Depois de apresentada a evolução nas redes sociais por parte dos competidores da Liga Bwin 21/22, abaixo chega a apresentação dos mesmos valores, mas reportados aos emblemas que alinham na Liga Sabseg 21/22, onde lidera a presença social-digital o clube 'alvinegro' madeirense Nacional, que ultrapassou Rio Ave e Académica Coimbra face ao ano anterior, tendo crescido mais de 140% num ano, 23º maior crescimento percentual do total de cerca de dois mil clubes analisados.
O grande salto nacionalista aconteceu no Instagram, onde o emblema sediado na nebulosamente mística Choupana subiu de 25º para 5º clube de futebol português com mais seguidores.
Em dois anos o incremento global do Nacional da Madeira nas redes sociais avaliadas foi superior a cinco vezes, particularizando-se no Instagram, onde passou de pouco mais de uma dezena de milhar de seguidores para perto de 300 mil, o que coloca o emblema acima dos 360 mil no total!
No percentual de crescimento os vilacondenses posicionam-se em 11º dentro dos participantes da Liga Sabseg, 813º globalmente.
Em Vila do Conde o objetivo passa pelos 300 mil, superar os 150 mil no Facebook, aproximar os 100 mil no Instagram, os 50 mil no Twitter e os cinco mil no YouTube.
Durante décadas serviu como o segundo emblema de centenas de milhares, tinha o gosto da população, foi um clube de protesto - ou de base estudantil para tal, também eclético na estreita relação com a 'Academia', com os estudantes que por ali passavam, nas várias modalidades, mas tal foi-se perdendo, a Académica mostra-se hoje divorciada do seu público primário e secundário, nem a população estudantil, nem os residentes coimbrões se sentem ligados ao emblema, que ainda assim é o 10º global no ranking social-virtual, perdendo três lugares nos últimos dois anos e com um crescimento na ordem dos 3/4%.
No Twitter os 'Estudantes' subiram uma posição, mantendo lugar no Facebook e perdendo lugares no Instagram e no YouTube.
A 'Briosa' necessita de se religar aos 'seus', recuperar os símbolos passados e a ligação aos estudantes, que devem ser a sua base de recrutamento primária.
Nas redes sociais, é vital que o principal clube de Coimbra recupere momentos, glórias, nomes grandes da sociedade portuguesa que passaram pela 'Briosa', assim como crie modelos comunicativos com os quais se possam identificar os locais e os 'locais temporários'.
Sem presença digital nas redes Twitter e YouTube, ainda, os 'Valente Transmontanos' perderam mais uma posição no ranking geral, onde são agora 20º, tendo crescido pouco mais de 3% nas redes entre o final de 2020 e o término de 2021.
Para os flavienses é tempo de se ativarem nas restantes redes sociais e procurarem também trazer mais seguidores da Diáspora transmontana como principais representantes da região. Foco em superar os 100 mil globais quanto antes.
O regresso do Farense às ligas profissionais foi acompanhado por um salto nas redes sociais, seis posições, assegurando os 'Leões de Faro' a manutenção do 21º lugar geral no último ano, com uma subida de perto de 17%. Objetivo 100 mil para o Sporting Farense.
No Facebook o Sporting Farense mantém-se em 20º, subindo 10%, no Instagram perde um lugar, mas cresce mais de um quarto, enquanto no Twitter trepa três posições numa subida superior a dois terços, ao passo que no YouTube o clube de Faro cresceu sensivelmente o mesmo que globalmente, perdendo dois lugares no ranking da rede de vídeos.
Os 'Fogaceiros', tal como o Chaves, estão em queda contínua, ainda que atenuada face à alteração 19-20, de integrante dos 20 mais, o Feirense é agora 24º do ranking, tendo subido mais de 6% nas redes face ao final de 2020.
No Facebook o emblema de Santa Maria da Feira desceu mais uma posição, no Instagram cresceu mais de 12%, mas perdeu cinco lugares, no Twitter segurou o 19º, enquanto no YouTube recuperou para ascender a 36º, tendo crescido o número de subscritores em mais do triplo.
Em contraciclo com alguns dos rivais, os 'Lobos do Mar' da Póvoa de Varzim subiram mais um lugar, agora em 26º geral, crescendo mais de 15% globalmente para se aproximar dos 60 mil seguidores.
No Facebook o Varzim segura o 30º lugar e ultrapassa os 30 mil seguidores. No Instagram subiu uma posição e supera os 20 mil seguidores. No Twitter o emblema varzinista baixou dois lugares, mas sobe os quatro mil seguidores, ao passo que no YouTube caiu 10 posições, tendo subido marginalmente.
Atingir os 300 no YouTube, os cinco mil no Twitter, os 25 mil no Instagram e os 40 mil no Facebook devem ser propósitos para 2022 no Varzim.
Numa liga de vaivém, com clubes a subir e outros a descer, o histórico Leixões também vem perdendo posições no ranking global, a recuperar um lugar depois de perder seis, mas mantendo-se fora do Top30, onde estava seguro em 2019.
Os 'Bebés do Mar' engrandeceram-se em quase 20% para se aproximarem novamente dos 50 mil seguidores totais. Globalmente, o Leixões ficou no 571º lugar no crescimento percentual total.
No Facebook o clube deve ter como objetivo superar os 30 mil, ao passo que no Instagram a subida superior a um quarto indicia o objetivo dos 25 mil bem fixo para 2022. No Twitter o Leixões deve ter o foco nos três mil, enquanto no YouTube o clube deixou de ter uma presença validada e com número de subscritores, não fosse isso e teria superado os 50 mil seguidores já em 2021.
