posicionar neste ranking, onde é 447º, tendo saltado mais de 200 lugares.
No total a formação de Idanha-a-Nova trepou mais de um terço nos seus números de seguidores. No Facebook a subida superiorizou os 25% e no Instagram aproximou-se dos 50%, a que acresce a presença no YouTube.
Não será fácil a manutenção no Campeonato de Portugal, num quadrangular que envolve os rivais distritais Benfica e Castelo Branco e Oleiros, assim como o Condeixa, contudo o regresso aos nacionais de clubes do interior é sempre de saudar, pois há que lembrar o Portugal no seu todo e não apenas o eixo Porto-Lisboa.
Representante de Sátão, o Ferreira de Aves tem andado num sobe e desce entre o Associação de Futebol viseense e o Campeonato de Portugal, mas foi dos clubes que fez Kiko Bondoso o jogador que é, tendo saltado do Moimenta de Beira para o Ferreira de Aves e daqui para o Lusitano Vildemoinhos, de onde ruma ao Vizela, com o talento que se lhe reconhecia ainda no Campeonato de Portugal.
Gondomar é o clube que se segue neste ranking. A 'reinvenção' da página do clube no Facebook, primeiro, e do Instagram, mais recentemente, levou à perda de milhares de seguidores, o que resultou numa queda abrupta neste ranking.
O emblema que festeja o centenário encontra-se à porta do Top500 quando há dois anos estava perto do Top100, uma nova subida deve estar na mira. Se estavam pertíssimo dos 10 mil seguidores, o próximo propósito é recuperar esses valores, iniciando pela ultrapassagem dos cinco mil seguidores.
O Campeonato de Portugal apresenta-se como aquele que realmente representa o país, de norte a sul, do continente e das ilhas, do litoral ao interior e a passar por praticamente todos os distritos, ainda que alguns deles apenas surjam com um representante.
Em grande ascensão encontra-se o Lusitano Moncarapachense, formação de Moncarapacho no concelho de Olhão, Algarve, que em três análises a este ranking escalou quase 200 lugares, aproximando-se agora do Top500 com um crescimento de mais de 50% entre 2020 e 2021.
O regresso aos nacionais também serviu de tónico para um festejo virtual-social e, com isso, um ganho de adeptos. Com os quatro mil alcançados, próxima etapa é ultrapassar os cinco mil seguidores e entrar nos 500 mais deste ranking.Do Algarve de volta a Trás-os-Montes, de lés a lés neste Portugal retangular, o FC Santa Marta de Santa Marta de Penaguião foi criado em 2015 e traz bem presente o 'ouro' da região, o vinho do Alto Douro.
O clube faz a estreia nos nacionais e posiciona-se em 533º, aproveitando da melhor forma a entrada no universo Instagram, onde está perto do milhar de seguidores, para quatro mil seguidores globais exatos na altura da contagem, no final de dezembro.
Apesar de ser o clube que fecha esta análise ao Campeonato de Portugal, o Rabo de Peixe lidera na ascensão, crescendo quase dois mil por cento e perto de mil lugares no ranking social-virtual!
O emblema açoriano, a estrear relvado, ganhou muito dimensão, passando de pouco mais de dois centenas de seguidores para quase quatro mil!É sempre complexo avaliar interações, aumentos, a gestão, contudo nota-se a contínua desvalorização do papel das redes sociais no engajamento e no próprio encaixe financeiro com marketing e iniciativas afins, pois são poucos os que têm lojas ou merchandising realmente disponível online, ainda menos os que realizam promoção ativa disso mesmo, passatempos e eventos que incrementem os números de seguidores, de potenciais clientes e também meios alternativos de encaixe, algo que nem sequer funciona bem com as marcas que equipam, em grande parte, pois os próprios equipamentos são difíceis de arranjar para os interessados que não estejam nas imediações físicas dos clubes.
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