quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Entre históricos e recém-nascidos, o ranking da Liga 3 nas redes sociais

 A recém-criada Liga 3 inaugura-se neste 2021/22, oferecendo um patamar de transição entre o Campeonato de Portugal e as ligas profissionais. A ideia já era oferecida por aqui há vários anos, podendo evoluir dos 12+12 para 16+16 e uma fase final em poule a seis, três + três entre as duas séries, por exemplo, para três vagas de subida à Liga Sabseg, com oito descidas ao Campeonato de Portugal, também este com um formato de quatro séries de 16 clubes e subida dos dois primeiros de cada série.

De volta à temática desta partilha, na Liga 3 lidera as redes sociais destacado o histórico do Bonfim, o Vitória Futebol Clube, emblema sadino que integra o top 20 global e está entre os 25 mais em todas as redes sociais avaliadas.


O Vitória sadino cresceu quase 10% nas redes, com realce para o quase quarto de aumento no Instagram, perdendo uma posição no ranking geral face a 2020.

Na Associação de Futebol de Setúbal o Vitória é o clube principal, procurando que se aproxime dos 150 mil seguidores globais no final deste ano. 

O clube procura recuperar o seu espaço nas ligas profissionais, religou-se às suas camadas jovens, de tradição, esperando-se que faça o mesmo às gentes de Setúbal, o Bonfim merece mais público, cabe ao clube fazê-lo.

A série sul apresenta os dois primeiros nas redes, pois depois da formação do Sado surge a União Leiria, outro emblema com tradição na primeira liga, ambos proximamente associados a Mourinho, sendo Setúbal a sua cidade de nascimento e o Bonfim o espaço de brilho do seu pai, Mourinho Félix, nas redes sadinas, e Leiria a cidade que viu 'nascer' o mito José Mourinho. Agora também em busca do regresso aos campeonatos profissionais.


A União de Leiria havia trepado um lugar entre 2019 e 2020, segurando essa posição no Top 30 global com um crescimento aglutinado de quase 20% para superar a marca dos 50 mil seguidores nas quatro redes conjuntas. 

Apesar de crescer mais de 30% no Instagram, a rede com maior crescimento entre estas quatro no universo futebolístico português, os leirienses caíram quatro lugares, porém tendo subido no ranking do YouTube e do Facebook.

Se o objetivo desportivo passa pelo retorno às ligas profissionais, no universo do marketing, merchandising e comunicação através das redes a União de Leiria deve perspetivar chegar próximo dos 75 mil seguidores globais, superar os 40 mil no Facebook, aproximar-se dos 20 mil no Instagram, ultrapassar os cinco mil no Twitter e os dois mil no YouTube.

No crescimento percentual a União de Leiria posiciona-se em 589ª global, 11ª entre os clubes participantes da Liga 3 21/22!


Líder virtual-social a norte, a AD Fafe recupera o lugar perdido na avaliação anterior e ainda sobe mais uma posição, estando agora em 33º da geral.

Os 'Justiceiros' cresceram perto de 20% ultrapassando os 45 mil seguidores globais, com o Facebook a aproximar-se dos 30 mil, o Instagram dos 15 mil, a superar os dois mil no Twitter e a chegar aos mil no YouTube.

50 mil seguidores é um objetivo simples de alcançar em 2022.


Depois de Fafe regresso ao sul para integrar o Torreense, 4º da Liga 3 nas redes sociais, 37º global, continuando um subida de três degraus como na avaliação anterior, sendo mais um clube que terá como propósito superar os 50 mil seguidores quanto antes.

O Torreense ganhou quase 40% nos valores, sendo o 6º com maior crescimento em percentagem, 188º do ranking geral.

No Facebook o emblema de Torres Vedras mantém o 39º lugar, ultrapassando os 25 mil seguidores, já com os 30 mil no horizonte. A subida percentual no Instagram foi superior, , contudo o Torreense perdeu três lugares nesta rede social em específico, ganhando nove no Twitter, onde mais do que dobrou os seus seguidores, assim como no YouTube, onde ganhou cinco posições.




O 2º a norte, 6º da Liga 3 e 37º global é o Lusitânia Lourosa, que perdeu três lugares face a 2020, continuando sem presença digital no Twitter, segurando o 6ª posição total no YouTube, mas perdendo um lugar no Facebook e oito no Instagram.

Depois de um crescimento de um quinto em 2020, os 'Leões Aurinegros' incrementaram-se pouco mais de 11%, aquém dos perspetivados 50 mil seguidores para 2021.

O estádio já não se enche como aquando do regresso do clube, ainda que continue a possuir assistências interessantes, devendo retomar o trabalho de solidificação da sua presença online.


O Alverca segura-se ainda no Top40, mas está a perder algum fulgor nas redes sociais, ainda que tenha crescido mais de um terço, 221º global nesse aumento percentual.