Depois de subir dois lugares, o Académico Viseu perdeu uma posição, fixando-se em 32º no ranking geral, ainda que tenha crescido quase 20% na redes para ficar no dealbar dos 50 mil seguidores.
No Facebook os viseenses caíram para 29º lugar, mas subiram 8%. Já no Instagram o clube deixa novamente o Top40, ainda que tenha incrementado em quase 25%. No Twitter o clube mantém o 26º lugar, enquanto no YouTube é agora 53º.
Objetivos para 2022 nos números nas redes sociais, tentar os 60 mil globais, superar os 35 mil no Facebook, atingir os 15 mil no Instagram, os 3500 no Twitter e os 500 no YouTube.
Quarto dos cinco clubes da AF Porto participantes da Liga Sabseg 21/22, excluindo as 'B', o Penafiel fixa-se em 36º global, perdendo mais três posições no ranking geral, apesar do crescimento constante acima dos 10%.
O Penafiel perdeu dois lugares no Facebook, onde tem agora mais de 25 mil seguidores, no Instagram a subida de quase um quinto não impediu a queda de cinco posições, mas ultrapassou os 16 mil seguidores e deve focar-se nos 20 mil, no Twitter o clube subiu um lugar, aproximando-se dos três mil, enquanto no YouTube perdeu sete posições, ainda aquém dos 500 subscritores.
Os 50 mil globais devem ser objetivo penafidelense para 2022 nas redes sociais.
Depois da subida ao céu com a Taça do Portugal e a descida ao inferno com a extinção, o Estrela da Amadora ressurgiu como uma 'fénix' e os 'tricolores' fundiram-se com o jovem Sintra Football para retornarem aos patamares nacionais e, no caso, ascenderem à Liga Sabseg.
No ranking das redes sociais o CF Estrela Amadora tem crescido, a saltar do 50º para 38º em dois anos. O clube da Reboleira superou os 40 mil seguidores e cresceu quase dois terços entre o fim de 2020 e o fecho de 2021.
No Facebook o Estrela cresceu sete posições e tem mais de 22 mil seguidores agora, devendo virar foco para ultrapassar os 30 mil. No Instagram o clube subiu de 50º para 34º mais do que dobrando os seus valores, os 20 mil são um objetivo razoável para 2022. No Twitter o crescimento foi bastante inferior ao observado entre 2019 e 2020, o que vê o clube perder três lugares. Já no YouTube o crescimento do Estrela foi de três quartos subindo oito posições.
Um grande salto para os 'Gansos', que em dois anos salta de 77º para 40º, entre 2020 e 2021 a subirem 29 lugares e a crescerem mais de 140% nas redes, que ainda se inauguram no Twitter e no YouTube, com enorme margem para crescerem.
O Casa Pia ficou sobre os 40 mil seguidores globais, ultrapassando os 20 mil no Facebook, onde cresceu mais de 85%, e aproximando-se desse número no Instagram com uma subida de quase 250%!
A boa temporada casapiana na liga em 21/22 pode trazer um novo salto nas redes, com maior interesse gerado pelo e para com o clube.
Em 2021 o Casa Pia foi o 23º que mais cresceu percentualmente nos clubes de futebol lusos.
O quarteto de 'primeiros' clubes lisboetas está junto nesta tabela, seguindo-se a Estrela e a Casa Pia o Mafra que também é ascendente no ranking geral, onde é agora 44º, entrando no Top50.
O Mafra subiu quase 40% para ultrapassar os 30 mil seguidores globais, entrando no Top40 do Facebook, onde se aproxima dos 25 mil seguidores; no Instagram é agora 53º e subiu mais de 80% para superar os 7500 seguidores.
Em 185º lugar no crescimento percentual global, o Mafra é outro dos ganhadores nas redes sociais face ao final de 2020.
Depois de subir quatro posições entre 2019 e 2020, o Vilafranquense volta a cair, porém ainda se segura no Top50, curiosamente crescendo mais do que anteriormente, acima dos 15%.
No Facebook o clube deixa o Top50, devendo focar os 20 mil seguidores como propósito para 2022. O Vilafranquense perdeu quatro lugares no ranking do Instagram, onde cresceu mais de um quarto para superar os 10 mil seguidores. O clube passa a integrar o ranking do YouTube e subiu 11 posições no Twitter.
Os 'Leões Serranos' seguram a sua posição no Top60, tendo crescido perto de um quarto face ao ano anterior. O Sporting da Covilhã aproximou-se dos 25 mil seguidores globais, devendo focar-se em superar os 20 mil no Facebook, continuar o incremento no Instagram, objetivo 7500, melhorar a presença no Twitter para chegar ao milhar de seguidores e introduzir um canal oficial com subscritores no YouTube.
O Sporting Covilhã lidera a AF Castelo Branco.
Fecha a Liga Sabseg nas redes sociais o quinto emblema portuense, o Trofense, que ascende novamente às ligas profissionais e trepa 14 lugares no ranking das redes sociais para atingir o Top70.
O Trofense aumentou quase 50% nos seguidores, devendo objetivar os 20 ou mesmo os 25 mil seguidores globais em 2022.
No Facebook o clube da Trofa ultrapassou os 10 mil seguidores e em dois anos salta de 189º para o Top100. Depois de uma queda no Instagram, o Trofense recupera posição no Top50, onde ultrapassa os oito mil seguidores.
Percentualmente, o crescimento do Trofense posiciona-o em 140º lugar global, 4º maior dentro da Liga Sabseg.
Sem comentários:
Enviar um comentário