as melhores defesas,
os melhores golos,
Note-se o slogan escolhido (ndr: era uma das nossas sugestões precisamente para a liga portuguesa e partilhámo-lo com responsáveis no passado), 'Ligue des Talents' (liga dos talentos).
A liga gaulesa começou aziaga para os treinadores portugueses, os três derrotados.
Leonardo Jardim viu o AS MONACO ser claramente batido pelo Olympique Lyonnais - OL, numa excelente estreia de Sylvinho. Fabregas deixou o Mónaco reduzido a 10 à meia hora e Thiago Mendes fez duas assistências nos visitantes, onde Lucas Tousart confirma o que dele esperávamos, é um verdadeiro patrão. Moussa Dembelé abriu o marcador, já dá pontos ao OL. Anthony LOPES segue titular depois da iminente saída, Gelson Martins e Rony Lopes foram titulares no Mónaco, que teve Foster e Panzo nas primeiras escolhas. Panzo é um central esquerdino, anglo-marfinense, contratado pelo Mónaco ao Chelsea há um ano, Lyle Foster é um dianteiro sul-africano adquirido ao Orlando Pirates em Janeiro.
André Villas Boas, coadjuvado por Ricardo Carvalho, iniciou a sua campanha no Marselha surpreendido em pleno Vélodrome pelo Stade Reims, onde o antigo sadino e portista Suk apontou o golo da tranquilidade. Um duelo sul-norte entre dois dos principais clubes, historicamente, de França. O Reims tem alguns talentos a olhar. Desde logo, Rajkovic na baliza, um central de 21 anos, Disasi, que parece apontar para outros voos, o lateral belga Foket, o júnior Mbuku e a estrela Boulaye Dia, que há um ano atrás estava no Jura Sud e caminha para o grande brilho em Reims, abertura com golo e assistência para o dianteiro de 22 anos.
Paulo Sousa foi derrotado na deslocação do Bordéus a Angers, 3-1.
O luso-francês Mathias Pereira-Lage foi uma das figuras do Angers, assiste o primeiro e marca o segundo.
Depois do final de liga medíocre em 18/19, este arranque não augura nada de positivo para o viseense.
Brest e Toulouse empataram a um, com o grego Koulouris a já marcar pelos visitantes. Diallo ganha protagonismo no miolo da casa, enquanto o Toulouse tem uma defesa bem jovem diante de Reynet, Bafodé Diakité tem somente 18 anos, Amian e Rogel têm 21. O experiente Vainqueur equilibra um meio-campo que tem outros dois jovens de potencial, Makengo e Sangaré. Casanova aposta em muitos miúdos cheios de ambição e fome de afirmação.
O ASSE é das equipas que mais curiosidade nos desperta e na visita ao Dijon venceu por 1-2, todos os golos na primeira parte com os 'verts' a chegarem aos 0-2 e o Dijon a reduzir de grande penalidade, convertida pelo cabo-verdiano Júlio Tavares. Um bom começo do Saint-Étienne.
O franco-angolano Eduardo Camavinga, 16 anos, já pauta o jogo do Rennes. No Montpellier é Chotard, 17, a ganhar algum espaço no miolo!
Já se sabia do potencial de Osimhen, mas o jovem nigeriano entre no LOSC em grande estilo, bis para a vitória sobre o Nantes, com Gourcuff ainda a 'ver', apresentando um par de dias antes como treinador 'canari'.
José Fonte alivia para o 1-0, respondendo Osimhen da melhor forma ao batimento na profundidade do central penafidelense. A dupla de Galtier no centro defensivo foi Fonte e Tiago Djaló! Weah alinhou atrás de Osimhen
Estrasburgo e Metz empataram a um na abertura. Thomasson continua a demonstrar classe nos alsacianos. Habib Diallo, assistido por Nguette, igualou no início da segunda metade.
A ronda fechou com o campeão a passear diante do Nimes. Não parece existir força que impeça o PSG de somar nova colecção de títulos internos em 19/20.
@Romain Salin, @Thomas Foket, @Marquinhos, @Dante, @Perraud, @Lucas Tousart, @Jeff Reine-Adelaide, @Mathias Pereira-Lage, @Victor Osimhen, @Oussama Dembelé e @Boulaye Dia foram as escolhas da redacção FF para o onze da 1.ª Jornada da @Ligue 1 Conforama.
Onze tipo do France Football para a ronda inaugural
Sem comentários:
Enviar um comentário