No Facebook os 'ribatejanos' deixaram o Top50, mas subiram mais de 60% no Instagram, onde se aproxima do Top30. No Twitter o Alverca integra novamente o Top40, enquanto no YouTube o emblema de Alverca do Ribatejo entrou no Top10.

Tal como os seus antecessores nesta tabela da Liga 3, o próximo objetivo alverquense é superar os 50 mil seguidores totais.



A Sanjoanense também segue em perda, ainda dentro do Top50, tendo um crescimento aproximado de 20%, aquém dos 30 mil seguidores, número que está a tocar.

No Facebook a ADS está perto de 20 mil seguidores, seguindo em 48º no ranking dessa rede social para os clubes portugueses de futebol, no Instagram deixou o Top50, segurando o 46º lugar no Twitter e escalando mais de 50 lugares no YouTube, passando a 27º.




A deixar o Top50 está o Caldas, o seguinte presente na lista, 8º na Liga 3 para as redes sociais, tendo crescido mais de 15% para ultrapassar os 25 mil seguidores.

No Facebook o clube das Caldas da Rainha subiu mais de 11%, contudo é agora 49º, perdendo mais duas posições, as mesmas no Instagram, onde o Caldas cresceu quase um terço.

Ainda sem presença no Twitter, o Caldas caiu 40 posições no YouTube, onde perdeu mais de metade dos subscritores.


Refundado em 2006, o Felgueiras perdeu os dois lugares que havia alcançado em 2020, apesar do seu aumento em mais de 17% para bater os 25 mil seguidores.

Sem presença no Twitter e no YouTube, o Felgueiras assenta no Facebook, onde é 54º e no Instagram, onde está agora em 49º, a sua massa de seguidores virtuais.


Na Medideira perdeu-se o Top60 entre 2019 e 2020, contudo o Amora recuperou oito posições e sobe à 55ª posição no final de 2021. 

Centenário, o clube aumentou em quase 50% os seus seguidores, triplicou no Instagram, onde salta de 81º para 45º do ranking dessa rede social, mais do que quadriplicou no Twitter, e superou em mais do dobro no YouTube, um bom ano de celebração para o Amora.


Em perda está a UD Oliveirense, que desceu da Liga Sabseg e perdeu oito lugares no ranking social-virtual face a 2020, tendo somente crescido cerca de 7% para superar marginalmente os 25 mil seguidores globais, mas perdendo lugares nas várias redes.

O objetivo em Oliveira de Azeméis deve passar pela subida novamente ao segundo escalão e por uma retoma, com presença mas nítida e focada, nas redes sociais, onde o clube vê fugirem rivais vizinhos, sendo o 7º posicionado dentro da Associação de Futebol de Aveiro.


Depois do salto de 14 posições, o Canelas 2010 perdeu quatro lugares e, com isso, abandonou o Top60, fixando-se no final de 2021 em 61º.

Sem presença digital no Twitter e no YouTube, os gaienses subiram 14 lugares no Facebook, onde cresceram um quinto para ultrapassarem os 10 mil seguidores, enquanto no Instagram a subida foi mais marginal, inferior a 10% para perder 11 posições face a 2020.

Globalmente, o clube subiu mais de 13%, fixando-se em 12º lugar neste ranking para os presentes na edição inaugural da Liga 3, 61º geral, e no que concerne ao aumento percentual, o Canelas foi o 866º dentro dos clubes portugueses de futebol analisados.


O Real SC de Queluz-Massamá voltou a perder espaço, agora a abandonar o Top60, crescendo quase 10%, sendo de sublinhar o desaparecimento do canal no YouTube e a falta de presença digital no Twitter.

No Facebook o clube também deixou o Top60, subindo perto de 8% para superar os 15 mil seguidores, enquanto no Instagram o Real passou a fasquia dos sete mil, incrementando em quase um quinto, mas descendo sete posições face a 2020.

Os 25 mil seguidores devem ser um objetivo fácil de alcançar em 2022 para o Real, 14º posicionado no ranking da Associação de Futebol de Lisboa.


O Cova da Piedade é 4º da Associação de Futebol de Setúbal neste ranking, onde perdeu três lugares para abandonar o Top80, tendo subido mais de 11% para ultrapassar os 15 mil seguidores.

Presente em todas as redes sociais analisadas, o Cova da Piedade passou os 10 mil seguidores, ainda que tenha caído quatro lugares para 95º, no Facebook; no Instagram a queda foi de sete posições, mas a aproximar-se dos cinco mil seguidores; já no Twitter a subida foi curta e o emblema da margem sul desceu três degraus no ranking, enquanto no YouTube a baixa foi idêntica, porém a aumentar em mais de 30% o número de subscritores do canal piedense.


O regresso da União de Santarém aos nacionais e a entrada na Liga 3 levou o clube a assumir o topo da Associação de Futebol de Santarém no ranking digital nas redes sociais para os clubes lusos de futebol, subindo 16 posições para integrar o Top100 e assumir o 85º lugar, bem perto dos 15 mil seguidores globais, crescendo um terço face a 2020.

Os escalabitanos subiram um quarto no Facebook, 19 lugares, para superar os 10 mil seguidores. No Instagram a União Santarém subiu mais de 50%, sete posições, para se aproximar dos quatro mil seguidores. No Twitter o emblema santareno fecha o Top100, passando a integrar os membros do ranking do YouTube onde entra direto para o 64º lugar.


Afamada região de vinícola e do Leitão, a Bairrada tem como primeiro representante futebolístico o Anadia, que ascendeu 26 degraus para assumir o 89º lugar no ranking geral, onde cresceu quase 50%, 146º no incremento percentual global.

O Anadia aproxima-se fortemente dos 15 mil seguidores, podendo ambicionar superar os 20 mil em 2022, caso mantenha o ritmo de crescimento.

Sem presença no Twitter, os 'Trevos da Bairrada' subiram quase 50% no YouTube, perto de 40% no Facebook, onde ultrapassaram os 10 mil seguidores e subiram 45 posições, enquanto no Instagram o clube recupera a posição no Top100, a trepar 40 lugares depois da queda de 26 entre 2019 e 2020.


Ainda sem atingir a maioridade, o Pevidém entrou no Campeonato de Portugal 20/21 de rompante e segurou-se até se aproximar e atingir a Liga 3, tendo mesmo sonhado com a Liga Sabseg.

Em 21/22 a realidade não tem sido fácil para o emblema vimaranense, mas nas redes sociais a sua performance desportiva teve grande impacto, subindo 85 posições no ranking geral para integrar o Top100, numa subida de quase três quartos no número de seguidores, agora a superar os 13 mil.

O Pevidém abriu presença no Twitter, mais do que dobrou os subscritores no YouTube e no Instagram, além de subir perto de dois terços nos valores de seguidores pela rede social Facebook.

Globalmente, o crescimento percentual do clube minhoto foi o 60º maior, segundo da Liga 3, apenas superado pelo ainda mais jovem Oriental Dragon.



Também em ascensão está o Oliveira do Hospital, a subir mais de 30 lugares em dois anos para atingir o Top100, superando os 13 mil seguidores no final de 2021 com uma subida de um terço.

No Facebook o Oliveira do Hospital cresceu um quarto e saltou 23 lugares no ranking dessa rede social, aproximando-se dos 10 mil seguidores. No Instagram o crescimento aproximou-se dos 60% para ultrapassar os três mil seguidores, enquanto no Twitter a subida foi inferior aos 20%, mas o emblema do centro segurou a posição de 2020. No YouTube o Oliveira do Hospital subiu 20 posições, a quase dobrar o número de subscritores.


Em dois anos o Sporting São João de Ver trepou 72 posições, um salto que acompanhou o regresso ao Campeonato de Portugal e a integração na Liga 3, com o clube feirense a crescer entre 2020 e 2021 perto de 30% para superar os 11 mil seguidores.

No Facebook o clube entra no Top200, no Instagram aumenta perto de 50%, integra agora o Twitter e também se aproxima dos 50% no YouTube.


Quarto emblema da Associação de Futebol de Vila Real neste ranking, o Montalegre deu um belo pulo entre 2020 e 2021, a ascender 43 lugares para entrar no Top200 e a subir mais de 40% nos números, que se aproximam dos 10 mil seguidores.

O emblema transmontano aproximou-se dos oito mil seguidores no Facebook, ganhou quase o triplo no Instagram, onde está no limiar do Top200, passou a constar no Twitter e no YouTube manteve sensivelmente os números.


A fechar o naipe de participantes na primeira edição da Liga 3 está o Oriental Dragon, criado há oito anos e que vem subindo dentro do distrito de Setúbal para estar agora no 640º lugar deste ranking, onde trepou quase 300 posições.

O clube com ligações à China ainda não tem presença digital no Twitter e no YouTube, mas no Facebook cresceu mais de um terço e no Instagram a subida foi de quase 1000 por cento!!!

O clube lidera na percentagem de crescimento, dentro da Liga 3, sendo o 47º global nesse parâmetro.

A falta de trabalho promocional e de cativação de público, real e virtual, é notória na maioria dos emblemas lusos, com uma clara falta de investimento, que denota um desligamento das possibilidades, desde logo com os praticantes jovens do clube e seus familiares e ligações, assim como as comunidades que seguem os clubes da terra, que têm interesse em materiais, que procuram informações sobre o passado.

Há muito a fazer e a melhorar nestes departamentos, marketing, comunicação, merchandising, pois os laços são bidirecionais e os clubes têm de rivalizar com todas as outras ofertas que existem no mercado, para que exista uma ligação mais próxima, uma relação contínua. Alimentar as redes sociais, criar interações, oferecer material do clube, dar a conhecer histórias, momentos, datas, etc., são boas formas de aproximar os adeptos, virtuais e reais!





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